CECOM ajusta políticas de segurança da Rede sem Fio

Para garantir a qualidade do serviço da Rede sem Fio e maior segurança a seus usuários, o CECOM vem melhorando o monitoramento e o acompanhamento da utilização deste serviço.

Hoje, a infraestrutura da Rede sem Fio é capaz de, diariamente, atender a mais de 20.000 conexões. Desde sua liberação, o serviço já foi utilizado por cerca de 57.000 diferentes usuários.

Atualmente, existem duas soluções de Rede sem Fio homologadas na UFMG. A do fabricante Motorola, adquirida da Extreme e instalada na maioria dos prédios, desde 2012, e a da fabricante Ruckus, desde 2017, operando no CAD1, CAD2 e Reitoria. No total, são mais de 700 Pontos de Acesso ativos na rede.

Como resultado do maior controle dos usuários que utilizam a rede sem fio da UFMG, com o objetivo de aumentar a segurança da utilização do serviço e de sua infraestrutura, a primeira medida adotada foi a de bloquear contas (usuários) com mais de 5 dispositivos logados simultaneamente.

Isso foi feito para coibir a utilização a partir de logins que foram comprometidos e que estavam sendo utilizados por terceiros.

Foram detectados 397 usuários que tiveram suas senhas comprometidas e que estavam sendo utilizadas por vários equipamentos. Houve um caso extremo no qual um único login foi utilizado por mais de 300 dispositivos.

Todas as contas comprometidas estão sendo bloqueadas e os usuários notificados por e-mail para alterarem suas senhas. Os administradores de TI das unidades tem acesso a uma ferramenta disponibilizada pelo CECOM que mostra todos os bloqueados, seja por mau uso, que firam os Termos de Uso, ou por logins simultâneos.