DRC divulga andamento da implantação do IPV6 na UFMG

A DRC (Divisão de Redes de Comunica-ção) é a responsável pela gestão das redes de dados institucionais da UFMG, tanto a rede cabeada quanto a rede sem fio.

Na área de redes, muito tem sido comentado a respeito do IPv6 e da sua necessidade de implantação. Por isso, a DRC tem tratado do tema e preparado ações que encaminhem para sua implantação total.

Mas o que é o IPv6?

Cada dispositivo que se conecta na internet recebe um endereço IP (Internet Protocol), que é um número único. Na versão 4 (IPv4) a numeração é composta por 32 bits e possibilita a distribuição de 4.294.967.296 endereços.

Apesar de parecer uma grande quantidade de endereços, eles estão acabando e já esgotaram-se em alguns locais do mundo. Este esgotamento se deve, principalmente, à má política de distribuição adotada no passado. Algumas medidas foram adotadas para adiar o esgotamento, mas já não são mais suficientes.

A versão 6 (IPv6) é composta por 128 bits possibilitando a distribuição de 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços e utiliza base hexadecimal para representação.

O IPv6 veio para, além de aumentar a quantidade de endereços, também suprir algumas deficiências do IPv4, além de melhorias.

Em uma época em que inúmeros dispositivos se conectam à rede e se fala na “internet das coisas” esta ampliação de endereços é fundamental para viabilizar o que se vislumbra em futuro próximo.

Como está a implementação do IPv6 na UFMG?

Neste momento, aproximadamente 90% dos equipamentos (roteadores e switches) distribuem endereços IPv6. No IPv4, com o qual a maioria das pessoas já está acostumada, o prefixo da rede na UFMG é o 150.164. Já com o IPv6 o prefixo passa a ser 2001:12f0:601::/48.

Algumas unidades já utilizam IPv6 em estações e servidores em caráter de teste. A expectativa é que a distribuição para todas as unidades se dará em breve.

A DRC está trabalhando para automatizar a entrega dos endereços, bem como a configuração do reverso no DNS. Possivelmente, a rede sem fio será a primeira a distribuir os endereços desta forma.

Por que a UFMG ainda não distribuiu os endereços?

A razão principal é que alguns sistemas externos, por exemplo, os de sites de periódicos, autenticam o acesso utilizando o endereçamento IP e alguns, como os da IEEE e da CAPES, tiveram problemas com a autenticação utilizando IPv6. Assim, por enquanto, a DRC orienta e mantém a utilização de IPv4 para acesso a estes portais.

As pessoas que quiserem mais informações sobre o IPv6 e, principalmente, os envolvidos com a administração da rede da UFMG, podem estudar mais sobre o assunto. Existe muito material na internet. Duas dicas: o livrohttp://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/ e o curso http://ipv6.br.