Sistemático: Edição 1159 – 29/05/2003


Notícias



ICEx USARÁ SISTEMA DE DIÁRIO DE CLASSE A PARTIR DESTE SEMESTRE

No semestre letivo passado, a Escola de Engenharia iniciou a utilização do sistema de Diário de Classe. Durante o processo, viabilizado pela participação da funcionária Hérika Sette de Almeida, que coordenou as atividades na unidade, e pelos serviços de suporte organizados pela CPEJr, que é a empresa júnior dos alunos da Engenharia Elétrica, foram coletadas diversas sugestões de adaptações e evoluções do sistema, bem como alguns ajustes em suas funcionalidades.

Após análise da equipe da DAS, praticamente todas as sugestões e ajustes foram implantadas na nova versão do sistema, que passará a ser utilizada a partir deste semestre letivo, que é o primeiro de 2003.

A novidade é que, neste semestre, o sistema será também oferecido aos professores do ICEx, podendo ser utilizado pelos docentes que optarem pelo lançamento de dados por este novo instrumento. Isso está sendo possível graças à atuação das diretorias do ICEx e do DRCA, que se articularam para viabilizar a utilização do sistema. Para ter condições de iniciar seu uso a partir da próxima semana, o ICEx providenciou a antecipação do lançamento de dados dos encargos didáticos dos docentes e está montando uma equipe de suporte local para apoiar a implantação do sistema.

Em paralelo a isso, também a Escola de Engenharia está se preparando e deve encerrar, ainda esta semana, o lançamento dos encargos didáticos.

Por seu lado, junto com a liberação do novo sistema, o CECOM está preparando a publicação, em seu site, de novas páginas de apoio ao uso do Diário de Classe. As atividades no CECOM, de desenvolvimento e implantação do novo sistema, estão sendo coordenadas pelo diretor da DAS, João Carlos Lages, contando com o apoio do estagiário Thiago Gabriel Diniz. Na edição e publicação das páginas está atuando a estagiária Aline Toledo Silva.

CECOM PREPARA "PLANTÃO" PARA IMPLANTAÇÃO EM JULHO

Conforme divulgado em edições anteriores de O Sistemático, o CECOM está estruturando um “Plantão de Serviços”. O objetivo do plantão é oferecer soluções à comunidade universitária, na disponibilização dos serviços e sistemas mantidos pelo CECOM, em horários nos quais não há expediente normal.

O plantão cobrirá três grandes grupos de atividades:
– rede de telefonia;
– rede de dados;
– aplicativos, sistemas e serviços.

Em situações em que serviços de um desses grupos de atividades apresentem momentos de indisponibilidade, será possível aos usuários entrarem em contato com o Plantão para que sejam verificadas possíveis soluções.

Os horários a serem cobertos pelo plantão serão os seguintes:
– dias úteis: das 19:00 às 24:00;
– sábados, domingos e feriados: das 07:00 às 24:00.

A expectativa da Diretoria do CECOM é que o Plantão possa ser implantado até o dia 1o de julho. Até lá, serão realizadas diversas tarefas, dentre elas, as relacionadas à seleção e treinamento dos plantonistas. Estes serão selecionados dentre pessoas que compõem o quadro de funcionários do CECOM, que se apresentarem como interessados e que demonstrem condições técnicas básicas para atuarem nos três grupos de atividades listados acima.

Com a implantação do Plantão, o CECOM buscará ampliar a qualidade no atendimento às demandas da universidade, que, cada vez mais, depende de serviços confiáveis e disponíveis de tecnologia da informação.

CECOM PROMOVE REUNIÃO SOBRE BANCO DE DADOS DA REDE ADMINISTRATIVA

De acordo com notícia publicada na semana passada em O Sistemático, o CECOM, através da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), criou um banco de dados para armazenar as informações sobre hardware e software dos microcomputadores da Rede Administrativa. Com esse banco de dados, será possível conhecer o patrimônio de hardware e software existente nesta rede, além de facilitar o acesso aos dados de configuração de todas estações de trabalho, tais como processador, capacidade do HD e licenças de softwares instalados, o que simplificará o processo de manutenção destes equipamentos.

Para obtenção dos dados necessários ao banco, os órgãos receberão um formulário relativo a cada endereço de rede alocado para eles, que deverá ser preenchido e devolvido à DAC. Junto com o formulário, será entregue também um roteiro para o preenchimento correto dos campos de informação.

Os Agentes de Informática e usuários responsáveis de cada órgão da Rede Administrativa foram convidados pela DAC para um encontro, quando serão entregues os formulários para levantamento dos dados e apresentadas as orientações para o preenchimento dos mesmos, nos seguintes dias:

– dia 05/06, quinta-feira, de 14:30 às 16:30: usuários
– dia 10/06, terça-feira, de 14:30 às 16:30: Agentes de Informática.

O encontro será realizado na Sala de Aulas 1 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

UFMG INICIA O RECADASTRAMENTO DOS INATIVOS

No período de 02 de junho a 31 de julho de 2003, a UFMG estará realizando o recadastramento anual dos seus servidores inativos. Desta vez, eles devem comparecer à Seção de Pessoal da Unidade/Órgão onde ocorreu a aposentadoria, com os seguintes documentos originais: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de conta corrente individual (talão de cheque ou declaração do banco), e aviso de crédito (contracheque). Os servidores inativos que, no período, estiverem impedidos de comparecer ao local do recadastramento, por motivo de moléstia grave, ausência ou impossibilidade de locomoção, devidamente comprovadas, terá o seu recadastramento admitido mediante procuração com validade de até 6 (seis) meses.

Os servidores estarão recebendo correspondência sobre o recadastramento e os formulários para preenchimento estarão disponíveis na unidade de lotação. O não comparecimento para a atualização cadastral implicará em suspensão do pagamento dos proventos.

Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3499-4353 e 3499-4349.


Informativo



GENTEWARE

Quando ele chega ao CECOM para trabalhar, tem sempre um sorriso para quem o encontra. É calado, quase não sai da sala para andar no corredor, e se não vamos até lá não sabemos se ele está por perto. Ele é Thiago Gabriel Diniz, estagiário da Divisão de Aplicativos e Sistemas. Com um horário bem apertado para conversar com O Sistemático, Thiago arrumou um tempinho para contar um pouco da sua recente história ceconiana.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
THIAGO: Entrei para a UFMG no 1o. semestre de 2000, quando passei no vestibular para o curso de Estatística. Em 2002, surgiu a oportunidade de mudar de curso e, então, pedi reopção para Ciência da Computação, entrando no 2o. período. Hoje, estou cursando o 4o. período.

SIST: Como você veio parar no CECOM? Como ficou sabendo do estágio?
THIAGO: Fiquei sabendo do estágio logo quando mudei de curso. Estava trabalhando no registro de calouros pelo DRCA, quando minha mãe, Ana Lúcia, comentou com Carlos Alfeu que eu tinha mudado de curso. Então, ele falou comigo que o CECOM estava contratando estagiários. Vim ao CECOM e fiz uma entrevista com Carlos Alfeu e com João Carlos, diretor da Divisão de Aplicativos e Sistemas. O CECOM estava contratando duas pessoas para trabalhar na DAS nesta época. Fiquei com uma vaga e o Igor com a outra.

SIST: Como está sendo o estágio? Está gostando?
THIAGO: Este estágio está sendo muito importante pra mim porque já aprendi muito e estou aprendendo ainda mais.

SIST: Quais os projetos em que esteve e em que está envolvido?
THIAGO: Já participei do CONPTC – Protocolo para o Vestibular e AVPAIUB – Avaliação da Graduação. Agora, estou participando do SISCPPTA – Controle de Processos da CPPTA e DIARIO – Diário de Classe Eletrônico.

SIST: Está conseguindo conciliar o estágio com os estudos?
THIAGO: A conciliação do estágio com os estudos é muito boa, pois meu horário é bem flexível. Acredito que se não fosse assim seria muito difícil conseguir trabalhar e ter um bom rendimento nos estudos, pois o curso é muito puxado.

SIST: Você quase não conversa com as pessoas no CECOM. Por que?
THIAGO: Eu quase não saio da minha sala porque o horário que trabalho é muito apertado. Na maioria das vezes, trabalho 2 horas na parte da manhã e 2 horas na parte da tarde. Assim o tempo fica bem curto.

SIST: Como é trabalhar no CECOM?
THIAGO: Acho que é ótimo estar trabalhando aqui no CECOM, pois estou tendo uma excelente oportunidade de aprender várias coisas sobre minha área, além de ter uma visão mais ampla da própria Universidade.

SIST: Saindo um pouco do trabalho, conta um pouco sobre a sua vida lá fora.
THIAGO: Nasci em Belo Horizonte, sou filho de Milton Gabriel Diniz e Ana Lúcia Ribeiro Diniz, esta que a maioria do pessoal aqui do CECOM já conhece há muito tempo, pois ela já trabalhou aqui e atualmente é diretora do DRCA. Tenho dois irmãos: uma irmã mais velha, Patrícia, com 24 anos e um irmão mais novo, Cristiano, com 22 anos.

SIST: Quais as coisas que mais gosta de fazer?
THIAGO: Além de trabalhar e estudar, gosto de praticar esportes, sair nos finais de semana, viajar, entre várias outras coisas.

SIST: O que pensa em fazer no futuro?
THIAGO: Pretendo ser bem sucedido profissionalmente e financeiramente,além de ter saúde e de ser muito feliz.

Assim ficamos conhecendo um pouco o Thiago. Será que depois desta pequena entrevista ele vai continuar tão calado como sempre foi? E lembramos que na Festa de Natal do CECOM ele se mostrou um exímio jogador de truco. E como gritou! Quer dizer que ele não é tão tímido como parece!

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou, esta semana, as seguintes dica de sites:

– Responsável por um modelo de alfabetização simples, inovador e de baixo custo, o Programa Alfabetização Solidária (http://www.alfabetizacao.org.br/pt/default.asp) é gerenciado por uma organização da sociedade civil. Criado em janeiro de 1997 pelo Conselho da Comunidade Solidária, o programa tem como objetivos reduzir os altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil.

– Entrou em vigor, em 15 de maio/03, o Estatuto de Defesa do Torcedor. A lei, criada com a intenção de garantir o respeito aos torcedores e trazer mais seriedade ao esporte, vem gerando polêmica. A página do Ministério do Esporte (http://www.esporte.gov.br/default.asp) informa o que entra em vigor com a publicação da lei e o que passa a vigorar somente daqui a 6 meses. Você também pode consultar, o estatuto na íntegra, na página da Revista Placar.

– No Fontes Grátis (http://www.fontesgratis.com.br/), você encontra mais de 3 mil fontes True Type de diversos estilos (decorativas, digitais, românticas, góticas, futuristas, 3D, tipográficas e muitas outras) para incrementar seus documentos. O site também traz instruções para efetuar o download, instalar e administrar suas fontes.

– Na página http://www.news-of-russia-2003.by.ru/russia/index.htm você vai encontrar dados sobre a história, os povos, o clima, a economia e as principais cidades da Rússia, além de informações sobre lugares interessantes, como o Palácio do Kremlin, a Praça Vermelha e a Catedral da Dormição.

– A Tecnopop (http://www.tecnopop.com.br/) começou a conquista de São Paulo colocando sua bandeira em plena Avenida Paulista. A empresa é parceira do Masp na criação de peças gráficas e design de exposições. Faça o download do folder institucional em formato PDF.

– Se você precisa de algum documento e não sabe o que precisa para obtê-lo na Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, não precisa ficar no desespero. Acesse SESP-MG (http://www.sesp.mg.gov.br/) e clique no serviço desejado.

– Mas se você perdeu a carteira de identidade, aponte seu navegador para http://www.sesp.mg.gov.br/solicdci.htm e digite o número para saber se ela foi recuperada.

– Coisa de doido é o Museu Intergaláctico. São dezenas de quadros que retratam o futuro num mundo onde as máquinas voam e as armas são especiais. Para quem gosta de viajar e ver o futuro, pode viajar a vontade nas pinturas. O endereço é: http://www.spacejetters.co.uk/html/museum.html. (Site em Inglês)

ESQUENTA A BRIGA SCO E IBM

Nesta semana, Carlos Alfeu selecionou para O Sistemático notícias divulgadas no Plantão Info sobre a briga que está acontecendo entre a SCO e a IBM. Veja a seqüência dos fatos:

SCO acusa IBM de espalhar segredos do Unix (07 de março/2003) – A SCO Group, ex-Caldera, abriu um processo contra a IBM. Ela acusa a Big Blue de ter divulgado segredos do Unix para a turma do software livre.
O caso corre agora na corte de Salt Lake City (capital do estado de Utah), de acordo com o site TheInquirer.
Segundo a SCO, a IBM prejudicou seus negócios ao usar sua tecnologia e recursos para impulsionar o sistema operacional Linux. Desde o final de janeiro que a empresa vem desenvolvendo estratégias – como contratar advogados especializados em processos antimonopólio – para aumentar o escopo de sua propriedade intelectual sobre o Unix, cuja licença detém desde 1995.
A empresa afirma que a IBM havia se comprometido a não dividir elementos do Unix com outras empresas ou mesmo desenvolvedores de fora da Big Blue. Como compensação por ter sido “traída”, está exigindo um bilhão de dólares.

SCO agora quer processar usuários do Linux (15 de maio/2003) – Nos últimos meses, a SCO (ex-Caldera) vem tomando uma série de medidas desesperadas para retomar o pé de seus negócios. Primeiro, processou a IBM por causa do Unix. Agora, ameaça seus próprios usuários.
Na segunda-feira (12/05), a empresa mandou uma comunicação a cerca de 1 500 usuários Linux espalhados pelo mundo, alertando-os que eles podem “responder legalmente” pelo uso do código da SCO. O Vnunet.com citou um trecho da carta, assinada pelo CEO Darl McBride: “A responsabilidade legal (pelo uso do código) pode ser levantada… e pode chegar também aos usuários finais”. É a proibição do uso do que foi chamado até agora como “código livre”.
A SCO também decidiu suspender as vendas de sua versão do Linux enquanto as pendências sobre a propriedade intelectual do sistema operacional não forem resolvidas – ou “até que os presentes riscos sejam melhor entendidos”, como ela justificou.
Segundo a companhia, é dela e apenas dela a propriedade intelectual contida hoje em todas as distribuições existentes comercialmente do Linux, incluindo o kernel. Os revendedores, os usuários e os analistas de mercado estão chocados com as atitudes da SCO, diz o Vnunet, e todos estão em estado de alerta, pensando que podem ser os próximos atingidos pela fúria. “As ações da SCO destruíram seu prestígio nas comunidades Linux e Unix”, acusa Dan Kusnetsky, do IDC. “São atos de desespero de uma empresa cuja receita não satisfaz seus acionistas, e está correndo atrás de dinheiro – dinheiro de qualquer procedência”, acredita.
O vice-presidente sênior da Unilever, Martin Armitage, foi além: “Eles simplesmente serão excomungados da comunidade do código aberto”. A Red Hat, concorrente da SCO, disse que, segundo seus advogados, a empresa “não tem nenhum caso legítimo nas mãos”. E Gary Barnett, da consultoria Ovum, deu um tiro certeiro: “Acho que eles estão querendo é ser comprados”.
Resta saber quem vai querer correr o risco de comprar uma empresa que agora está totalmente desacreditada no mercado.

Microsoft vai licenciar Unix da SCO (19 de maio/2003) – Desde que a SCO decidiu sair à caça desesperada de dinheiro, é uma surpresa atrás da outra. Por exemplo: no dia 19/05, a Microsoft confirmou que vai licenciar os direitos da empresa sobre o Unix.
Segundo o The Wall Street Journal, que recebeu o comunicado oficial da Microsoft, a companhia disse também que passará a licenciar não só o Unix, seu código-fonte e as tecnologias subjacentes, e que com a operação não está “apoiando os problemas jurídicos da SCO”. Mas que isso vai colocar mais lenha na fogueira, isso vai.
Para a Microsoft, que não informou quanto vai pagar para poder usar o Unix, o acordo vai permitir a troca de dados entre seus produtos e os sistemas Unix “sem que isto constitua violação de patentes”. No mesmo documento, afirma que a SCO tem planos para fazer negócios também com outro “grande player do mercado de tecnologia”, não identificado.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana, as seguintes notícias:

39% dos bancos tiveram brechas de segurança (16 de maio/2003) – Os bancos investem bastante em práticas e segurança de tecnologia. Mesmo assim, não é o bastante: 39% das maiores instituições financeiras sofreram alguma importante brecha de segurança no último ano.
No estudo comandado pela Deloitte, foram entrevistados 200 da lista de 500 maiores bancos do mundo. A pesquisa derruba por terra a idéia de que os principais ataques partem de dentro das empresas: apenas 10% dos que tiveram problemas em 2002 declararam que os ataques foram organizados por funcionários.
Tá certo que se compararmos os 39% das brechas de segurança nos 500 maiores bancos com o índice de invasões sofridas pelas 500 maiores empresas da Fortune, que gravita entre 80% e 90%, parece até pouco. Mas, diz a Deloitte, em se tratando de bancos – e por causa da natureza de seus negócios – a coisa parece mais assustadora.
Há muito trabalho a ser feito nesta área ainda. As instituições financeiras costumam dedicar entre 6% a 8% de seus orçamentos anuais em segurança da informação. Gerry Fitzpatrick, da divisão de serviços da Deloitte, conta que nada menos que 60% dos bancos nem sequer têm um diretor de segurança da informação, uma pessoa dedicada inteiramente a proteger seus sistemas e bancos de dados. Apenas 5% dos entrevistados afirmaram ter plena confiança de que seus sistemas estão protegidos contra ataques internos.

Trinta anos de Ethernet e TCP/IP (21 de maio/2003) – O protocolo Ethernet está completando 30 anos. A tecnologia, criada por Bob Metcalfe, em 1973, tornou-se tão popular que hoje é praticamente sinônimo de rede local.
Em 1973, Metcalfe – que se tornaria fundador da 3Com – era pesquisador da Xerox e procurava uma forma de trocar mensagens e arquivos entre computadores próximos, de forma rápida e barata.
Inicialmente a rede experimental foi chamada de Alto Aloha Network, porque conectava as estações de trabalho da Xerox, em Palo Alto, na Califórnia a uma velocidade de 2,94 Mbps. Depois, o próprio Metcalfe decidiu mudar para deixar claro para todos que a solução não funcionava somente com as máquinas da Xerox. A palavra Ethernet foi a escolhida, em referência ao éter luminescente. Eles diziam que a rede transmitia os dados com a mesma rapidez que essa substância propagava ondas eletromagnéticas pelo espaço.
Outra descoberta que completa três décadas este ano é o protocolo TCP/IP (Trasmission Control Protocol/Internet Protocol). O protocolo surgiu depois que a ARPANET, uma rede de comunicação entre universidades, começou a se tornar popular e necessitava de um meio mais eficiente de troca de dados. O TCP/IP substituiu o NCP (Network Control Protocol) e hoje é padrão de comunicação via internet.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, é a vez do A10 aparecer no Sistemático. No dia 24 de novembro de 1999, data do desligamento simbólico do A10, todos os funcionários do CECOM e da ATI, além de técnicos da Unisys, foram convidados a participar do evento. Ao final da cerimônia, foi oferecido um lanche.

O sistema A10 estava em funcionamento na UFMG desde o final do ano de 1987 e foi substituído pelo LX 5320.

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Uma pose com o A10: à esquerda, Carlos Alfeu, Nilson, Daniel, Max, Lelé e Alda; à direita: Paulo Inácio, Carlos Roberto e Gilmar.

À frente: Renato, Alda, Elza, Bessa, Alfredo e Leão. Ao fundo: Edu, Cloves, Eliane e Iremar.

Nilson e a impressora

Iremar e Leão

Tina, Elza, Alfredo, Rosa e Eliane. Ao fundo: Iremar e Timé.

Rosa, Elza, Rubens, Lelé, Timé, Alda, Ronaldo, Alfredo, Paulo César e Cloves.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 21, de 26/05/1983, publicou notícias sobre o concurso de monografia A Ecologia na UFMG, Quarta Escola de Computação, II Prêmio CREI de Informática, do MEC, entrevista com o bolsista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca na seção “Um Pouco de Nós”, saída do bolsista Luiz Henrique de Araújo Vecchio do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SEMINÁRIO EM SÃO PAULO
Romildo Monte, chefe da Divisão de Sistemas de Computação, está em São Paulo, participando do seminário “Avaliação de Documentação Técnica”, promovido pela Digibrás. O seminário teve início hoje pela manhã, encerrando suas atividades amanhã, sexta-feira.



Eventos



FESTA JUNINA

No dia 23/05, foi realizado o sorteio da rifa da colcha em matelassé, promovido pela Comissão Organizadora da Festa Junina do CECOM, com presença de inúmeros funcionários do 8o. andar. O número sorteado foi o 063, adquirido pelo Rubens, da DAA, para a sua filha Ana Gabriela.

Com o término dessa rifa, a comissão já está se preparando, a todo vapor, para lançar uma nova rifa. Desta vez, de uma cesta de guloseimas. Para a confecção da cesta, está sendo solicitada a todos uma contribuição com biscoitos, sucos, doces, refrigerantes etc. Até o momento, somente a Lelé e a Timé contribuíram.

Enquanto os preparativos para a Festa Junina se encontram em andamento, uma caixa (enorme!) foi colocada no corredor do 8o. andar para recebimento de brindes para os jogos de argolas, pescaria, boca do palhaço e corrida do saco. A comissão espera a colaboração de todos. Na caixa estão as prendas oferecidas pela Lelé, Xina, Dôra, Beth e Timé.

A festa está marcada para o dia 04 de julho, em local ainda não definido. Todas as informações sobre a festa serão divulgadas no Sistemático e logo a lista de adesão será passada entre os funcionários do CECOM.

Será que este ano o pessoal vai animar e dançar quadrilha? Será que vai ter Casamento na Roça? Será que o pessoal está bem animado?

Não percam as notícias sobre a festa!

Rubens e a colcha sorteada

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes: Gerson Edson Machado de Sousa, no dia 1o. de junho. E os parabéns para os ex-ceconianos: Avair Eustáquio, hoje, dia 29; Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02/06; Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; e Marília Pereira Martins, no dia 05.