Sistemático: Edição 1194 – 04/03/2004


Notícias



CECOM PUBLICA INFORMAÇÕES SOBRE USO DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS

Conforme tem sido amplamente divulgado, a universidade vem realizando diversos esforços para redução de gastos com serviços de manutenção de sua infra-estrutura operacional. Um dos pontos que está sendo visto, com muita atenção, é relativo aos gastos com serviços de telefonia.

No escopo da administração central foi revisada e limitada, desde o início do mês de fevereiro, a relação de ramais com permissão para realizar ligações para serviços de celular, DDD e DDI. Há unidades acadêmicas que estão procurando adotar soluções similares.

Para subsidiar a tomada de decisão nestes casos e orientar o uso diário destes recursos, é interessante a leitura de instruções publicadas pelo CECOM a respeito dos serviços telefônicos, o uso de senhas em ramais e outras orientações correlacionadas.

Tais informações, que foram atualizadas e publicadas no início desta semana, podem ser obtidas na página do CECOM, em www.ufmg.br/dti/cecom. Em recente e-mail enviado a todas as diretorias de unidades acadêmicas e órgãos administrativos, foram destacados os seguintes links:

https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_telefonia.shtml – informações gerais sobre telefonia na universidade;
https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_uso.shtml – contém dicas de uso gerais e sobre senhas;
https://www.ufmg.br/dti/cecom/co_tele_economia.shtml – contém dicas de economia.

Esta semana, a DCP e a DAA estão processando a tarifação interna dos serviços telefônicos utilizados no mês de fevereiro. Na próxima edição de O Sistemático é possível que já se possa divulgar como se comportaram os gastos com telefonia após a implantação das medidas de revisão e ajuste de categorias dos ramais.

CECOM DISPONIBILIZA MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

O CECOM, juntamente com o DRH/ProRH, montou o Programa de Treinamento de Informática para os funcionários da Universidade, a ser oferecido em 2004, a partir do final do mês de março. As informações sobre o treinamento poderão ser obtidas no DRH, onde também são feitas as inscrições.

Os treinamentos planejados são os seguintes:

Informática Instrumental: 45 horas. Conteúdo: Básico de Windows, Word e Internet (navegação e correio eletrônico).

Excel Básico: 15 horas. Conteúdo: Formatação, Intervalo de Célula, Montagem de fórmulas, Função Auto-soma e outros.

Excel II: 21 horas. Conteúdo: Banco de Dados, Funções, Formatação condicional e outros.

Word II: 21 horas. Conteúdo: Mala Direta, Índice remissivo, Arquivos PDF e RTF, Modelos e outros.

PowerPoint Básico: 12 horas. Conteúdo: Montagem, Formatação de slides de uma apresentação e outros.

Lotus Notes: 6 horas. Conteúdo: Noções de correio eletrônico e utilização dos recursos do cliente Notes (correio, agenda de endereço e compromissos) e outros.

O coordenador do programa no CECOM, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, está fazendo, até o dia 15/03/04, um levantamento de funcionários do Centro interessados em atuar como instrutores.

Para aqueles que quiserem conhecer o material didático dos cursos, inclusive o Excel II e Word II, basta entrar na Intranet do CECOM e clicar na seqüência indicada no diagrama abaixo:


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO
Os gráficos mostram, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de Janeiro de 2004, com um surto de vírus no início do mês:

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Uma ótima página para quem procura GIFs animados e imagens para web é a http://www.fabricadosgifs.com.br, que oferece cliparts, papéis de parede, fontes, ícones e muito mais. Para quem quer aprender a fazer seu próprio GIF animado, o site oferece dois bons tutoriais.

– Na Alemanha, onde o Pink Floyd já fez show, existe um banda cover do Floyd que é demais. Aponte seu navegador para a o endereço http://www.us-and-them.de/ e ouça algumas músicas desta banda que é idolatrada na Inglaterra e faz shows por todo o mundo.

– Uma página boa pra cachorro é da Purina (http://www.nestle.com.br/purina/beneful), que diz tudo sobre sua nova ração, a Beneful. Tem informações sobre o produto, além de jogos e downloads, e traz a promoção “Meu Cão é Tudo”, que vai premiar seis pessoas com um ano do alimento Beneful. Confira as dicas para manter seu amigo sempre saudável.

– Fique ligado se você é amarrado em foto digital. O concurso da HP chama-se Clique5! e vai até 31 de março. Como prêmio, a possibilidade de atuar como fotógrafo durante as gravações do próximo filme independente do Projeto Greenlight da Miramax, um papel no filme e a publicação do seu ensaio fotográfico em uma campanha publicitária da empresa. Informações em http://www.hp.com.br/lar.

Cifrantiga (http://www.cifrantiga.hpg.ig.com.br/) é um acervo brasileiro de músicas cifradas para violão. São várias cifras dos mais variados ritmos músicais. Aproveite e ouça algumas mids para você pegar o fio da meada no violão.

– Dica da profa. Vera Menezes, da Faculdade de Letras da UFMG. “Que tal vocês divulgarem o projeto ARADO (http://www.letras.ufmg.br/arado/ARADO/index.htm), que reúne muitos links interessantes para quem quer aprender inglês?” A sigla ARADO reúne ações que constituem os objetivos básicos do projeto. AGRUPAR alunos da graduação e da pós-graduação e professores das escolas públicas para REFLETIR sobre problemas e ou fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. AGIR sobre o problema, buscando leituras que ajudem os participantes a refletir teoricamente sobre o tema. Além disso, o projeto tem por objetivo produzir material didático, colaborativamente, de forma a contribuir para o contexto escolar. DOAR o material produzido para as escolas e para este portal virtual que está sendo construído com a colaboração de participantes do projeto e de alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Telemig e Amazônia Celular escolhem GSM (06 de fevereiro/2004) – A Telemig Celular e a Amazônia Celular escolheram a tecnologia GSM para a migração do SMC (Serviço Móvel de Comunicação) para o SMP (Serviço Móvel Pessoal).
Hoje, a Telemig Celular (Minas Gerais) e a Amazônia Celular (Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima) usam a tecnologia TDMA. A atualização da rede foi aprovada em reunião do conselho nos últimos dias 04 e 05 de fevereiro.
As empresas não deram maiores detalhes sobre o cronograma de migração ou sobre como será feira a atualização das redes.
Além das duas, constam ainda na lista de prestadoras do SMC da Anatel apenas a CTBC Celular e a BCP – mas essa, agora Claro, já está tendo sua rede GSM implementada.

Opera promete venda pública de ações para março (09 de fevereiro/2004) – Criadora do browser que leva seu nome, a norueguesa Opera Software disse no dia 09/02 estar preparando sua oferta inicial pública de ações (IPO) para o próximo mês de março.
O anúncio acompanha a divulgação de um crescimento de 108,7% na receita da empresa no último trimestre de 2003, comparado ao mesmo período em 2002.
“Depois de nove anos desenvolvendo e refinando a tecnologia e a estratégia comercial, a Opera Software está pronta agora para o mercado de ações”, disse o CEO Jon S. von Tetzchner em comunicado. “A Opera já chegou tão longe, e a oferta pública de ações vai nos dar flexibilidade para expandir nossa posição como um dos fornecedores líderes na arena da internet”.
As ações da Opera Software serão negociadas na Oslo Stock Exchange, na própria Noruega.

Maracanã vira estádio Wi-Fi (19 de fevereiro/2004) – O Maracanã já tem o título de maior estádio do mundo. Agora, é o primeiro do país a ter uma rede Wi-Fi para o acesso à internet sem fio em banda larga.
A rede é a Velox Wi-Fi, da Telemar e da Oi. Segundo as empresas, a idéia é permitir que os torcedores, profissionais a trabalho e visitantes possam enviar textos e imagens em tempo real, a partir de seus notebooks ou handhelds, a uma velocidade de até 11 Mbps. Os hotspots, contam, foram instalados em todo o anel do Maracanã.
A rede do Velox Wi-Fi conta hoje com mais de 120 pontos no país, incluindo aeroportos, lojas do Fran´s Café e hotéis das redes Accor, Blue Tree e Atlântica.

Crackers roubaram R$ 100 mi via scam em 2003 (25 de fevereiro/2004) – Os phishing scams renderam algo em torno de 100 milhões de reais para os crackers brasileiros no ano passado. A estimativa é do IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), que cuida da perícia forense do mundo digital e trabalha em parceria com as polícias e os ministérios públicos federal e estaduais.
Pelas estimativas do IPDI, também, mais de 100 mil correntistas brasileiros caíram em golpes de falsos recadastramentos, falsos sorteios e falsas novas exigências dos bancos no ano de 2003. O Instituto afirma que este tipo de fraude aumentou muito de dezembro de 2002 para cá. “É importante frisar que os bancos online são seguros e podem ser usados, por meio de seus endereços oficiais na web. Os golpistas se aproveitam mesmo é do elo mais fraco – que somos nós, usuários. Eles aproveitam a falta de atenção e a ingenuidade do usuário, que não repara que o e-mail falso é cheio de erros de português e que não existem vantagens gratuitas, como ser sorteado para uma viagem do nada, sem ter participado de uma promoção”, conta Ricardo Theil, presidente do IPDI.
Segundo Theil, a maioria dos scammers ainda prefere efetuar transferências de pequeno valor (em média, 300 a 400 reais por operação) nas contas das vítimas para não levantar suspeitas dos bancos – mas existem casos isolados em que as vítimas chegaram a perder quatro mil e 10 mil reais para os golpistas virtuais. Em boa parte dos casos, diz, os bancos têm ressarcido o prejuízo de seus clientes.
O especialista em segurança entrega também que atualmente os keyloggers (programas que captam tudo o que é digitado pelo usuário no teclado do computador) usados pelos crackers estão muito mais sofisticados, a ponto de só serem acionados quando a vítima entra no internet banking – para o golpista não ficar perdendo tempo com informações que não têm nenhuma importância para ele. A dica de segurança aqui é a mesma de sempre: não baixe programas de procedência duvidosa e não abra anexos de e-mails só porque (aparentemente) foi uma pessoa que você conhece que mandou a mensagem.

Já dá para baixar o programa do IRPF 2004 – Por causa do carnaval, a Receita Federal antecipou a liberação do programa para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2004 – mas, por enquanto, só está no ar a versão para quem usa Windows.
Apesar de poder fazer o download e o preenchimento do programa, o contribuinte só pode enviar a declaração a partir do dia 1º de março – quando entra no ar a versão atualizada do programa de transmissão Receitanet. Segundo a Receita, não dá para enviar a declaração com o Receitanet antigo.
Entre as novidades do IRPF 2004 estão os campos onde se pode inserir o número do CPF dos dependentes (opcional, mas os libera depois de ter que preencher a Declaração de Isento) e dos prestadores de serviços – este obrigatório, sob o risco de ir parar na malha fina.
Este ano, estão obrigados a entregar a declaração do IRPF por meios eletrônicos (internet e disquete) todos os contribuintes que, em 2003, tiveram rendimentos tributáveis ou não-tributáveis superiores a 100 mil reais. É obrigatória também para quem teve rendimentos tributáveis de ganhos de capital, na atividade rural ou em renda variável. O prazo para o envio dos documentos acaba em 30 de abril.
Havia um bug na versão, que foi corrigido em 27 de fevereiro e afetava a declaração de gastos com educação de dependentes. A Receita vai liberar as versões do IRPF 2004 para usuários de Linux e Mac nos próximos dias.

MENSAGEM DE DESPEDIDA

Em seu último dia no CECOM, na útima sexta-feira, 27/02, Diogo Freitas Duarte Magalhães, da Squadra, deixou uma mensagem para todos:

Mesmo após tão pouco tempo trabalhando no CECOM, sentirei falta de todos. Deixo um grande abraço a todos os amigos, em especial ao Gilmar, Carlos Alfeu, Lelé, Rosa, Adriana, Johnny, Renato, Allan, Raimundo, Denise, Mário, Bia e ao pessoal da Squadra: Vinícius, Igor e Bruna. Espero revê-los em breve!!”

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

De 16 a 20 de fevereiro, o DRCA realizou o registro acadêmico e a matrícula dos calouros de 2004 da UFMG. As fotos, tiradas por Leão, no dia 20, retratam os momentos finais dos trabalhos, principalmente, os dois últimos calouros que chegaram correndo para a matrícula. Um dos calouros é Tiago Alisson Xavier da Silva, do curso de História, estagiário do CECOM.


Os trabalhos sendo encerrados


O outro calouro que chegou no final dos trabalhos


Tiago fazendo o seu registro


A identificação digital de Tiago




Há 20 anos…

Nas edições no. 08 e 09 de O Sistemático do ano de 1984, foram publicadas notícias sobre inscrições ao Concurso Público da UFMG, programa de treinamento do CECOM, curso de Pascal, curso de Introdução à Computação, treinamento S!D, abono da reaplicação do Vestibular/84, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

VERSÃO 3.4
Eduardo Henrique Lima, chefe da Divisão de Tecnologia e Suporte do CECOM, esteve na última sexta-feira, dia 17, em São Paulo, para assistir à palestra de apresentação da versão 3.4 da Burroughs.
Eduardo Henrique trouxe o material que contém o resumo da palestra e se encontra documentado no Setor de Software.
Além da palestra da nova versão, a Burroughs apresentou seu último lançamento, o equipamento A-9 de grande porte.

(Ano VIII, no. 08 – 23/02/1984)

EXPANSÃO DA MEMÓRIA DO B6700
Serão instalados dois módulos de memória no Sistema B6700 da UFMG, confeccionados pelo CPD da Universidade de Brasília.
O período de instalação será de 19 a 23 de março/84.
(Ano VIII, no. 09 – 01/03/1984)



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, aniversariante de hoje, dia 04; e José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.