Sistemático: Edição 1276 – 26/01/2006


Notícias



CECOM REALIZA COM SUCESSO MIGRAÇÃO PARA NOVO SERVIDOR

Conforme anunciado na última edição de O Sistemático, neste último final de semana (21 e 22/01), o Centro de Computação realizou a migração de seus sistemas, arquivos e bancos de dados que estavam residentes no equipamento Unisys LX5320 para o novo servidor Unisys LIBRA300, cujo desempenho é muito superior ao seu antecessor.

Foi necessário a instalação e teste de diversas novas versões de softwares necessárias para a correta execução junto à versão do sistema operacional utilizado no novo equipamento. Também todos os sistemas e aplicações que eram executados no LX5320 tiveram que ser compilados e testados, tendo sido gradativamente liberados para o usuário. Até o dia 24, terça-feira, noventa por cento dos sistemas e aplicações já estavam liberados e no dia 25, pela manhã, o restante foi disponibilizado para utilização plena pelos usuários.

Apesar de alguns pequenos problemas, já previsíveis em atividades dessa natureza, podemos considerar que a migração foi realizada com pleno êxito. Agora, frente às novas condições oferecidas pelo novo equipamento, o Centro de Computação iniciará a rediscussão e implantação de novos procedimentos a fim de otimizar a performance do sistema como um todo.

Participaram do processo de implantação e migração para o novo servidor, os seguintes técnicos do CECOM: Helvécio Cossenzo Pinto, Nilson José Marinho Vale e Paulo Inácio Sobrinho, pela DCP; Antônio Eustáquio Rodrigues, Márcio da Costa Viana, Jader Santos, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Aleixina Maria Lopes Andalécio, pela DAC; Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Maria Beatriz Souza. P. Prado e Regina Helena Moura Brandi, pela DAS; e Gilmar Lima Guimarães, pela diretoria. Além do CECOM, também tiveram efetiva participação nesse processo, os técnicos Arnoldo Duarte Benther, da empresa Unisys, apoiado pela equipe Unisys-BH; e Thomas Dietrich Kosfeld, da empresa MSA-Infor.


A sala da Divisão de Controle de Processamento com o novo servidor

ESTUDANTES ACIDENTADOS NO PERU CHEGAM A BELO HORIZONTE

Exatamente às 5h45 de hoje, dia 26/01, aterrissou, no aeroporto da Pampulha, o avião Hércules C 130, da Força Aérea Brasileira (FAB), que trouxe a Belo Horizonte os 33 estudantes da UFMG envolvidos em acidente de ônibus no Peru, além dos corpos dos quatro alunos da Instituição mortos no episódio.
Ao descerem do avião, os estudantes foram recebidos com acenos e gritos de seus familiares, que lotavam a base do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), onde também estavam veículos de imprensa e autoridades da Universidade e do governo federal.

O avião decolou do aeroporto de Arequipa às 20h45 (23h45, no horário de Brasília). Além dos tripulantes e dos alunos da UFMG, o vôo trouxe de volta a Belo Horizonte o médico Bruno Sanches, a diretora de Relações Internacionais da Universidade, Sandra Almeida, o motorista Adelson Fagundes e um representante do DCE.

Dos estudantes que desembarcaram na capital mineira, Luís Henrique de Araújo (Ciências Sociais), Rafael Marques de Souza (Farmácia) e Rodrigo Heringer Costa (Ciências Sociais) e o motorista Adelson Fagundes foram encaminhados, em ambulâncias, para o Hospital das Clínicas (HC), onde receberão atendimento especializado. Logo no início da manhã, outros 12 estudantes foram para o HC, para exames diversos.

Permaneceram em Arequipa, na região sul do Peru, o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, Jaime Ramirez, que acompanha os estudantes da UFMG Lucas Motta Hauch e Juliana Fonseca Martins (Ciências Sociais), que ainda demandam cuidados médicos. “Ainda não temos previsão do retorno deles”, relatou Sandra Almeida, ao esclarecer que a decisão de mantê-los em Arequipa decorreu da exigência em realizar o transporte apenas dentro de condições mais seguras, do ponto de vista médico. Outros dois alunos, Júlia Perdigão (Fonoaudiologia) e Pablo Hendrigo Alves de Melo (Ciências Biológicas), optaram por aguardar a recuperação de seus colegas em terras peruanas.

Ao descer do avião da FAB, a maioria dos estudantes da UFMG seguiu, em ônibus da base militar, para os procedimentos de rotina. Os alunos apresentaram a documentação específica à Receita Federal e passaram pela verificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sepultamentos – Os corpos das quatro vítimas do acidente foram transportados, por carros funerários, aos respectivos velórios. O corpo de Taís Palmerston de Martino Borges, aluna de Odontologia, foi enterrado, às 9 h, no Cemitério da Saudade, em Uberaba.
Em Belo Horizonte, aconteceram os sepultamentos dos corpos de Thiers Lage Bicalho Bretas, às 10h, no Parque da Colina; Pedro Coelho D’avila Correa, às 13h, no Bosque da Esperança, e Roberto Tadeu de Melo Barbosa, às 17h, no Cemitério da Paz.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003072.shtml– 26/01/2006)

NOTA: Entre os estudantes que sofreram escoriações está Sérgio Henrique Teixeira Pádua, aluno de Direito, filho dos ex-ceconianos Regina Célia e Clarindo Pádua (DCC).


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Quer aprender gramática ou aperfeiçoar os seus conhecimentos e dar aquela aula? Aponte seu navegador para o site Gramática On-line em http://www.gramaticaonline.com.br/ e fique por dentro.

– A campanha para a presidência da República de 1955 nasceu sob o impacto do suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954, que serviu de vetor para as forças políticas no embate eleitoral. O país, desde então, vinha sendo governado pelo vice-presidente João Café Filho. Você vai saber tudo isso e sobre JK em http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/.

– “ Ninguém pode ter outro interesse se não o de que se consolide o regime de liberdade, sem o qual não há nação que possa qualificar-se de civilizada.” Saiba mais sobre JK em http://www.memorialjk.com.br/index.html.

– O nome fogão é muito engraçado. As pessoas em geral o usam para se referir àquele objeto que fica dentro da cozinha. No entanto, fogão também é usado como aumentativo de fogo. Tem gente que, ao ver um incêndio, diz: “nossa, que fogão!”. O termo certo, fogaréu, ninguém usa… Leia mais em http://dicionariodasmarcas.zip.net/.

– Ter dúvidas é saber. O site Ciberdúvidas se propõe a receber perguntas. Os especialistas e consultores irão responder o mais depressa possível. Imagine a pergunta: “Gostaria de saber se, tal como pomar, horta também pode ser considerado nome coletivo?” Quer saber a resposta? Aponte seu navegador para a página http://ciberduvidas.sapo.pt/ e tire suas dúvidas dessa e de outras perguntas.

– As melhores fotos de 2005 você encontra na revista americana Time online. É só clicar em http://www.time.com/time/yip/2005/ ! (Site em Inglês)

– Não sei porque quando ouço falar de Ninja, eu me lembro das CPIs que estão acontencendo, os políticos envolvidos e mesmo aqueles que não querem nem saber. Mas a página http://www.realultimatepower.net/index4.htm é praticamente uma declaração de amor aos ninjas. O Robert Hamburger, não sei quem é este cara, criou o site e louva as habilidades de luta desses caras que se vestem de preto.

– LivRe! (http://livre.cnen.gov.br/Default2.asp) é o portal desenvolvido pela CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN – Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).

– Você sabia que tem uma escola Bolshoi no Brasil? Pois é, fica em Santa Catarina e trabalha com crianças carentes também. A comitiva de 24 russos (16 estudantes, dois professores, dois diretores e três autoridades) que realizou intercâmbio de 10 dias na região de Joinville, fechou a programação visitando a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na segunda-feira, 23. Saiba mais em http://www.escolabolshoi.com.br/#.

– Dica do Eugênio, da DAC: A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de ameaças na Internet. Além disso, apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador. Maiores detalhes em http://cartilha.cert.br/ e boa leitura.


CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo, de 17/01/2006, publicou notícia sobre investimento em TI, transcrita a seguir:
BH terá um parque tecnológico – A Prefeitura de Belo Horizonte e o governo do Estado de Minas Gerais devem contratar, nos próximos dias, a empresa responsável pelas obras de infra-estrutura do Centro Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). A licitação está em andamento. A previsão é que as obras sejam iniciadas em março para inauguração do parque no final do ano, informa Leonardo Guerra, assessor do prefeito Fernando Pimentel. Segundo ele, no curto prazo, mais de 20 empresas devem se instalar no BH-Tec. O agente Softex em Belo Horizonte, Funsoft, por exemplo, está criando um condomínio de empresas de TI com capacidade de investimento e potencial para se instalar no parque. Só esse condomínio, segundo Guerra, tem condição de agregar cem empresas de software e serviços. O FIR Capital, com participação em 11 empresas de TI e biotecnologia, também assumiu compromisso com o BH-Tec. Mas foi o Google, com a decisão de se instalar em Belo Horizonte, que apressou a criação do centro tecnológico: “Eles têm que ter até junho uma decisão de localização”, explica Leonardo Guerra. O BH-Tec quer atrair também um grupo coreano, que demonstrou interesse em vir para o Brasil para produzir equipamentos para TV digital. A captação de novos investimentos será feita pelo Sebrae-MG e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O BH-Tec custará R$ 60 milhões de investimento em obras de infra-estrutura, conta que será dividida entre o governo do Estado, Prefeitura e a Universidade Federal de Minas Gerais, que entrará com o terreno de 185 mil metros quadrados. Depois de insatalado, o centro deve oferecer suporte às empresas na captação de recursos junto a instituições de fomento, como o BNDES, e procurar aproximar a comunidade acadêmica da indústria.

MISSA DE SÉTIMO DIA

Será celebrada uma missa no Depto. de Administração de Pessoal, Unidade Administrativa III, na próxima segunda-feira, dia 30/01, às 9h, pelo Sétimo Dia de falecimento da servidora Marina Oliveira Santos Fonseca, pelos servidores do DAP e pelos amigos. Marina era irmã de Maria Auxiliadora dos Santos, funcionária do Centro de Computação.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 03, de 30/01/1986, publicou notícias sobre curso de Basic para os alunos da pós-graduação em Engenharia Térmica, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, redução de 30% da cota de café e açúcar para todos os setores da UFMG, 20o Concurso de Contos e Poemas da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, entre outras. A notícia que se destacou foi:

ENQUADRAMENTO DO PESSOAL DAS TABELAS ESPECIAIS
O Centro de Computação da UFMG, juntamente com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, está realizando consultas às demais universidades, visando um posicionamento com relação aos diversos aspectos decorrentes do enquadramento do pessoal das Tabelas Especiais de Processamento de Dados no Plano de Classificação de Cargos.
Está marcadas uma reunião no dia 19 de fevereiro, no Rio de Janeiro, dos diretores dos CPDs de todas as Universidades, para elaboração de um documento sobre o assunto, a ser entregue ao Conselho de Reitores.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Selma de Paoli Loureiro Damascena, hoje, dia 26; Helvécio Cossenzo Pinto, no dia 28; e Márcia Maria Fernandes França, no dia 02 de fevereiro. Os parabéns para os ex-ceconianos: Izilda Costa Chaves, no dia 26; Ismênia Carvalho Moreira e Margarida Maria Santos, no dia 28; João Eduardo de Resende Dantas (DCC), no dia 1o de fevereiro; e Mauro Siqueira Lopes, no dia 02.

FORMATURA: A colação de grau dos formados em Relações Públicas da Uni BH, será no dia 08 de fevereiro, às 20h, no Teatro Prof. Ney Soares, na Uni-BH. Entre os formandos, a ex-ceconiana Elizângela de Souza Prado. O Sistemático envia um abraço.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, ocorrida no dia 15 de dezembro de 2005. As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro e Lelé.


Josemar, Roberto, Diogo e Igor


À esquerda: Márcia França, Michele, Marília, Márcia Regina e Eustáquio


Rubens Gabriel, filho do Rubinho e da Gardênia


Matheus, filho da Beth, e Thaís, sua prima


Prof. Márcio Bunte, Elza, Bruno e Xina


Márcia França, Michele, Marília, Márcio Viana, Vinicius e Thiago Ribeiro