Sistemático: Edição 1340 Especial 30 anos – 14/06/2007

Edição Especial

Sociais

  • Memória Fotográfica do CECOM
  • Há 20 anos…

CECOM comemora 30 anos de O Sistemático

No dia 16 de junho de 1977, foi publicada a primeira edição do jornal semanal do Centro de Computação da UFMG. Hoje, dia 14 de junho, é também uma data comemorativa: foi o dia no ano de 1977 em que, em uma reunião de diretoria, foi criado um peródico de circulação interna ao Depto. de Computação, Centro de Computação, Depto. de Racionalização e Programa de Modernização (PROMU) da UFMG.

Alguns anos se passaram e O Sistemático ficou sendo somente do CECOM. E hoje, o CECOM pode comemorar uma vitória: a de ter quem conta a sua história e de todos os ceconianos.

Uma história muito longa e faceira

Maria José Cortezzi*

Criação de Luís Carlos Campos
Criação de Luís Carlos Campos

Quando ele surgiu, em 1977, era chamado carinhosamente de Pasquim e jornaleco, como também de adjetivos não muito publicáveis. Algumas pessoas se antecipavam e diziam que ele logo iria morrer, que não sobreviveria a mais um novo mandato de um novo diretor. O que ninguém esperava é que ele se tornasse a sombra de todo ceconiano, que guardasse a vida de cada um que entrasse no CECOM. Mas ele conquistou o coração de quase todos.

Conseguiu sobreviver nestes 30 anos. A Redação conseguiu trazer aquele menino de papel até este momento.

Ufa! Um longo caminho de pedras, mas também de aventuras, de risadas, de correrias, de amor. Registrar um Centro de Computação durante 30 anos, não deixando nada para trás. Registrar, registrar, registrar. E marcar um território único de vidas que se aproximaram durante este longo trajeto de muitos trabalhos.

O Sistemático nasceu durante uma reunião da Diretoria Geral, na data de hoje, dia 14 de junho, na época em que o prof. Antônio Mendes Ribeiro era o diretor. Dois dias depois, 16/06/1977, surgiu no CECOM um periódico sem nome, com um ponto de interrogação no seu cabeçalho. Após um rápido concurso entre os funcionários, vencido por Cleuza Maria Bento, a QQ, o jornal semanal do Centro de Computação da UFMG foi batizado com o nome O Sistemático.

A partir daí, todas as quintas-feiras, ele era publicado. Primeiro, rodado em um mimeógrafo, depois em xerox. Contar como ele era feito é muito engraçado. Parecia tortura chinesa de tanta correria.

Hoje, com tanta tecnologia, dá prá correr um pouco, mas em nada se assemelha àquela época. Nada de descabelar, ficar pedindo notícias “Pelo Amor de Deus”. Todos sabem que a melhor maneira de se guardar um momento é divulgá-lo via Sistemático.

Muitos agradecimentos são feitos todos os anos por ocasião do seu aniversário. Fica bem difícil citar os nomes de tantas pessoas, correndo o risco de alguém ser esquecido. Então, os agradecimentos são para todos os ceconianos e ex-ceconianos, que se aventuraram nestes 30 anos na confecção desse jornal. Alegria maior fica para a Redação, que, desde o no 1, está presente, caminhando junto dele.

Hoje, O Sistemático é peça fundamental no fornecimento de informação, não só interna ao CECOM, mas também para toda a comunidade universitária que utiliza nossos sistemas e serviços. Ele informa, rotineiramente, a situação de cada projeto, as mudanças implantadas e as novidades que estão por vir. Mesmo em um momento de extrema agilidade no intercâmbio de informações na sociedade, ele mantém seu espaço e importância. Adaptando-se gradativamente às novidades tecnológicas, ele já mostra, há tempos, sua cara na Internet. Sua frequência semanal nos intima a informar e produzir ações que geram notícias. O CECOM não pára, nem ele deixa.

Como ninguém programou que ele chegasse tão longe, ele teima em continuar mostrando sua importância. Mas como Cuba e Fidel, fica a dúvida: sem Lelé vai?… Nem Nostradamus acreditaria que ele chegaria a 1.000. Por quê duvidar então dos 2.000? Haja Lelé!… Ou quem mais vier!

(*) Redatora de O Sistemático desde a edição número 1

Depoimentos de ceconianos que viram O Sistemático nascer

Renato Machado Righi, funcionário do CECOM desde 1974
Renato Machado Righi, funcionário do CECOM desde 1974

O Sistemático caracteriza a nossa união, o nosso setor,

o nosso convívio, que sempre muito bom, além de aproximar as pessoas.

Só o fato do CECOM ter o periódico, dá um certo status, uma certa importância

para as pessoas que estão rodeadas por ele.

 

 

 

 

Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), integrante da equipe do CECOM desde 1972
Luiz Eugênio (Leão), integrante do CECOM desde 1972

Sist30 – Nossa vida, nossa história

Oi Sist! Posso chamá-lo assim? Afinal, te vi nascer. Não sou seu pai, mas sou padrinho.

Os novos funcionários não têm como saber. Você não é apenas um papel, ou uma tela web, você é vida.

Parabéns pelos nossos 30 anos. Parabéns aos seus eternos colaboradores.

Parabéns a todos que o temos acompanhado e principalmente, parabéns para a sua mamãe!

Que tal uma festinha de final de tarde?

 

 

Nilson José Marinho Vale, funcionário do CECOM desde 1975
Nilson José Marinho Vale, funcionário do CECOM desde 1975

Com muito entusiasmo, quero parabenizá-los pelo trabalho realizado, sobretudo pela qualidade das matérias e também do conteúdo do jornal O Sistemático. Posso afirmar que este jornal faz parte da minha vida. Há muitos anos, acompanho sua trajetória, para poder usufruir os conteúdos tão atuais, interessantes e esclarecedores.

Participo com grande prazer da comemoração de seus 30 anos, desejando muito sucesso à equipe responsável, que com inteligência e dinamismo, nunca mediu esforços para manter seus leitores sempre bem informados.

Parabéns!

 

 

Confie! São 30 anos e muito fôlego para o que vem pela frente

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca*

No embalo dos anos sessenta, em época de questionamento da juventude contra o “sistema”, definia-se: “Não confie em ninguém com mais de trinta anos”. E agora? Quando alguém com o nome de O Sistemático chega aos seus trinta? Dá prá confiar?

Quando os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle compuseram letra e música de “Com mais de trinta”, os tempos eram outros. Existia um outro “sistema” e não existiam sistemas de tecnologia da informação na universidade. Nem CECOM, nem
O Sistemático. Sem a mudança construída nesses últimos quarenta anos que embolou as gerações, conceitual e ideologicamente, e fez com que septua-genários roqueiros convivam com adolescentes enquadrados, seria demais exigir que a opinião dos poetas fosse eterna e inquestionável.

Mas falando em confiar, quem confiaria que O Sistemático chegaria tão longe? Essa quebra constante de limites nos coloca com frequência diante da realidade inexorável de que o tempo passa. Não foi outro dia mesmo que escrevi um artigo sobre a milésima edição do jornal? Esse “outro dia mesmo” foi em 1999! Já se vão 8 anos e parece que o século passado foi ontem! E lá vem de novo a Lelé me convidar para escrever algo sobre mais esse marcante feito do nosso semanário!! Ainda bem que dei uma lida no meu artigo anterior, prá não ser repetitivo. E o que eu vi? Vi que lá, aparentemente, gastei toda a minha criatividade. Parece que não havia previsto que os limites continua-riam sendo alcançados e ultrapassados. E ninguém sabe mais até onde isso vai. Tomara que eu tenha o prazer sempre renovado, como colaborador e leitor, de continuar usufruindo dessa convivência. Mas o que mais escrever? Falei tudo na edição mil!!

Voltei à letra da música do “mais de trinta”, buscada da Internet para trazer ganchos de inspiração, os nomes dos autores, data de gravação etc. Escolho uma estrofe aqui, descarto outra ali e, de repente, junto partes que redimem a frase escrita pelos autores, com ares de decreto. Em meio à composição original, me dando direitos de revisor, descubro a essência da criação, vida e longevidade de O Sistemático.

“Eu meço a vida nas coisas que eu faço”
“Eu me desloco no tempo e no espaço”
“Passo a passo, faço mais um traço”
“Faço mais um passo, traço a traço”

É isso! Está feito! Estava tudo lá registrado, como um enigma. E que me desculpem Marcos e Paulo Sérgio se nunca tiveram essa intenção. Sim! É possível confiar em alguém com mais de trinta! Mas alguém com o espírito de O Sistemático, que participa, constrói e registra sua própria história, que estabelece seu novo limite como consequência natural de um fato consumado: ele existe, e persiste!

Segue a vida do CECOM, da Tecnologia da Informação na UFMG e acontecerão naturalmente as edições semanais preparadas com carinho pela Lelé. Vida longa a todos nós, na conquista de mais um passo, alcançado à custa de muitos traços. Qual será o próximo? 35 anos? Edição 2000? Vamos lá, ver no que vai dar!

“Eu meço a vida nas coisas que eu faço”
“Eu me desloco no tempo e no espaço”
“Passo a passo, faço mais um traço”
“Faço mais um passo, traço a traço”

É isso! Não precisa mais nada…

(*) Diretor do Centro de Computação

 

Que a Lelé é a mãe do Sistemático, todo mundo sabe. Mas alguns podem não saber que ele tem uma tia, que se intromete bastante na criação do sobrinho. Foram meus palpites que convenceram a Lelé a abandonar a máquina de escrever e a tesoura e passar a usar o computador para fazer o jornal, primeiro com o WordStar, depois com o Word, o Ventura e, finalmente, o PageMaker. A cada mudança, ele ficava mais bonito. Eu sou mesmo uma tia coruja: tenho muito orgulho de ver O Sistemático registrando as coisas do CECOM e adoro quando meu nome aparece numa notícia, pois é sinal de que fiz algo que merece ser divulgado. Espero continuar contribuindo para o crescimento e amadurecimento do Sist ainda por muito tempo. Parabéns à Lelé e ao CECOM, por esses 30 anos de publicação de o Sistemático.

Aleixina Maria Lopes Andalécio, Diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM (DAC)

 

 

Notícias interessantes que aconteceram há 30 anos

No seu primeiro ano de sua circulação, O Sistemático publicou muitas notícias entre os meses de junho a dezembro de 1977. Para comemorar tal feito, foram selecionadas as notícias que se destacaram naquele período.

CURSOS
Serão oferecidos os tradicionais cursos de férias durante os meses de junho e julho, num total de 16 cursos, uma promoção do CECOM, DCC, CONEX e FUNDEP. As inscrições estão sendo aceitas na Secretaria do Centro de Computação.
Está sendo aplicado, em Natal/RN, o curso padronizado de Técnicas de Programação, desenvolvido pelo CECOM com recursos do PNTC – Programa Nacional de Treinamento em Computação da CAPRE. O curso está sendo aplicado pelos professores Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho, Werner Streitwieser e Alberto Henrique Frade Laender.
Foi aprovado, pelo Conselho de Graduação da UFMG, o projeto do curso de graduação em Ciência da Computação, que deverá ser apreciado pela CEPE.
Foi reconhecido, recentemente, pelo Conselho Federal de Educação, o curso de Formação de Tecnólogos da UFMG.
As divisões de Usuários e Tecnologia vão promover, em julho, um curso interno de Assembler do PDP-11 para treinamento dos estagiários destas divisões. Os interessados em fazer este curso deverão procurar o chefe da Divisão de Usuários, Carlos Rafael Aguilar Quevedo, para maiores informações.
(Ano I, no 2 – 23/06/1977)

APROVADOS ESTUDOS DE VIABILIDADE

No dia 21 de junho, foi aprovado, pela Comissão Diretora do PROMU – Programa de Modernização da Universidade -, o estudo de viabilidade do Registro Acadêmico para o ICEx e para toda a UFMG (graduação e pós-graduação), com a presença do diretor do ICEx, prof. Luiz Flávio de Castilho, da diretora da Secretaria de Ensino, Sra. Elvira Maria Pereira de Mello, e da diretora do Audiovisual, profa. Maria Lisboa.
Desde o início deste mês, já se encontrava concluído o estudo de viabilidade do projeto do Vestibular da Escola Técnica Federal da Bahia.
(Ano I, no 3 – 30/06/1977)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NO VESTIBULAR DE 1978
Foi aprovada pelo MEC a inclusão do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação no Vestibular de 1978.
Deverá ser constituído, em breve, o colegiado do curso, que ficará encarregado de sua implantação, inclusive da adaptação para os diplomados em Processamento de Dados.
(Ano I, no 10 – 18/08/1977)

REITOR CONCEDE AUDIÊNCIA AO CECOM E RACIONALIZAÇÃO
O prof. Antônio Mendes Ribeiro, Diretor Geral do CECOM, e Linda Nemer, Diretora do Depto. de Racionalização, tiveram uma audiência com o Reitor da UFMG, prof. Eduardo Osório Cisalpino, no dia 25 de agosto.
No encontro foram tratados os seguintes assuntos:
– Resultados do 1o Encontro do Grupo de Informática da UFMG;
– Proposta de organização interna do grupo;
– Criação de um Manual de Normas de Serviços;
– Andamento do projeto de Registro Acadêmico e Pessoal;
– Espaço físico;
– Comissão de Assuntos Universitários.
(Ano I, no 12 – 01/09/1977)

CRIAÇÃO DO GRUPO DE PLANEJAMENTO DA INFORMÁTICA NA UFMG
Foi encaminhada ao Reitor proposta de portaria criando o Grupo de Planejamento da Informática na UFMG. O grupo será constituído pelo Centro de Computação, Depto. de Ciência da Computação e Depto. de Racionalização.
A proposta baseia-se na necessidade de integrar os recursos existentes na área e compatibilizar esforços, visando a alcançar os objetivos propostos pelo grupo.
(Ano I, no 13 – 08/09/1977)

2o CURSO DE ANÁLISE ENCERRA SUAS AULAS
O Coordenador, professores e alunos do 2o Curso Prático de Análise de Sistemas encerraram o curso com um jantar no Monjolo, na sexta-feira, dia 1o de julho.
Este curso teve início no dia 18 de setembro do ano passado, terminando suas aulas no dia 25 de junho deste ano. O coordenador foi novamente Virgílio Augusto Fernandes de Almeida, analista da CEMIG, em colaboração com a UFMG.
Na lista dos 29 alunos, seis pertencem ao quadro do Centro de Computação e Depto. de Racionalização e são: Alcy Penido de Souza, Helton Fábio de Matos, Ivanilson José Martins, Maria Laura Baptista Rodrigues, Paulo Renato Turra Bittencourt e Selme Silveira Gonçalves.
(Ano I, no 4 – 07/07/1977)

LTD MUDA SUAS INSTALAÇÕES
Desde ontem, o Laboratório de Tecnologia Digital está ocupando novas instalações no subsolo e o pessoal e equipamento já foram transferidos para a antiga sala do IBM.
A sala antes ocupada pelo LTD passa para o pessoal do Setor de Suporte de Sistemas, da Divisão de Sistemas, que já iniciou sua transferência.
(Ano I, no 18 – 13/10/1977)

PROFESSOR IVAN RETORNA AO BRASIL
Ivan Moura Campos, professor do Depto. de Ciência da Computação, retornou ao Brasil esta semana após um período de 4 anos nos Estados Unidos.
O prof. Ivan terminou seu curso de doutorado na UCLA – Universidade da California, na área de Computer Science e sua tese versou sobre Projeto de Software Assistido pelo Computador.
A partir de agora, ele estará colaborando nos projetos do CECOM.
(Ano I, no 22 – 10/11/1977)

MODEM TD-10 SERÁ INDUSTRIALIZADO
Foi firmado um contrato entre a Fundep e a OZ Eletrônica Ltda., com interveniência da UFMG, através do Centro de Computação, para produção e comercialização do equipamento MODEM modelo TD-10 desenvolvido na Divisão de Laboratório do CECOM.
O CECOM prestará à OZ assessoria científica e assistência técnica durante a fase necessária à compreensão do protótipo e o contrato terá seu término em 1982.(Ano I, no 23 – 17/11/1977)

SAIU O PRIMEIRO NÚMERO DO BODIS
Saiu na última quarta-feira, o primeiro número do BODIS (Boletim da Divisão de Sistemas), com os temas: Release II.9 e dicas sobre a utulização dos Discos Magnéticos.
(Ano I, no 26 – 09/12/1977)

TREINAMENTO PARA DIRETORIAS E CHEFIAS DE CENTROS DE RECURSOS E PROJETOS
Teve início, no dia 28, a parte de Relações Humanas do treinamento promovido pelo Centro de Computação, Depto. de Racionalização e Depto. de Pessoal da UFMG, para diretorias e chefias do grupo de Informática. Esta primeira parte está sendo dirigida pelo prof. Geraldo Magnani.
A segunda parte, de Gerência, terá início no dia 2 de janeiro/1978, dirigida por Joel Jorge Filho, indo até o dia 4 do mesmo mês.
(Ano I, no 29 – 29/12/1977)

Depoimentos de ex-ceconianos

Utilizar este espaço para falar do hebdomadário “O Sistemático” e parabenizá-lo pelos seus 30 anos de existência é muito agradável e me fez viajar por deliciosas lembranças.

Aproveitarei essa oportunidade para homenagear as personalidades fundamentais para a existência desse veículo de comunicação que, nesses tempos modernos, pode ser classificado como uma Base de Conhecimento e de Gestão da Memória do CECOM.

Prestar minha homenagem ao Prof. Antônio Mendes Ribeiro, idealizador dessa instituição chamada O Sistemático, quando Diretor Geral do CECOM, é tarefa obrigatória. Ao longo da minha vida acadêmica, tive o privilégio de participar com ele de diversos projetos. Hoje é fácil constatar o que naquela época ele já preconizava: criar mecanismos e disponibilizar tecnologia de informação aplicada ao crescimento pessoal, à comunicação, à cooperação e ao convívio social entre as pessoas.

Da mesma forma, homenageio a todos os dirigentes do CECOM, que perceberam sua importância, mantiveram e otimizaram as condições para a continuidade e o aprimoramento de O Sistemático.

De propósito, deixo para o final uma homenagem a quem de direito. Para isso, utilizarei um dito popular: “Quem vai colocar o guizo no pescoço do gato?”

Nessa questão, devemos “tirar o chapéu” para a jornalista Maria José Cortezzi, a nossa Lelé, que por anos a fio vem tomando para si, com muita garra e competência, a responsabilidade pela editoração de “O Sistemático”. Perseverança é o seu nome!

Parabéns aos Ceconianos, Ex-Ceconianos, correspondentes e leitores do Sistemático.
Ao querido Sistemático desejo muitos anos de vida e que continue cumprindo seu grandioso papel, para o qual foi concebido, deixando impressa sua história nas páginas na UFMG. Professora Maria Tereza Gonçalves Diniz, Diretora Técnica do CECOM no período de 1977/1978, Diretora do Depto. de Operações do CECOM no período de 1978/1980, professora aposentada do Depto. de Ciência da Computação da UFMG.

 

A minha história com o Sistemático é antiga, a minha admissão como estagiário do CECOM foi noticiada no número 22, de 10/11/77! É, portanto, uma honra muito grande ter sido convidado a participar de forma tão destacada desta ocasião.

Parabéns ao Sistemático pelos seus 30 anos de história, em que conseguiu cumprir com muita competência a sua missão de comunicação e divulgação para a comunidade de computação da UFMG. Parabéns principalmente à Lelé, que transformou o Sistemático em elo de construção e de consolidação da grande família da “Computação da UFMG”.

Um abraço a todos que participaram desta longa história.

Professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC – Laboratório de Computação Científica, Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG no período 1998/2006

 

Há trinta anos, nasceu, no CECOM, um periódico de circulação interna. O objetivo deste periódico era divulgar notícias de interesse dos funcionários e do próprio CECOM. Além das notícias sérias, “O Sistemático” sempre publicou charadas, charges e até uma novela, além de anúncios de todos os tipos. Já foi chamado de jornaleco, pasquim…, mas isso era só para irritar a Lelé, no fundo todos esperavam ansiosos para ler a nova edição de “O Sistemático”. Uma coisa interessante é que uma publicação deste tipo não fica tanto tempo em circulação, “O Sistemático” está aí, 30 anos.

Vamos comemorar, ele merece. Parabéns Sistemático! Parabéns Lelé! Parabéns CECOM!

Cleuza Maria Bento, a QQ, funcionária do CECOM de fevereiro de 1975 a abril de 1980, vencedora do concurso para escolha do nome do periódico

Sociais

ANIVERSÁRIOS: Além do aniversário de O Sistemático, no dia 16, os parabéns para Maria Aeda Viveiros, no dia 14, e Rui César Andrade Pinho, também no dia 16. Os parabéns para os ex-ceconianos: Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, no dia 16; Carlos Farina e Fernando Iran Fonseca de Souza, no dia 17; Sílvio Nascimento de Abreu Bueno e Maria Aparecida (Nina) Faria, no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; e Mílvia Batista de Miranda, no dia 21.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na preparação da edição no 1000 de O Sistemático, em 2 de setembro de 1999, foram tiradas várias fotos da equipe do CECOM. A foto abaixo foi escolhida e publicada na primeira página da edição 1000. Alguns funcionários não estão presentes na foto, alguns já saíram do CECOM ou da UFMG, e um, José Maria da Silva Bessa, faleceu em dezembro de 2003. Continua a equipe, continua o jornal, continuam as notícias.

Na primeira fila, agachados, da esquerda para a direita:
Renato, Iremar, Alda, Márcia Lemos, Lelé, O Sist, Xina, Ronaldo, Elizângela, Adeise.

Atrás, em pé, da esquerda para a direita:
Haroldo, Denise, Wanderson, Gilmar, Gerson, Wilca, Beatriz, Frota, Elza, Alfredo, Rogério, Maria Helena, Beth, César, Bessa, Carlos Alfeu, Helvécio, Márcio Viana, Joãozinho, Mário, Rubens, Carlos Roberto, Dôra, Lísia, Adriana Melo, Leão e Paulo Inácio.

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 23, de 18/06/1987, que saiu na cor verde, publicou notícias sobre material da palestra Plano de Contingência, novo processo de Avaliação de Desempenho, apoio à PUC na realização de seu vestibular, treinamento CP/M-WS, palestra Sempre às Sextas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

10º ANIVERSÁRIO DO SISTEMÁTICO
Muitos devem estar perguntando por que, hoje, O Sistemático está saindo na cor verde. Esse visual novo, que será só hoje, quer dizer alguma coisa: comemoração. É a semana de aniversário “do seu jornal do serviço”, que completou 10 anos no último dia 16. Esse aniversário é tão importante quanto os anteriores, mas se sobressai por estar fechando a sua primeira década.
É muito tempo, mas ele ainda é um menino que cresce junto com a história do CECOM. Cada notícia é um marco e a cada passo ele cresce com todos.
A cor verde, além de ser a outra cor que temos, representa a esperança de permanecer sempre ao lado de todos numa tentativa de dizer que faz parte do contexto e que não vive sem vocês.
A alma do Sistemático é um pouco da alma daqueles que o acompanham desde o início. E pela décima vez ficam registrados aqui o agradecimento pela colaboração de todos e a alegria de existir. E insiste, como na passagem de seu 2o aniversário: não vamos apagar a vela do bolo. Vamos deixá-la acesa para as próximas que virão.