Sistemático: Edição 1494 – 02/12/2010


Notícias



DLO PUBLICA EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE REDE SEM FIO

Na edição do dia 21 de outubro/10, o Sistemático noticiou o início do processo para aquisição de rede sem fio para os espaços da UFMG. Nesta quinta-feira, o DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais publicou o Edital que deu início ao processo de compra, com a publicação do Edital no Diário Oficial e lançamento no site www.comprasnet.gov.br.
O processo de licitação deverá envolver a aquisição de equipamentos e licenças necessárias para a montagem de uma rede sem fio que cubra todos os espaços da UFMG, permitindo a um usuário se deslocar pelo Campus sem perder a conexão. Esta rede será gerenciada pelo CECOM e a comunidade universitária poderá ter acesso à rede se autenticando através da conta utilizada no portal minhaUFMG.

DEFINIDO ESCOPO DA PRÓXIMA VERSÃO DO DIÁRIO DE CLASSE

Nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, o CECOM promoveu uma reunião com os principais usuários do sistema Diário de Classe. Participaram da reunião a Pró-reitora de Graduação, Profa. Antônia Vitória Soares Aranha; o Diretor de Tecnologia da Informação, Prof. Luciano de Errico; a Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Ana Lúcia Ribeiro Diniz; a Coordenadora da Matrícula da Graduação e responsável pelos serviços de helpdesk da Matrícula e do Diário, Profa. Zélia Maria Oliveira Falcão de Almeida, e a representante da Pró-reitoria de Pós-graduação, Maria Dolores Diniz. Pela equipe do CECOM, estiveram presentes o Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e os gerentes de projetos Denise Cristina de Assis Moreira e Diogo Freitas Duarte Magalhães.
Na oportunidade, foram definidas as melhorias a serem introduzidas na versão 3.0 do Diário de Classe, que será implantada no início do próximo semestre letivo, com início definido para o dia 10 de março de 2011. Foram analisados todos os itens propostos pelos órgãos participantes da reunião, as solicitações encaminhadas por diversos docentes, as necessidades de evolução tecnológica e a revisão de interfaces com outros sistemas. Para cada item foi analisada sua pertinência, sua complexidade, sua prioridade e decidida sua aprovação, adiamento ou rejeição.
Como resultado final foram selecionados 12 itens a serem desenvolvidos, sendo outros 2 rejeitados e 10 relacionados para análise de atendimento na versão 4.0, que será liberada no início do segundo semestre de 2011, no início de agosto. O escopo da versão 4.0 deve ser definido em reunião equivalente a ser feita durante o mês de março do próximo ano.


USO DE RÁDIOS MELHORA CONEXÃO DO HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES

O Hospital Risoleta Tolentino Neves, pertencente ao Estado, é gerenciado pela UFMG e pela FUNDEP. A rede de dados do Hospital é conectada à UFMG por meio de um circuido dedicado da Oi/Telemar com capacidade de 1 Mbps. Recentemente, o HRTN adquiriu dois rádios fabricados pela empresa israelense Alvarion, visando substituir esta conexão, que foram instalados na UA2 e no prédio do Hospital.
Nesta quinta-feira, após testes, este circuito de rádio foi ativado, estabelecendo um novo circuito com capacidade de 100 Mbps (50 Mbps em cada sentido). Com as antenas padrão, instaladas nos telhados dos dois prédios, a capacidade real é superior a 8 Mbps em cada sentido, sendo esta queda devida à distância dos dois pontos e aos obstáculos existentes, que impedem uma caminho totalmente desimpedido entre os dois pontos.
Considerando apenas o valor atualmente pago à Oi/Telemar, o custo dos rádios será pago em apenas 10 meses . Entretanto, está prevista também a integração do sistema telefônico do HRTN ao da UFMG, através deste circuito, o que deverá reduzir ainda mais os custos do Hospital.
As atividades necessárias à mudança do circuito dedicado da Oi/Telemar para o rádio foram realizadas por David Eustáquio da Silva e Paulo Couto Lessa, pela DRC ,e por Antonio de Pádua Costa, pelo HRTN.



CECOM AMPLIA E ATUALIZA O CLUSTER SISTEMAS

Visando melhorar o desempenho de seus serviços, o CECOM realizou atualizações de hardware e software no conjunto de equipamentos que disponibilizam aplicativos como o Diário, Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, dentre outros. Esses equipamentos trabalham utilizando a arquitetura de cluster – conjunto de servidores distribuídos que espalham as requisições entre vários computadores, permitindo um balanceamento de carga e tolerância a falhas, caso algum deles venha a ficar inativo.
Além da distribuição da carga e da disponibilidade do serviço oferecido mesmo no caso de paralisação de algum equipamento, esse tipo de distribuição oferece outras vantagens como baixo custo, escalabilidade (aumento de desempenho com aumento do número de equipamentos) e possibilidade de manutenção sem necessidade de interrupção de serviços. Graças a essa última característica, a atualização do hardware, que consistiu em quadruplicar a quantidade de memória dos equipamentos, pode ser realizada durante o horário normal de expediente, sem qualquer interrupção dos serviços disponibilizados por esses equipamentos.
Já a atualização do software, devido as suas características, foi realizada durante o fim de semana passado.
As atividades foram realizadas pelo funcionário da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM, Emerson Henrique Kfuri Pereira.

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Álvaro César Leão Teixeira, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), encerrou seu estágio no dia 30 de novembro. Álvaro entrou para o CECOM em agosto de 2009, lotado na DRC, onde permaneceu até a sua saída.


Álvaro César

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

Com a saída de Álvaro César Leão Teixeira, a vaga foi ocupada por Geovani Ferreira Piccinin, aluno do curso de Sistemas de Informação. Geovani entrou para o CECOM no dia 1o de dezembro, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde vai atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.


Geovane Piccinin

 



 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de novembro/2010, foram registrados 12.270 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM, ou diretamente no endereço.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis aqui.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes

:

Válidas
Vírus
Span
Total aceitas
Rejeitadas
Total geral
1.511.509
1.317
424.006
1.936.832
16.430.898
18.367.730

As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Span
Total aceitas
Rejeitadas
Total geral
50.384
44
14.134
64.561
547.697
612.258




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A tribo Caingangue tem seu próprio site na internet. Desenvolvido para comunidades indígenas em sua própria língua materna. Se conseguir, leia mais.

– Fique esperto. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Saiba mais.

– Lançado em 2007, o STAR – Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da FEBRABAN foi criado para levar transparência e comparabilidade aos consumidores sobre as tarifas de produtos e serviços para pessoa física praticados pelos bancos e financeiras. Visite aqui.

– A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP está lançando nesta semana o site Imagens USP, que reúne e disponibiliza ao público imagens feitas por fotógrafos de toda a Universidade. O site, que já pode ser acessado e conta com cerca de 4 mil arquivos, é um banco de imagens aberto e online, alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições, espetáculos; enfim, de uma diversidade de assuntos relacionados à USP. A iniciativa é uma resposta à grande demanda principalmente por parte da imprensa, mas também do público em geral, por imagens da Universidade. Não deixe de visitar o endereço.

– A enciclopédia virtual do Ministério do Planejamento, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), está neste endereço. Aqui você vai encontrar as mais variadas informações sobre o ministério e suas áreas de atuação, podendo, inclusive, dar a sua colaboração na criação e atualização de verbetes.

– Monitorar desempenho de sites é com WatchMouse. Indústria líder de monitoramento e desempenho de aplicativos. Veja.



 
 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 46, de 29/11/1990, publicou notícias sobre módulos SADS, auditorias via Operação de Rede, leitura da primeira etapa da PUC/MG, novos usuários Hermes, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

INUNDAÇÂO
A chuva que caiu em belo Horizonte na tarde de terça-feira, causou transtornos no Campus da UFMG, na Pampulha, atingindo também as instalações do subsolo da Reitoria.
O CECOM, no subsolo, teve problemas de inundação no almoxarifado, sala da Digitação e sala do café.
No instante em que as águas subiram, estavam sendo lidas as provas da PUC/MG. Os equipamentos (A10, FACOM, micros e terminais) foram desligados e os formulários das estantes inferiores do almoxarifado foram realocados.
Devido ao risco de umidade, os formulários de Folhas de Resposta do Vestibular da UFMG foram transferidos para a sala das impressoras do A10.

VOZDADOS
A Faculdade de Ciências Econômicas e a Faculdade de Direito já contam, desde o início da semana, com o serviço Telemig VozDados, operando a 2400 bps. Com a ativação do serviço, que permite a ligação de até 3 pontos terminais, estas unidades deixam de sofrer as constantes quedas de linhas, ruídos etc., que tornavam a conexão impraticável grande parte do tempo.
Ainda nesta semana, serão ligadas as Escolas de engenharia e Arquitetura na mesma modalidade.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Orlando Laboissière e Regina Antônia Diniz Siqueira, hoje, dia 02; prof. Juarez Mendes Campos, no dia 03; Luiz Gomes Temponi, no dia 04; e Natália Costa Guilleimelli Avelar, no dia 08.

 

FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 16 de dezembro, a partir das 12h, com um churrasco de confraternização. Os funcionários já receberam comunicado sobre os preparativos para a festa e a contribuição de cada participante. A lista de adesão será passada a partir de amanhã, sexta-feira.
A decoração do 8o andar ainda não está completa, faltando a árvore de Natal e a participação dos funcionários com a exposição de presépios.
Sugestões para a festa podem ser enviadas para a Redação de O Sistemático. Como em todos os anos, haverá o sorteio de uma Cesta de Guloseimas. Para isto, a Redação conta com a contribuição de todos para que não seja somente uma cesta e, sim, várias.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários dos meses de outubro, novembro e dezembro, realizada no dia 18 de novembro, na sala de café do 8o andar. Os ceconianos compareceram em peso à festa, que foi coordenada pela Tina com apoio da Xina. As fotos são de autoria de Ana Carolina.


Uma das mesas de salgados


Frota, Xina, Ronaldo e Márcia Lemos


Gerson, Álvaro, Max e Ronaldo


Tereza Cristina, Frota, Bárbara, Márcia Lemos, Benjamin, Michele e David


O Parabéns prá você!