banner laboratório

Apresentação 

No Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD, oferecido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/UFMG, os professores realizarão uma série de atividades práticas voltadas para a produção dos materiais de sua disciplina ou curso. Ao longo da capacitação, eles serão acompanhados por designers instrucionais, conhecerão os princípios da produção didática para EaD, farão o planejamento e a produção da primeira unidade da sua disciplina. Aprenderão também a roteirizar recursos audiovisuais e a implantar recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle).

Objetivo geral 

O Laboratório tem como proposta capacitar e orientar os professores que pretendem criar um curso ou disciplina a distância, a partir de uma demanda efetiva. Nossa meta é capacitar para a produção de recursos didáticos que permitam a oferta de disciplinas na modalidade a distância ou o uso das ferramentas da EaD como auxílio aos cursos ou disciplinas das modalidades presencial e semipresencial.

Estrutura 

Além dos professores, o processo de elaboração de materiais didáticos para a EaD envolve outros profissionais. O CAED oferece assessoria pedagógica, tecnológica e editorial com o objetivo de produzir recursos para a EaD de forma integrada, articulando uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em EaD.

Funcionamento e produto final 

O LCMD é uma capacitação realizada a distância, com carga horária de 60 horas, ofertada ao longo de três meses. Encontros presenciais podem ocorrer a partir da demanda dos próprios professores. Ao término da capacitação, o professor terá construído o planejamento/desenho didático e elaborado a primeira unidade do material. Após o término do LCMD, o professor poderá solicitar acompanhamento individual. Nessa etapa, com duração de seis meses, serão desenvolvidos o planejamento completo do curso e as demais unidades da disciplina ou curso, a gravação das videoaulas, a criação dos objetos de aprendizagem, a realização do processo editorial (ISBN, Ficha Catalográfica, impressão ou e-book), a implementação dos materiais e atividades no Moodle e a redação do restante do “Caderno de Avaliações e de Chaves de Correção”.

Vagas e público-alvo 

As vagas serão destinadas a professores efetivos da UFMG com demandas especificas de produção e/ou revisão de materiais didáticos para Educação a Distância – EaD. Os professores deverão manifestar interesse junto aos diretores e/ou chefes de departamento de sua unidade ou contatar a Assessoria Pedagógica do Caed.

Certificação 

Para obter o certificado, o participante deverá concluir as dez etapas propostas pelo laboratório, observando os prazos previstos durante a oferta.

Contatos 

ead@ufmg.br e (31) 3409.4638