A pós-graduação lato sensu em “Tecnologias Digitais e Educação 3.0”, na modalidade semipresencial, visa apresentar aos profissionais da Educação Básica os novos conceitos da educação contemporânea, seus desafios e suas possibilidades, para que estejam em consonância com as mudanças constantes desta sociedade tecnológica.

Com caráter de formação continuada, a especialização tem um escopo curricular que possibilita a ampliação do conhecimento sobre tecnologias digitais e como podem ser utilizadas, tanto em sala de aula, como em outros cenários para além da escola. Traz, também, um conceito inovador de Educação 3.0 e como esta mudança altera as formas de ensinar, aprender e de fazer a gestão da comunidade escolar. Contíguo a isso, a inovação tem sido um importante assunto em governança corporativa do Estado e, portanto, faz-se necessário levá-lo para a escola.

A Educação 3.0 é o modelo que se pretende para uma sociedade 3.0, em que se espera das pessoas a capacidade de solucionar, de forma colaborativa, problemas do cotidiano. Assim, a Educação 3.0 busca desenvolver nos estudantes as habilidades que eles necessitam para desempenhar atividades acadêmicas e profissionais, com vistas ao sucesso em suas carreiras e participação ativa numa sociedade democrática.

Vale destacar que a Educação 3.0 não se limita à substituição de ferramentas educacionais, pois constitui uma nova concepção do que ensinar – conteúdos, do como ensinar – metodologia, com o que ensinar – recursos didáticos, inclusive, tecnológicos e o que desenvolver – habilidades para novos contextos sociais, políticos e econômicos.

MODALIDADE: especialização

CARGA HORÁRIA: 420 horas, integralizadas em quatro semestres. Estima-se a realização de entre três e quatro encontros presenciais por semestre.

PÚBLICO: professores, educadores e profissionais administrativos da Rede Pública da Educação Básica.

MATRIZ CURRICULAR: O curso é organizado em dois eixos: Concentração e Dispersão. No primeiro estão incluídas as disciplinas obrigatórias com temáticas do campo educacional e das tecnologias digitais. O segundo compreende atividades ao final de cada disciplina obrigatória do Eixo Concentração, cujos temas serão de livre escolha do aluno e deverão ser utilizadas tecnologias digitais já trabalhadas no curso. Com este método, o aluno terá o seu Portfólio Digital produzido ao longo dos quatro semestres da especialização.

Confira a matriz curricular em detalhes.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Tânia Margarida Lima Costa

INFORMAÇÕES: (31) 3409-5179 e cp-tecnodigital@ufmg.br.