O Caed Virtual é uma sala de aula virtual na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso pela internet. O Centro utiliza a plataforma Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mais utilizados no mundo. Os AVAs são espaços virtuais compostos por recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino e aprendizagem. Por ser um software livre, o Moodle foi customizado e adaptado para atender às necessidades e exigências das formações ofertadas pelo Caed Virtual.

Os estudantes têm acesso à plataforma após a aprovação em seleção e cadastramento, por meio do qual recebe um usuário e uma senha pessoal para acesso, que pode ser feito a partir de qualquer computador conectado à internet. É por meio do Caed Virtual que o usuário poderá acessar os conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, interagir com outros usuários nos fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.