Trata-se de curso de pós-Graduação lato sensu, especialização, na modalidade a distância, cuja organização curricular está fundamentada em uma abordagem contextual, estruturada em eixos temáticos que articulam as disciplinas.

Os temas que integram cada eixo propiciam o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos alunos, bem como a compreensão dos processos de trabalho e seu aprimoramento institucional.

A proposta visa oferecer um instrumental teórico vinculado à prática e aos contextos de trabalho em instituições federais de ensino.

Carga horária e matriz curricular: o curso terá uma carga horária total de 360 horas e sua organização curricular está estruturada em quatro eixos temáticos:

Eixo I – Iniciação à Administração Pública;

Disciplinas obrigatórias:

Metodologia Científica e Ambientação Virtual – 45h

Noções de Políticas Públicas – 45h

Eixo II – Desenvolvimento Profissional I;

Disciplinas obrigatórias: Tecnologias de Informação e Comunicação – 30h

Planejamento e Avaliação – 30h

Organização dos Processos de Trabalho – 30h

Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho – 30h

Eixo III – Desenvolvimento Profissional II;

Disciplina obrigatória:  Gestão da Estrutura Universitária – 30h

Disciplinas optativas:

(O cursista deverá escolher uma dentre as abaixo relacionadas)

Gestão Financeira, Contábil, Patrimonial e Suprimentos – 120h

Gestão Pedagógica: Temas Educacionais – 120h

Gestão de Recursos Humanos – 120h

Gestão Tecnológica e Ciência da Informação – 120h

Gestão em Saúde Pública – 120h

Eixo IV – Projeto de Intervenção

Objetivos:

1. qualificar servidores das instituições públicas de ensino, com foco nas atividades de trabalho;
  2. Estimular a qualificação no contexto de trabalho;
  3. Promover melhorias nos processos e ambiente de trabalho;
  4. Incentivar novas práticas de gestão;
  5. Gerar a certificação por meio de curso de pós-graduação.

Público alvo: o curso é dirigido, prioritariamente, aos servidores técnicos e administrativos das instituições de ensino que possuam curso de graduação em qualquer área de conhecimento e também a interessados sobre a área.

Modalidade: especialização

Organização: o curso está organizado em 7 disciplinas obrigatórias e 1 disciplina optativa. A produção do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou artigo científico se concentra no último módulo, mas é encaminhada desde o início do primeiro eixo. O curso tem a duração de 18 meses, com a previsão de 6 a 7 encontros presenciais. Será possível ao cursista que, eventualmente, esteja impossibilitado de comparecer ao polo acompanhar as aulas via webconferência. As avaliações serão presenciais.

Contato:

gifes.fae.ufmg@gmail.com  ou pelo telefone: (31) 3409-7489.