36º Festival de Inverno da UFMG: Arte - fronteiras contemporâneas

Histórico

Criado em 1967 por um grupo de professores da Escola de Belas Artes da UFMG e da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, o Festival de Inverno da UFMG é hoje um dos maiores programas de extensão das áreas de artes e cultura, promovido por uma instituição de ensino superior no país. Por suas oficinas e cursos já passaram milhares de inscritos e, se somados os espectadores e participantes de outros eventos, como shows e exposições, este número chega a quase um milhão.

Em suas edições anteriores, o Festival esteve presente em Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei, Poços de Caldas e Belo Horizonte. O evento é realizado anualmente, no mês de julho, sempre mantendo sua proposta fundamental de ser um espaço de iniciação, aprofundamento, experimentação e pesquisa de novas linguagens artísticas. No ano 2000, o Festival retornou à Diamantina, segunda cidade mineira a ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em suas 35 edições, o Festival de Inverno da UFMG ofereceu inúmeros cursos e oficinas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais/Mídia Arte, Literatura e Cultura, Música e Projetos Especiais, sempre fiel ao objetivo que fundamentou sua criação: proporcionar a seus freqüentadores a oportunidade de se iniciarem ou se aprofundarem, através da experimentação e pesquisa, no conhecimento de novas linguagens artísticas. Suas atividades são destinadas a profissionais das áreas de Artes, Letras e Comunicação, além de professores e estudantes.

Em cada uma das áreas são propostas oficinas de iniciação, inclusive para crianças e adolescentes, e de atualização. Paralelamente, tem sido oferecida ao público uma agenda de eventos composta por espetáculos de dança, teatro, shows de música popular, recitais, palestras, lançamentos de livro, exposições de artes plásticas e de fotografia e mostras finais das oficinas. Outro fator importante a ser destacado é a função social do Festival de Inverno da UFMG, que vem promovendo o desenvolvimento regional e a formação de recursos humanos na área cultural.

Financiamento

O Festival de Inverno da UFMG é viabilizado financeiramente graças às parcerias mantidas entre a UFMG e instituições públicas e privadas. O aporte financeiro é totalmente realizado por patrocínio e pelas leis de incentivo à cultura, cabendo à UFMG toda infra-estrutura gerencial, executiva e a cessão de equipamentos.

Sua atual inserção na histórica cidade de Diamantina leva em consideração a importância de seu potencial artístico-cultural e sua interação com a área de meio ambiente. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação e especialização dos recursos humanos de toda a região e aproveitar a riqueza do seu meio ambiente como recurso indispensável à consolidação do crescimento do potencial turístico regional.

Arte & experimento

Na abordagem das propostas ligadas ao fazer artístico, que constituem a coluna mestra do Festival, são priorizadas as questões da arte contemporânea e suas manifestações experimentais. As oficinas são distribuídas entre cinco grandes áreas: Artes Cênicas - propõe oficinas direcionadas para o ensino e a prática da dança e do teatro; Artes Plásticas - procura privilegiar as manifestações artísticas ligadas ao desenho, à escultura, à gravura, à pintura e às mídias contemporâneas; Mídia Arte - as propostas estão voltadas para o ensino e a prática da fotografia, do cinema, do vídeo e da multimídia; Música - são abordadas questões direcionadas ao ensino e às múltiplas formas de manifestações musicais, como instrumentação, canto, regência, composição, arranjo, etc; Literatura e Cultura - procura estabelecer uma conexão entre estas várias formas de expressão artística, através do pensamento, da palavra falada e escrita.

Projetos Especiais

A área de projetos especiais permite articular uma íntima relação entre as manifestações artísticas e outras áreas de conhecimento, ampliando a potencialidade do processo criador e estabelecendo novos desafios para a pesquisa e a prática artística.

Eventos

Área onde é possível promover uma série de ações disseminadoras da cultura e das manifestações artísticas experimentais. Os eventos promovidos pelo Festival têm sido responsáveis pela grande divulgação do projeto do Festival, através do elevado número do público e pela mídia espontânea. Aberto principalmente às novas linguagens, a participação no elenco de eventos do Festival de Inverno da UFMG tem sido uma oportunidade para o desencadeamento de ações criativas e consolidação de grupos artísticos de renome nacional e internacional.

Desdobramentos

A realização do 36º Festival de Inverno da UFMG na cidade de Diamantina, em julho de 2004, mantém sua intenção original de ser um espaço diferenciado para o aprofundamento e a experimentação no campo das artes e consolida, também, as propostas de desenvolver o potencial turístico da região e de fortalecer suas manifestações artísticas, bem como de promover a formação de pessoal na área de patrimônio cultural.

Outro objetivo é promover, com o "produto Festival", uma ação continuada para além de seu período de realização, com conseqüentes ganhos sociais, culturais, institucionais e permanente visibilidade para todos os parceiros envolvidos.

 

Home & histórico

Proposta conceitual

Matrículas & informações gerais

Notícias

Informações turísticas e mapa

Hotéis e pousadas
Expediente, patrocínio & apoio

Eventos

Artes cênicas
Artes plásticas
Literatura e cultura
Mídia arte
Música
Projetos especiais