Artes Plásticas

Procurando desenvolver a reflexão, a experimentação e a pesquisa -- característica fundamental do ensino das artes nas universidades -- em oficinas que privilegiam linguagens tradicionais, como a pintura, a escultura, a gravura, o desenho e a produção gráfica, a área de artes plásticas visa oferecer aos seus participantes vivências originais no âmbito de questões vitais da arte contemporânea, assim como dialogar com a cidade de Diamantina em suas múltiplas fontes de identidade cultural.

Coordenador

Mário Zavagli (UFMG) – pintor, desenhista e gravador, Mário Zavagli é professor adjunto da Escola de Belas-Artes da UFMG. Atuou como coordenador e professor em várias edições do Festival de Inverno, tendo realizado vinte e cinco exposições individuais e participado de mais de duas centenas de mostras coletivas, no Brasil e no exterior.

Subcoordenador

Clébio Maduro (UFMG) – professor de gravura e chefe do departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Realizou 92 exposições coletivas, 14 individuais e obteve 12 prêmios em diversos salões de arte. Integra a equipe do Festival de Inverno desde 1978, como coordenador, sub-coordenador e professor.


OFICINA DE INICIAÇÃO

INTRODUÇÃO À ESCULTURA CINÉTICA OU MECÂNICA BÁSICA PARA ARTISTAS

Conhecer e construir máquinas simples: plano inclinado, alavanca e polia. Construir objetos cinéticos movidos por manivela, gravidade, água, vento ou eletricidade. Enfoque na plasticidade das máquinas e em seus movimentos. Ilustração com exemplos na história da arte e da ciência. Animação de objetos. Estímulo e prática destes conhecimentos para fins artísticos.

Professor Guto Lacaz (SP)

Arquiteto e artista plástico.

Público-alvo: pessoas com habilidade manual, admiradores do desenho, da geometria e da precisão ou interessados no funcionamento das coisas em geral.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 26 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: 1 placa de compensado com 20x20x0,3cm, 1 placa de compensado com 40x40x0,3cm, 1 tesoura, 1 estilete, 1 alicate normal, 1 alicate de bico, 1 alicate de corte, 1 compasso, 1 régua, 1 esquadro 45 graus, 1 esquadro 30 graus, 1 lápis HB, 1 martelo, pregos pequenos, 1 rolo de fita crepe, 1 rolo de barbante, 1 massa tipo Durepox, 1 cola branca Cascorez, 1 cola Araldite super-rápida, 1 cola de contato tipo 3M, papel canson, papel amarelo, azul, vermelho, branco e preto, papel madeira (de sapateiro) e papel cartão triplex.
Preço: R$ 50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

A PINTURA ALÉM DA PINTURA

Unir a prática da pintura aos conceitos que a ela são inerentes, numa tentativa de redescoberta e inserção da arte pictórica no contexto da arte contemporânea, levando em consideração os diálogos que se concretizaram entre a pintura e as novas técnicas artísticas, como a instalação, a fotografia e o vídeo.

Professor Marco Paulo Rolla (BH)

Graduado em Artes pela Escola de Belas-Artes da UFMG e Mestre pela Rijksakademie van Beeldende Kunste – Amsterdam, Holanda. Expondo suas obras desde 1986, fez individuais no Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda. Participou de exposições coletivas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Rohrbach Zement, Dottemhausen, Alemanha; Muu Gallery, Helsink, Finlândia e na Foundazione Pistoletto, Italy. Ganhou o Prêmio Aquisição do Salão Nacional da Funarte, Rio de Janeiro, por duas vezes, e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Trabalho incluído em coleções do Museu de Arte Moderna de São Paulo; Instituto Cultural Itaú, São Paulo; Museu de Arte Moderna da Pampulha, Belo Horizonte, e Centro Cultural UFMG.

Público-alvo: artistas plásticos e estudantes de arte em geral.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 20 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: todo material pictórico de interesse do aluno.
Preço: R$ 80,00

ESCULTURA

Desenvolver e realizar projetos individuais em escultura, a partir da análise da paisagem e da coleta de materiais do entorno da cidade de Diamantina.

Professor Paulo Laender (BH)

Escultor, arquiteto e designer. Estudou desenho com Maria Helena Andrés, de 1960 a 1962, freqüentando a Escola Guignard. Especializou-se em litografia, fazendo parte do Grupo Oficina. Em 1963, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou gravura em metal no Museu de Arte Moderna, desenvolvendo trabalho em pintura. Retornando a Belo Horizonte, ingressou na Escola de Arquitetura da UFMG. Realizou documentários em cinema e os primeiros trabalhos em escultura e joalheria. A partir de 1970, realizou viagens de estudos e pesquisas na Europa e no Oriente, expondo no Japão, nos Estados Unidos, na Espanha e na Alemanha, além do Brasil, onde participou de duas bienais de São Paulo. Reside e trabalha em Belo Horizonte, dedicando-se à arquitetura, à escultura e ao design, principalmente de jóias e mobiliário.

Público-alvo: artistas plásticos e estudantes de arte em geral.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: 1 bloco de desenho formato A3, 10 folhas de papel kraft pardo A1, lápis 6 B, 3 B e HB, lápis crayon soft, lápis sanguínea e fixador spray, trinchas média e larga, 3 pincéis redondos de cerdas suaves (grosso, médio e fino), martelo e alicate, aquarela, pastéis ou lápis de cor (lápis e canetas variadas).
Preço: R$ 80,00

FIGURA HUMANA, EXPERIMENTOS PARA O CORPO, O OLHAR E O DESENHO

Entender e potencializar as possíveis relações entre desenhista, modelo e superfície. Perceber o próprio corpo e seus reflexos no entendimento do desenho e da figura humana. Fomentar a reflexão em torno da apreensão e do significado da figura humana, ampliando o campo de abordagem do tema.

Professor Eugênio Paccelli (UFMG)

Graduado em desenho e mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFMG, onde, desde 1997, é professor de desenho. Entre as exposições coletivas de que participa, destacam-se: VII Integrarte, no Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, 1994; O que Você Quer Ser Quando Crescer? – Palácio das Artes, Belo Horizonte, e Abra/Galeria, São Paulo/SP, 1996; III Salão Unama de Pequenos Formatos, Galeria de Arte da Universidade Federal do Amazonas, 1977. The 40th Golden Pen of Belgrade/The 5th International Biennial of Illustration, Montenegro, 1998, e Belgrado, 1999; 26° Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, 2000. Realizou mostra individual de desenhos e pinturas, Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, 2000, e Cemig Espaço Cultural, Belo Horizonte, 2004. Participou de espetáculo Experimento I, no Projeto Itaú Cultural/Dança, fazendo a concepção plástica e intervenções em desenho, 2000-2003.

Público-alvo: artistas plásticos e estudantes de arte em geral.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: folhas de papel superwhite A1, gramatura 120, papel kraft A1, gramatura 120; bastões de pastel seco preto, branco e cores básicas; pincéis chatos de tamanhos variados e nanquim; potes de gouache, branco, preto e cores básicas; papéis de vários tipos para colagem; cola branca, tesoura; roupa confortável que possa sujar. O aluno poderá trazer outros materiais de desenho, à sua escolha, para práticas individualizadas.
Preço: R$ 80,00

PROCESSO SERIGRÁFICO NA GRAVURA EM METAL

Ampliar o conhecimento das possibilidades expressivas através do processo serigráfico na gravura em metal, com a utilização da fotomontagem, imagem digital e desenho direto sobre a matriz.

Professor Clébio Maduro (UFMG)

Professor de gravura e chefe do departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Realizou 92 exposições coletivas, 14 individuais e obteve 12 prêmios em diversos salões de arte. Integra a equipe do Festival de Inverno desde 1978, como coordenador, sub-coordenador e professor.

Público-alvo: artistas plásticos, estudantes de arte com conhecimento em serigrafia e gravura em metal.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: 5 a 10 imagens gravadas em tela serigráfica (processo fotográfico) com fio 120, 90 ou 77.
Preço: R$ 80,00

RUÍDOS, IMAGENS E OUTRAS GRÁFICAS

Instaurar um território híbrido, processado a partir da aproximação entre artes visuais e design gráfico. Um dos eixos centrais refere-se ao binômio texto-imagem, que será tratado fora de qualquer aspecto hierárquico e/ou estrutural. A rotina de trabalho estará organizada em quatro eixos temáticos: tipografia ilustrada – manipulação de catálogos de clichês e outros referentes tipográficos; projeto gráfico-editorial – livros de imagens e livro de artista; produção gráfica – formalização dos projetos desenvolvidos, contextualização e intervenção na cidade de Diamantina e adjacências, exploração, reconhecimento e releitura da iconografia local diamantinense; estudo de caso – Joan Brossa (poema-objeto e poesia visual: a revolta poética).

Professor Marcelo Drummond (UFMG)

Doutorando em Artes Visuais pela Universidad de Barcelona, Espanha. Designer Gráfico. Professor de Artes Gráficas e Análise do Processo Criativo do Departamento de Desenho. Coordenador do Laboratório de Artes Gráficas/Ilustração da Escola de Belas-Artes/UFMG. Membro do Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso (NECI) da mesma Escola.

Público-alvo: estudantes de artes visuais, design gráfico e áreas afins.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h30
Material do aluno: letras transferíveis (letraset, decadry, letrafácil) em tamanhos e fontes diferenciados, cola branca e bastão, estilete, tesoura, rolo de fita plástica larga opaca, tintas gouache e acrílica, pincéis em tamanhos diversos, régua de 30 cm, 2 blocos de papel superwhite A3.
Preço: R$ 80,00

TÓPICOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Garantir, durante o período de duração do Festival, um espaço experimental de reflexão, questionamento e troca de informações sobre conteúdos direta ou indiretamente ligados à produção contemporânea de arte. Vivências trazidas das práticas das outras oficinas serão bem-vindas. Ampliar horizontes de interlocuções surgidas ao longo da oficina com gravações e registros visuais das dinâmicas produzidas, assim como com produção de textos além da utilização de referências de textos, livros, revistas especializadas, slides, transparências, vídeos e DVDs. A oficina é parte integrante de todas as outras oficinas da área de artes plásticas.

Professor Marcos Hill (UFMG)

Bacharel em gravura pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis pelo CECOR-UFMG, Mestre em História da Arte pela Universidade Católica de Louvain-Bélgica. Atualmente, é professor de disciplinas teóricas na graduação e na pós-graduação da EBA-UFMG. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Público-alvo: alunos matriculados nas demais oficinas da área de artes plásticas.
Vagas: 90
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 8h às 10h
Material do aluno: duas resmas de papel A4 e canetas.
Oficina gratuita

 

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