Artes Cênicas

A área de Artes Cênicas pretende contemplar os universos do Teatro e da Dança, cada vez mais inseparáveis no mundo contemporâneo. O estudo do movimento apresenta-se, então, como um dos focos de atenção, seja no seu diálogo com o espaço ou na ampliação de sua expressividade cênica. Paralelamente, pretende-se também propor o exercício da criação espetacular a partir de diversos caminhos: a dança-teatro; a utilização das máscaras; a idéia de co-autoria entre atores, diretores e dramaturgos, através do processo colaborativo; a pesquisa das possibilidades de uma releitura contemporânea da obra clássica. Em especial, pretende-se estimular o debate sobre o conceito de contemporaneidade na arte e o seu caráter essencialmente intersemiótico.

Coordenador

Ernani Maletta (UFMG) – diretor, maestro, cantor, ator e professor do Curso de Artes Cênicas da UFMG. Atualmente, cursa o doutorado em Educação na FAE/UFMG. Integrante do Grupo Vocal Nós & Voz desde 1989. Diretor e regente fundador, desde 1988, do Coral Voz & Companhia, que, nos últimos anos, tem sido referência no meio coral por apresentar uma proposta inovadora, principalmente no que diz respeito ao aspecto cênico-musical. Desde 1994, assina a preparação vocal, arranjos vocais e direção musical de inúmeros espetáculos de teatro em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em especial com o Grupo Galpão. Recebeu diversos prêmios como Diretor Musical e Ator. Foi professor e coordenador de área em diversas edições do Festival de Inverno da UFMG. Como diretor, merecem destaque os espetáculos Circo místico (2001) e O Malandro (2003), realizados com o Coral Voz & Companhia e inspirados na obra de Chico Buarque.

Subcoordenador

Fernando Mencarelli (UFMG) – professor de Interpretação do curso de Artes Cênicas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Doutor em História pela Unicamp, com pesquisa sobre o Teatro Musical Brasileiro. Diretor dos espetáculos Lírios, A casa de Bernarda Alba, Alice e Divinas palavras. Consultor do Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM). Autor do livro Cena aberta, da Editora Unicamp.

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

A MÁSCARA COMO SEGUNDA NATUREZA DO ATOR

Proporcionar aos participantes o contato com exercícios corporais específicos para a utilização das máscaras e o desenvolvimento de dinâmicas de improvisação, individuais e em grupos. Realizar exercícios com máscaras neutras, larvárias, máscara inteira de olhos pintados e meia máscara expressiva que propiciam ao ator maior consciência do seu potencial corporal, intensificam sua presença cênica e, ao mesmo tempo, o colocam em situações expressivas que o afastam das suas características pessoais recorrentes, levando-o a adquirir maior capacidade e agilidade interpretativa e experimentando cada máscara como sua “segunda natureza”.

Professor Fernando Linares (UFMG)

Ator, professor e diretor teatral, ministra cursos e workshops de interpretação teatral em festivais, escolas e para grupos de teatro no Brasil e no exterior. Atual diretor do Teatro Universitário da UFMG, mandato 1999-2004, cargo que já havia ocupado no biênio 1993-1995, onde é também professor de Interpretação Teatral desde 1986. Coordenou várias edições da área de Artes Cênicas do Festival de Inverno da UFMG. Licenciado em Desenho e Plásticas pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Realiza oficinas e workshop de criação e confecção de máscaras teatrais.

Público-alvo: atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas com experiência comprovada em pelo menos uma destas áreas.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: roupa confortável para trabalho corporal. Calças bem largas e duas camisetas, sendo uma de manga curta e outra de manga comprida, ambas lisas, sem estampas. Como acessórios opcionais, cada participante poderá levar, se possível, barrigas, perucas, chapéus, guarda-chuvas, bengalas e malas.
Preço: R$ 80,00

AUTOR/CRIADOR/INTÉRPRETE EM DANÇA CONTEMPORÂNEA

Descobrir novas possibilidades de expressão através do movimento e estimular o potencial criativo de cada participante. Através de exercícios específicos e improvisações dirigidas, pretende-se desenvolver e ampliar a maneira particular que cada intérprete ou criador carrega no próprio corpo para se mover e se expressar, provocando novas descobertas através de um contato mais íntimo com o fazer individual e buscando compreender como esse fazer pode significar uma assinatura própria. Além disso, a oficina pretende abrir um canal de comunicação para o desenvolvimento de uma linguagem coreográfica.

Professora Lia Rodrigues (RJ)

Nasceu em São Paulo, onde se formou em balé clássico e estudou História na Universidade de São Paulo. Após ter participado ativamente do movimento de dança contemporânea em São Paulo, nos anos 70, integrou a Compagnie Maguy Marin, na França, entre 1980 e 1982. De volta ao Brasil, fundou a Lia Rodrigues Companhia de Danças em 1990, no Rio de Janeiro. Desde 1992, é a idealizadora e diretora artística do Festival Panorama RioArte de Dança, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, onde se apresentam as principais companhias de dança contemporânea brasileiras e internacionais. É também a programadora do projeto Quartas de dança na Universidade Gama Filho/ Rio de Janeiro, além de participar na idealização e curadoria de projetos em outras áreas como: Caixa de folia/Museu da República/Petrobras/Rio de Janeiro /1998 e Coração dos outros – Mário de Andrade/SESC/São Paulo/1999 – série de eventos sobre a cultura popular brasileira, com exposição, show de música, mostra de filmes etnográficos, espetáculos de dança e conferências.

Público-alvo: bailarinos, coreógrafos, atores e diretores com disponibilidade física e intelectual, com experiência nessas áreas.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 26 a 30 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: roupas confortáveis
Preço: R$ 50,00

CORPO: ASSUNTO DE ARTE

Abrir possibilidades de inter-relações no espaço, tendo o corpo como mediador do processo e usando como ferramentas alguns conceitos de dança contemporânea. Investigar o mover diretamente ligado ao pensamento de um espaço vivo. Produzir danças via improvisações que alimentem nosso discurso corporal. Por fim, trabalhar tendo como veículo o entendimento de um corpo que dança.

Professora Dudude Herrmann (BH)

Artista de dança. Faz parte da geração dos anos 70, tendo estudado no Transforma - Centro de dança contemporânea, onde exerceu as funções de bailarina professora e coreógrafa, sob direção de Marilene Martins. Trabalha em diversas companhias, entre elas Grupo Galpão e Cia. Burlantins. Dirige seu estúdio e é fundadora da Benvinda Cia. de Dança. Em 2003, elaborou e executou o projeto Poética de um andarilho, viabilizado pelo Programa de Bolsas Vitae de Artes. Atualmente, está na produção de seu livro Caderno de notação – a poética do movimento no espaço de fora.

Público-alvo: bailarinos, atores, pessoas afins e praticantes do saber corporal que tenham alguma prática física, noções básicas de dança contemporânea e disponibilidade.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: roupas preferencialmente de algodão, leves e confortáveis.
Preço: R$ 80,00

DRAMATURGIA DA CENA

Proporcionar a atores e bailarinos interessados em dança-teatro a oportunidade de exercitar a criação espetacular através de diferentes materiais, a partir da idéia de ação.

Professor Márcio Aurélio (SP)

Diretor teatral. Encenou Sófocles, Shakespeare, Goethe, Kleist, Brecht, Heiner Müller, Nelson Rodrigues, Alcides Nogueira. Agreste é o nome de seu último espetáculo, encenado a partir do texto de Newton Moreno. Fora do Brasil trabalhou como diretor convidado no DNT- Weimar (Deustschen Nationaltheaters und der Staatskapelle Weimar) e no Theaterhaus de Stuttgart. Recebeu os prêmios Molière, APCA, Mambembe, Shell. Professor doutor pelo Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Livre docente pelo Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp. É professor da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp.

Público-alvo: atores e dançarinos, com formação básica em teatro ou dança.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: roupas confortáveis para as aulas e roupas do dia-a-dia que venham a ser, eventualmente, necessárias para o trabalho.
Preço: R$ 50,00

0 MOVIMENTO EM CENA

Pesquisar e desenvolver os recursos de que dispõem os profissionais das artes cênicas – atores, dançarinos, cantores – para tornar mais expressivos seus gestos, mais significativos seus movimentos.

Professora Vivien Buckup

Coreógrafa e diretora. Vem atuando como preparadora corporal em diversos trabalhos com diretores como Roberto Lage, William Pereira, Gabriel Vilella, Fauzi Arap, Marcio Aurélio e José Possi Neto. Também colabora com importantes grupos teatrais como Galpão e Cia. do Latão. Estendeu essa atividade para o cinema e a TV, participando da preparação do elenco de longas-metragens como Memórias póstumas, de André Klotzel, e Nina, de Heitor Dallia, em fase de finalização. Foi responsável pela direção de Cenas de um casamento, de Ingmar Bergman; Para sempre, de Maria Adelaide Amaral; Por água abaixo de Ângela Dip, e Oscar Wilde de Elias Andreato.

Público-alvo: atores, bailarinos e cantores que tenham desenvolvido qualquer tipo de trabalho corporal regularmente, por um período mínimo de um ano.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 26 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h
Material do aluno: roupa leve que possibilite ampla movimentação.
Preço: R$ 50,00

PROCESSOS DE CRIAÇÃO COLABORATIVA

Pesquisar e experimentar o Processo de Criação Colaborativa, definido por Antônio Araújo (Teatro da Vertigem) como uma “metodologia de criação em que todos os integrantes, a partir de suas funções artísticas específicas, têm igual espaço propositivo, sem qualquer espécie de hierarquias, produzindo uma obra cuja autoria é compartilhada por todos”. Através desses princípios, orientar quatro equipes - formadas por 5 atores, 1 diretor, 1 dramaturgo - na montagem de 4 micro peças. Permitir, além do exercício da co-autoria entre os diversos criadores da cena, a possibilidade de uma revisitação do espaço urbano, contrapondo-lhe o conceito de arquitetura do abandono.

Professores: Maldita Cia. de Investigação Teatral (BH)

Formado pela dramaturga Nina Caetano, pela atriz Lica Guimarães, pelos diretores e atores Lenine Martins e Amaury Borges, pela cenógrafa Ines Linke e pelo diretor musical Ricardo Garcia, o grupo pesquisa, desde 2002, caminhos e instrumentos que possam resgatar a socialização da escrita cênica. Os rumos dessa pesquisa – iniciada a partir do contato com os princípios do Processo Colaborativo – nos conduziram à criação do projeto Cena 3x4 (em parceria com o Galpão Cine Horto) que visou à montagem, por meio desses princípios, de 4 peças, com dramaturgos, diretores e grupos. As peças foram apresentadas em novembro de 2003. O espetáculo Casa das Misericórdias, que estreou nas dependências de uma casa-bar abandonada, bem como esta oficina proposta para o 36º Festival de Inverno da UFMG, são frutos deste projeto.

Público-alvo: grupos teatrais, atores, diretores e dramaturgos com experiência profissional na área.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 28, sendo 20 para atores, 4 para diretores e 4 para dramaturgos.
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: roupa para trabalho prático e material para anotação. Levar elementos (fotos, textos, músicas, adereços, etc.) que possam servir como pontos de partida na construção de uma micro cena.
Preço: R$ 50,00

TEATRO MUSICAL: UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA

Pesquisar as possibilidades de uma releitura contemporânea do Teatro Musical Brasileiro de Arthur Azevedo, a partir da obra O Mambembe.

Professor Fernando Mencarelli (UFMG)

Professor de Interpretação do curso de Artes Cênicas da Escola de Belas-Artes da UFMG. Doutor em História pela Unicamp, com pesquisa sobre o Teatro Musical Brasileiro; diretor dos espetáculos Lírios, A Casa de Bernarda Alba, Alice e Divinas Palavras; consultor do Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM); autor do livro Cena Aberta, da Editora Unicamp.

Professor Chico Pelúcio (BH)

Integrante do Grupo Galpão desde 1984, participando como ator em diversos espetáculos, além de assinar a direção de Um trem chamado desejo. Diretor das operetas O Homem que sabia português e A Sombra do sucesso da Cia. Burlantins. Coordenador do Centro Cultural Galpão Cine Horto; ex-professor do Cefar da Fundação Clóvis Salgado. É especialista em Cinema pela PUC-MG (2003).

Professora Babaya (BH)

Fundadora da Babaya Escola de Canto voltada para o aprimoramento da voz no canto popular. Tanto na música como no teatro, Babaya é responsável pela preparação, direção vocal e musical de alguns principais nomes de atores, cantores, diretores, espetáculos de teatro e musicais em várias capitais do Brasil. Além de vasta experiência em cursos, oficinas e palestras, Babaya vem aprimorando cada vez mais sua pesquisa de expressão vocal de grande utilidade para a formação de personagens e interpretação de textos para a voz cantada e falada.

Professor Gustavo Cerqueira Guimarães (BH)

Psicólogo clínico (Instituto de Psicologia/PUC-MG); mestrando em Estudos Literários – Teoria da Literatura (Fale/UFMG); membro fundador do Grupo Foucault/Belo Horizonte; atuação como dramaturgo no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto (2001/2002); autor do livro Língua (poesia), Belo Horizonte: Selo Editorial (no prelo); professor e coordenador do curso de Extensão em Literatura Dramática e Teatro da UFMG (2001/2002) ao lado da professora doutora Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa e do prof. Ernani Maletta.

Professor Maurílio Rocha (UFMG)

Professor do curso de Artes Cênicas da UFMG, onde ministra disciplinas relacionadas à expressão vocal e à música para teatro. Compositor, cantor e violonista, iniciou suas atividades musicais no início da década de 80, quando integrava o grupo Chapéu do Sol. Integra o Grupo Vocal Nós & Voz desde o início dos anos 90. Autor de trilhas sonoras para importantes peças de teatro encenadas em Belo Horizonte, onde atua também como preparador vocal e musical de atores. Atualmente, prepara a gravação de seu primeiro CD individual, onde serão registradas algumas de suas composições para espetáculos teatrais. É doutor em Ciência pela UFMG (1998).

Público-alvo: atores profissionais com experiência em canto.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: roupas confortáveis e material para anotação. Se possível, levar instrumentos musicais e maquiagem cênica.
Preço: R$ 80,00

 

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