Projetos Especiais

Mantendo a mesma estrutura dos anos anteriores, a área de Projetos Especiais possibilitará o inter-relacionamento da arte e da cultura com outras áreas do conhecimento, tendo como sustentação a prática e a reflexão artísticas. É um espaço que permite ao Festival de Inverno estabelecer conexões culturais e político-sociais, além de promover encontros e o conhecimento em segmentos que são importantes para o desenvolvimento social e regional. Esta área também tem permitido, de forma continuada, manter uma agenda de programação internacional sempre ligada às questões da arte contemporânea, buscando novas fronteiras e desdobramentos, o que é possibilitado através de palestras, simpósios e seminários.

Coordenador

Fabrício Fernandino (UFMG) - escultor e professor de escultura da Escola de Belas-Artes da UFMG. Graduado em pintura e escultura, também é mestre em Artes pelo curso de mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes. Ministrou oficinas nos Festivais de Inverno de 1994 a 1996 e coordenou a área de Artes Plásticas de 1997 a 1999. Coordenador geral do Festival de Inverno da UFMG de 2000 a 2004. Diretor de Ação Cultural da UFMG desde março de 2003. Possui intenso envolvimento com atividades artísticas, acadêmicas, de extensão, projetos de ensino, orientações e pesquisas.

OFICINA DE INICIAÇÃO

CIRCO

Criar novas possibilidades de expressão e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento cultural, afetivo e social do aluno; desenvolver, de forma lúdica, a consciência corporal do participante, através de dinâmicas que o auxiliem a expressar suas emoções e a perceber o espaço e o movimento cênico; favorecer a socialização, despertando o interesse pelo outro e pela cultura. Desta forma, serão criadas situações de aprendizagem no fazer, no construir, no observar; nos sentimentos e nos pensamentos, que possibilitem uma construção coletiva e a ampliação da concepção de mundo.

Professora Clerinha Rocha (BH)

Formada no Curso técnico de formação de atores do Teatro Universitário da UFMG; aluna do 4º ano do Curso técnico de formação de artistas circenses na Spasso - Escola Popular de Circo. Participou da oficina Treinamento Técnico do Ator, ministrada pelo Grupo Lume, de São Paulo, em julho/2003. Instrutora da Oficina de iniciação em equilibrismo no 1º Festival Mundial de Circo, 2001 – Belo Horizonte/MG. Atuou na micropeça Presente de aniversário, sob a direção de Fernando Limoeiro, no 6º Festival Internacional de Teatro Palco e Rua – FIT-BH/2002. Ministrou aulas de circo para o Projeto BH Cidadania, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, no período de março a agosto/2003 e dezembro a maio/2004; atuou no espetáculo JB, no 35º Festival de Inverno de Diamantina/UFMG, de 2003; ministrante das aulas de teatro e circo no Programa Socioeducativo BH-TRANS para adolescentes de risco social, de 2001 a 2003; monitora das aulas de circo para adultos na Spasso - Escola de Circo, de maio a dezembro/2003.

Professor Rafael Pereira (BH)

Estudou geologia na UFMG, de 2001 a 2003. Aluno do 4º ano do curso de formação para artistas circenses na Spasso - Escola Popular de Circo. Participou do 3º Encontro internacional de malabares, circo e percussão do Brasil, 2001 – Porto Alegre/RS; instrutor da Oficina de iniciação em malabarismo no 1º Festival Mundial de Circo, 2001 – Belo Horizonte/MG; participação no 1º Encontro brasileiro de malabarismo, 2002 – São Paulo/SP; participação na Oficina Sombra de Minas – FIT, 2002; coordenador dos 1º e 2º Encontros carnavalescos de malabarismo, 2003 e 2004 – Barroso/MG; professor da Oficina de circo infantil na Spasso - Escola Popular de Circo, em 2002 e 2003; performances circenses em eventos gerais e espetáculos produzidos pela Spasso.

Professora Olívia Lima (BH)

Formada em Educação Física, com ênfase em licenciatura, pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG, 2003. Graduanda do 9º período de Educação Física com ênfase em bacharelado, pela mesma escola, 2004. Aluna da Spasso - Escola Popular de Circo na Oficina de circo para adultos, 2003. Professora de Educação Física de 1ª à 4ª séries, na Escola Estadual Britaldo Soares, em 2003; estagiária na Oficina de circo infantil na Spasso, em 2003; professora da Oficina de circo infantil na Spasso, em 2004.

Professor Cassiano Inácio Garcia (RJ)

Superior incompleto no curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de Ouro Preto. Iniciou os estudos e treinamentos circenses com o grupo Circovolante, de Mariana/MG. Concluiu um ano do curso de formação circense na escola de circo SPASSO, em Belo Horizonte/MG e, atualmente, é aluno da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, onde está concluindo o curso de Artes Circenses, com especialização em acrobacia aérea. Ministrou a oficina de iniciação A arte circense, na Semana da Cultura realizada pela PUC/MG. Participou em apresentações e espetáculos como malabarista, equilibrista e acrobata. Realizou, também, aulas de balé clássico, balé moderno e jazz. Participou dos 2º e 3º Festivais de monólogos e música MoMu, em Ouro Preto/MG, como compositor, sonoplasta e ator.

Público-alvo: adolescentes a partir de 13 anos e adultos (turma A); crianças de 7 a 12 anos (turma B)
Vagas: 30, para cada turma, sendo 15 bolsas por turma para estudantes da rede pública de Diamantina
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h (turma A) e 14h às 17h (turma B)
Material do aluno: roupas confortáveis
Preço: R$ 40,00

SEMINÁRIO

ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO ENTRE DESIGN E ARTESANATO

Unir pontos de interesse e ações que vêm sendo desenvolvidas no campo da produção artesanal e que, ainda que pertinentes, permanecem restritas a territórios específicos. Pretende-se plantar sementes de uma atuação mais sistemática, levando em conta o potencial e as características dos vários personagens que participam dessa dinâmica, ou seja, a Prefeitura Municipal de Diamantina, com seu potencial turístico e cultural de patrimônio da humanidade; o Sebrae/MG, com sua política de estímulo ao desenvolvimento social em geral, e de apoio às iniciativas do artesanato na região, em particular; o Festival de Inverno da UFMG, com sua tradição de fórum cultural, canalizador e irradiador das novas tendências de criação cultural e o Laboratório Piracema de Design, como mentor científico e realizador pedagógico do Projeto Faber: capacitação de profissionais para atuação em programas de artesanato, em parceria com o Sebrae/RS, como a primeira iniciativa do gênero no país. Ao final do Seminário, os participantes deverão elaborar um documento conclusivo, abordando os principais pontos levantados e sugerindo diretrizes.

Coordenadora

Heloísa Crocco (RS) – currículo específico para experiência no setor artesanal - tem participado de projetos no setor artesanal desde 1986. Entre eles, destacam-se: Artesanias de Colômbia, Interdesign, Manos Del Uruguay, Laboratório Brasileiro de Design e Projeto Encontro. Participação nos Festivais de Inverno da UFMG, em Ouro Preto/MG. Coordenadora da área de design do projeto Mão Gaúcha, fomentado pelo Sebrae/RS. Segue continuamente aperfeiçoando o método de trabalho neste setor, cuja base para reflexão e produção origina-se de matrizes referenciais locais, sinalizadas por olhares inaugurais, e objetiva o envolvimento social com a opção Brasil.

Professora Ana Luisa Cuervo Lo Pumo (RS)

Arquiteta formada em 1974 pela UFRGS e pós-graduada em Projeto de Produto - Desenho Industrial, em 1992, pela PUC/RS. Atua em arquitetura de interiores residenciais e comerciais e em design, desenvolvendo produtos para indústria moveleira. Obteve diversos prêmios de design, tais como: Museu da Casa Brasileira (SP), Salão Movelsul (RS), Ibama, etc. Na área do artesanato, fez parte da formação do projeto Mão Gaúcha desde 1998; atualmente, atua no Programa de Artesanato da Funmissões; no Projeto Faber - capacitação de profissionais para atuação em programas de artesanato, em parceria com o Sebrae.

Professor Fábio Del Re (RS)

Estudou fotografia na New England School of Photography (1988-1989), em Boston/EUA. No período de estudos, foi distinguido com os prêmios School Honors e Honors in Black and White (1989). Em Porto Alegre, passou a trabalhar no projeto Mão Gaúcha e Rota Missões do Sebrae/RS, como fotógrafo dos processos e produtos que ilustram os catálogos. Desenvolve trabalhos de registro de arquitetura e decoração para revistas especializadas; catálogos para museus e empresas gaúchas de design. Dedica-se também a um trabalho autoral e experimental com exposições individuais e coletivas.

Professor José Alberto Nemer (BH)

Artista plástico e professor-titular da Escola de Belas-Artes da UFMG (1974 a 1998). Lecionou Arte Brasileira na Sorbonne/Paris (1974 a 1979). É doutor em Artes Plásticas pela Universidade de Paris e integrou, como pesquisador convidado, a equipe Funções Sociais e do Imaginário nas Artes e nas Literaturas, na Escola de Altos Estudos de Paris e no CNRS/Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França. Foi um dos criadores e é gestor científico do Laboratório Piracema de Design, voltado para a pesquisa da forma na cultura brasileira.

Maria Cristina de Azevedo Moura (RS)

Arquiteta formada em 1974 pela UFRGS, atua em projetos residenciais e comerciais e em design no desenvolvimento de produtos para empresas, como Saccaro, Tok Stok, Habitart, obtendo expressiva premiação nacional. Na área do artesanato fez parte da formação do projeto Mão Gaúcha e, atualmente, trabalha no Programa de Artesanato da Funmissões e no Projeto Faber - capacitação de profissionais para atuação em programas de artesanato, em parceria com o Sebrae.

Público-alvo: coordenadores de programas de artesanato, representantes de empresas ligadas à atividade sociocultural, líderes comunitários e/ou de cooperativas profissionais do setor; artesãos, técnicos do Sebrae.
Vagas: 30
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: material para anotação
Preço: R$ 60,00

Apoio: Sebrae/MG

ENCONTRO DO COMITÊ ACADÊMICO DE PRODUÇÃO ARTíSTICA E CULTURAL - ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO – AUGM

A INVESTIGAÇÃO E A PRÁTICA DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DENTRO DAS UNIVERSIDADES DA AUGM

Criado em agosto de 1991, o Grupo Montevideo é, hoje, composto por 16 universidades brasileiras e estrangeiras, conveniadas entre si, com objetivos nítidos de contribuir para o fortalecimento e a consolidação da massa crítica de recursos humanos de alto nível, da pesquisa científica, tecnológica e cultural, dentre outros. A Universidade Federal de Minas Gerais passou a integrar o grupo em 2003, com representantes dos vários segmentos do conhecimento acadêmico. Como resultado imediato dessa ação integrada na área cultural, o Festival de Inverno da UFMG abre espaço para um encontro internacional com representantes das universidades que compõem o Comitê Acadêmico de Produção Artística e Cultural, com o objetivo de refletir sobre o papel da produção artística contemporânea no âmbito da discussão de uma política cultural universitária interinstitucional, além de estabelecer uma pauta de convênio para efetivar o intercâmbio entre os docentes, artistas e pesquisadores e discutir as ações diretivas traçadas pelos encontros anteriores. Está previsto, para o último dia, o fechamento das idéias, com a redação de um manifesto interinstitucional sobre a produção da arte contemporânea dentro das universidades envolvidas e as suas possibilidades de intercâmbio.

Universidades participantes:

Uruguai: Universidad de la Republica;
Argentina
: Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional de Tucumán, Universidad Nacional de La Plata, Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosario, Universidad Nacional de Cordoba;
Paraguai
: Universidad Nacional de Assunción;
Brasil
: Universidades Federais de Minas Gerais, de Santa Catarina, de Santa Maria, de São Carlos, do Paraná, do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual de Campinas
Público-alvo: representantes das universidades conveniadas ao Grupo Montevideo. As palestras estarão abertas ao público interessado.
Vagas: 30
Período: 28 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h30 (palestras - dias 28 e 29) e 9h às 12h30 e 14h às 17h (grupo de trabalho - dia 30)
Material do aluno: material para anotação
Preço: gratuito

SIMPÓSIO

ARTE: FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS

Permitir ampla discussão sobre as novas fronteiras da arte e seus desdobramentos nos vários campos de ação, com a participação de convidados de expressão nacional e internacional das áreas de artes cênicas, artes plásticas, literatura e cultura, mídia arte e música.

Coordenador

Fabrício Fernandino (UFMG) - escultor e professor de escultura da Escola de Belas-Artes da UFMG. Graduado em pintura e escultura, também é mestre em Artes pelo curso de mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes. Ministrou oficinas nos Festivais de Inverno de 1994 a 1996 e coordenou a área de Artes Plásticas de 1997 a 1999. Coordenador geral do Festival de Inverno da UFMG de 2000 a 2004. Diretor de Ação Cultural da UFMG desde março de 2003. Possui intenso envolvimento com atividades acadêmicas, extensão, projetos de ensino, orientações e pesquisas.

Público-alvo: estudantes de arte, artistas, professores das várias áreas da produção artística; produtores culturais, profissionais ligados às artes e interessados em arte contemporânea.
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 18h às 20h30
Vagas: 100
Preço: R$ 80,00

Palestras

Mídia Arte

Coordenador da mesa – Rodrigo Minelli (UFMG)
Dia 19 Desafios do cinema brasileiro contemporâneo: entre idéias, estéticas e orçamentos - Cao Guimarães, Marcelo Gomes e Rafael Conde
Dia 26Infiltração: desvendando estruturas, códigos e pensamentos em Mídia Arte – Gisele Bieguelman, Mario Ramiro e Sagi Groner

Artes Plásticas

Coordenador da mesa – Mário Zavagli (UFMG)
Dia 20 – Marco Paulo Rolla e Marcos Hill
Dia 28Santos Dumont designer - Guto Lacaz

Música

Coordenador da mesa – Mauro Rodrigues (UFMG)
Dia 21 - Música ritual de tradição popular e suas fronteiras de interação social - Glaura Lucas
Dia 27 - O piano americano, as fronteiras - Cliff Korman

Artes Cênicas

Coordenador da mesa – Ernani Maletta (UFMG)
Dia 22 - Processos de criação no teatro contemporâneo – Chico Pelúcio e Márcio Aurélio
Dia 29 - As tendências da dança contemporânea – Dudude Herrmann, Lia Rodrigues e Vivien Buckup

Literatura e Cultura

Coordenadora da mesa – Maria Antonieta Pereira (UFMG)
Dia 23 Literatura e Cinema no Brasil Contemporâneo - Sylvio Back e Wander Melo Miranda
Dia 30Políticas e Poéticas do Espaço: Argentina e Brasil - Adriana Amante

 

Home & histórico

Proposta conceitual

Matrículas & informações gerais

Notícias

Informações turísticas e mapa

Hotéis e pousadas
Expediente, patrocínio & apoio

Eventos

Artes cênicas
Artes plásticas
Literatura e cultura
Mídia arte
Música
Projetos especiais