Música

As formas de expressão da música nascem de um diálogo entre a prática da linguagem e a reflexão e criação a partir dela. Mesmo na música tradicional, nas manifestações que as comunidades preservam, existe esta interferência. É nessa fronteira entre o saber especulativo e o experienciado que vão transitar as oficinas de música neste Festival. Isto incluirá uma reflexão sobre a composição contemporânea, percorrendo os caminhos da prática musical e seus processos criativos, como a improvisação, indo até a pesquisa etnomusicológica. É nessa fronteira entre a música popular e a música erudita contemporânea que se inserirá nossa pesquisa. Nossa busca é muito mais no sentido de fazer uma pergunta do que de delimitar a fronteira. Interessa-nos compreender e ser ativos na produção de um conhecimento livre de fronteiras.

Coordenador

Mauro Rodrigues (UFMG) – graduado em flauta pela Escola de Música da UFMG; mestre em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Participou do programa de Professor Visitante da Escola de Música da UFMG. Foi Pesquisador Visitante pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Atualmente, é professor da Escola de Música da UFMG. Tem atuado como compositor, arranjador e instrumentista em apresentações e gravações de artistas como: Adélia Prado, Babaya, Milton Nascimento, Rudi Berger, Toninho Horta, Hermeto Paschoal, Paulinho Pedra Azul, Nelson Aires, Tavinho Moura, Juarez Moreira e Beto Guedes, dentre outros.

Subcoordenadora

Guida Borghoff (UFMG) – pianista camerista, fez seus estudos de música em São Paulo e na Alemanha, onde concluiu os cursos de Música de Câmara e de Acompanhamento de Canções (Liedgestaltung). Atualmente, é professora adjunta da Escola de Música da UFMG e apresenta-se freqüentemente em concertos de câmara com diversos instrumentistas e cantores. Faz parte do grupo de pesquisa Resgate da canção brasileira, formado por professores da UFMG, que realiza concertos e edições para divulgação da canção de câmara brasileira e prepara um guia de comentários analítico-interpretativos deste repertório. Foi coordenadora da Área de Música dos 34º e 35º Festivais de Inverno da UFMG.

OFICINA DE INICIAÇÃO

INTRODUÇÃO À PESQUISA ETNOMUSICOLÓGICA: A OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Favorecer o exercício da escuta e do olhar na experiência de campo a partir de reflexões teóricas sobre a Etnomusicologia, tendo como espaço de aprendizado e interação um grupo pertencente a uma tradição musical local. O processo será registrado em vídeo e editado para ser compartilhado ao final da oficina.

Professora Glaura Lucas (BH)

Mestre em Artes/Musicologia pela ECA/USP e doutoranda em Música/Etnografia das Práticas Musicais na UNI-Rio. Sua dissertação de mestrado recebeu o primeiro lugar do Prêmio Sílvio Romero da Funarte, em 1999 e foi publicada pela Editora UFMG – Os Sons do Rosário: o Congado Mineiro dos Arturos e Jatobá – em 2002. Tem ministrado cursos na Escola de Música da UFMG, como professora convidada, e é colaboradora de pesquisa do Laboratório de Etnomusicologia da UFMG.

Público-alvo: músicos e estudantes de música, estudantes das áreas de Ciências Humanas, professores de música e educação artística e interessados em geral, com ensino médio completo
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 12h30 – disponibilidade em outro horário para pesquisa de campo
Material do aluno: material para anotação. O aluno pode ainda levar seu próprio material de registro: câmera fotográfica, gravador, filmadora, etc.
Preço: R$ 50,00

OFICINAS DE ATUALIZAÇÃO

A CLARINETA E SEU REPERTÓRIO: ERUDITO E POPULAR

A clarineta no repertório erudito e popular. Abordagem de aspectos técnicos, estilísticos, interpretativos e da improvisação na música popular.

Professor Paulo Sergio Santos (RJ)

Primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1977. Clarinetista do Quinteto Villa-Lobos desde 1975. Professor de clarineta da UNI-Rio. Regente e idealizador da Camerata Universitária Gama Filho. Entre outros concursos, foi vencedor do Concurso Jovens Talentos (Goiânia, 1975), Jovens Instrumentistas da TV Globo (1974), Jovens Cameristas Brasileiros (1982), Concurso Eldorado de Música (1985), Concurso Acanthes de Interpretação de Música Contemporânea (Paris, 1985), Prêmio Sharp de 1995, Melhor CD Instrumental/Melhor Grupo Instrumental/ Prêmio Carlos Gomes de Música com o Quinteto Villa-Lobos (2000), Prêmio Rival, de 2002. Foi solista das seguintes orquestras: Sinfônica Brasileira/Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro/Filarmônica do Rio de Janeiro/Sinfônica de Porto Alegre/Sinfônica do Teatro Cláudio Santoro, de Brasília/ Orquestra Sinfônica de San Antonio (EUA).

Público-alvo: estudantes e profissionais de clarineta que saibam tocar o instrumento e tenham conhecimento básico de leitura musical
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: clarineta, palhetas e boquilhas
Preço: R$ 50,00

A POLIFONIA NAS INTER-RELAÇÕES TEXTO/MÚSICA

Desenvolver análise das manifestações polifônicas a partir das inter-relações texto/música em obras de gêneros e períodos diversos.

Professor Oilliam Lanna (UFMG)

Professor da área de composição da Escola de Música da UFMG, obteve título de Mestre em Música/composição pela Universidade de Montreal (Canadá). Doutorando pela Faculdade de Letras da UFMG em Estudos Lingüísticos: análise do discurso, tendo freqüentado seminários de pós-graduação na Universidade de Genebra. Além de compositor, tem atuação como regente, dirigindo obras desde o barroco até o contemporâneo, incluindo diversas estréias.

Público-alvo: estudantes das áreas de composição, canto, instrumentos e literatura
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: material para anotação
Preço: R$ 50,00

CONTRABAIXO MODERNO

Abordar, através da performance e da análise, as principais técnicas do contrabaixo elétrico atual.

Professor Ivan Corrêa (BH)

Contrabaixista, violonista, professor, arranjador, produtor e diretor musical. Como professor, trabalhou na Escola Música de Minas, na escola Ad Libtum, na Pro-Music, além de ministrar aulas particulares e um extenso circuito de oficinas, workshops e master classes de contrabaixo, harmonia e improvisação. Já tocou e gravou com nomes como Marco Antônio Araújo, Marcus Vianna e Sagrado Coração da Terra, Edição Brasileira, Toninho Horta, Nivaldo Ornellas, Wagner Tiso, Lô Borges, Flávio Venturini, Milton Nascimento (com quem gravou um DVD), João Bosco, Jane Duboch, Leni Andrade, Dominguinhos, Uakti, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marku Ribas, Marcos Resende, Túlio Mourão, Paulo Jobim, Simone Caymmi, Simone Guimarães, Sivuca, Naná Vasconcelos, Rudi Berger, William Garreth, Pena Branca e Xavantinho, Paulinho da Viola, Raul de Souza, Jonathan Crayford, Nelson Faria, Chico César, entre outros.

Público-alvo: contrabaixistas com performance de nível médio e avançado, leitura de música e de cifra e domínio teórico e prático das escalas dos acordes
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: caderno de música e material para anotação
Preço: R$ 50,00

MÚSICA DE CÂMARA PARA INSTRUMENTISTAS E CANTORES

Abordar o repertório para diferentes formações de instrumentos e canto, orientando a interpretação técnico-musical.

Professora Guida Borghoff (UFMG)

Pianista camerista, fez seus estudos de música em São Paulo e na Alemanha, onde concluiu os cursos de Música de Câmara e de Acompanhamento de Canções (Liedgestaltung). Atualmente, é professora adjunta da Escola de Música da UFMG e apresenta-se freqüentemente em concertos de câmara com diversos instrumentistas e cantores. Faz parte do grupo de pesquisa Resgate da canção brasileira, formado por professores da UFMG, que realiza concertos e edições para divulgação da canção de câmara brasileira e prepara um guia de comentários analítico-interpretativos deste repertório. Foi coordenadora da Área de Música dos 34º e 35º Festivais de Inverno da UFMG.

Público-alvo: instrumentistas e cantores com repertório camerístico para instrumentos e canto
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: seu instrumento
Preço: R$ 50,00

PANORÂMICA DAS POÉTICAS MUSICAIS E PROBLEMAS DA LINGUAGEM NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

Abordar novas técnicas instrumentais na música contemporânea: aspectos da criação musical e problemas de linguagem.

Professor Edgar Alandia (Itália)

Boliviano, radicado na Itália, atualmente é professor de Composição no Conservatório de Música de Perugia (Itália). Tem várias obras premiadas, entre elas, Pampa, para clarineta e orquestra (Roma, 1978), Canto de hoy para solistas, coro e orquestra (Caracas,1981) e Sajsayhuamàn para orquestra (Festival de Veneza Opera Prima/1982). Solistas e grupos de câmara de renome, como Michiko Hirayama, Barry Webb, Jesus Villa Rojo, 2E2M (Paris), London Sinfonietta, entre outros, incluem suas obras em suas programações concertísticas; colaborou também com o Ballet du XXème Siècle de Béjart. Suas composições são editadas pela Ricordi, de Milano; Edipan, de Roma; BMG Ariola, de Roma; e Musicinco, de Madrid. Suas obras são tocadas regularmente em festivais de música contemporânea e temporadas de concertos na Europa e na América.

Público-alvo: estudantes de composição, com conhecimento de técnicas de composição
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: caderno de música e trabalhos de composição do aluno
Preço: R$ 50,00

Apoio: Consulado da Itália/Belo Horizonte e Istituto Italiano di Cultura/São Paulo

PERCUSSÃO BRASILEIRA

Abordar, através da performance e da análise, a construção e utilização da poliritmia aplicada à percussão e, especialmente, ao instrumento bateria, na música brasileira.

Professor André Machado Queiróz (BH)

Estudou bateria com Lincoln Cheib e com Esdra Ferreira (Neném). Participou de clínicas e workshops de bateria e percussão, ministrados por músicos renomados em todo o Brasil e no mundo, tais como: Robertinho Silva, José Eduardo Nazário, Laércio Vilar, Eduardo Espassande, Hands Ensemble, Grupo UAKTI, Billy Cobam, Dave Weckl, e outros. Concluiu o bacharelado em percussão na escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, é mestrando na mesma Instituição. Tem atuado em estúdios e palcos, do Brasil e do mundo, com grandes representantes da nossa música, tais como: Milton Nascimento, Lô Borges, Samuel Rosa, Chico Amaral, Tavinho Moura, Saulo Laranjeira, Toninho Horta, Juarez Moreira, Chiquito Braga, Telo Borges, Marina Machado, Continentrio, Wilson Lopes, Beto Lopes, Titane, Maurício Tizumba, Sagrado Coração da Terra, Marku Ribas, Júlia Ribas, Cleber Alves, Weber Lopes, Alda Resende, Jonathan Crayford, Totonho Vileroy e Marcos Resende.
Público-alvo: percussionistas e bateristas com performance de nível médio e avançado e leitura de música e de cifra

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 30 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: caderno de música e material para anotação
Preço: R$ 70,00

PIANO PAN-AMERICANO

Traçar um panorama do piano instrumental popular americano, onde americano designa Américas do Norte, Central e do Sul, incluindo as ilhas do Caribe. O percurso contempla a história do gênero, considerando as raízes e influências comuns, as diferenças em cada região e entre os compositores, assim como as raízes desta grande diversidade. A análise comparativa considera os componentes históricos, culturais, sociais e musicais.

Professor Cliff Korman (EUA)

Há vinte anos, toca, grava e pesquisa nos mundos do jazz e da música brasileira. Recentemente, produziu a gravação Entre amigos (Chesky 2003) com a cantora brasileira Rosa Passos e o baixista americano Ron Carter. Seu trio de jazz com o baixista Ray Drummond e o baterista Steve Johns viajou pelo Brasil, em 2001. O CD Mood Ingênuo: Pixinguinha Encontra Duke Ellington, com Paulo Moura, foi uma das primeiras pesquisas dos vínculos entre jazz e choro. Essa colaboração com Moura continua, gerando projetos como Gershwin e Jobim, Radamés Gnattali e Thelonious Monk, e Gafieira Dance Brasil, tendo sido este último levado à Itália e a Nova Iorque. Doutorando na Escola de Música de Manhattan. Lançará, em junho de 2004, seu disco Migrations (Planet Arts), dedicado ao trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado.

Público-alvo: pianistas, tecladistas e arranjadores com performance de nível médio e avançado, leitura de música e de cifra ao piano e domínio teórico e prático das escalas dos acordes.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 19 a 23 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: caderno de música e material para anotação
Preço: R$50,00

PRÁTICA DE CONJUNTO

Formar grupos para performance de música em conjunto, orientada pelos professores. Serão abordados tópicos de interpretação, arranjo e improvisação. Serão formados grupos que trabalharão com todos os professores em revezamento.

Professor André Machado Queiróz (BH)

Estudou bateria com Lincoln Cheib e com Esdra Ferreira (Neném). Participou de clínicas e workshops de bateria e percussão, ministrados por músicos renomados em todo o Brasil e no mundo, tais como: Robertinho Silva, José Eduardo Nazário, Laércio Vilar, Eduardo Espassande, Hands Ensemble, Grupo UAKTI, Billy Cobam, Dave Weckl, e outros. Concluiu o bacharelado em percussão na escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, é mestrando na mesma Instituição. Tem atuado em estúdios e palcos, do Brasil e do mundo, com grandes representantes da nossa música, tais como: Milton Nascimento, Lô Borges, Samuel Rosa, Chico Amaral, Tavinho Moura, Saulo Laranjeira, Toninho Horta, Juarez Moreira, Chiquito Braga, Telo Borges, Marina Machado, Continentrio, Wilson Lopes, Beto Lopes, Titane, Maurício Tizumba, Sagrado Coração da Terra, Marku Ribas, Júlia Ribas, Cleber Alves, Weber Lopes, Alda Resende, Jonathan Crayford, Totonho Vileroy e Marcos Resende.

Professor Cliff Korman (EUA)

Há vinte anos, toca, grava e pesquisa nos mundos do jazz e da música brasileira. Recentemente, produziu a gravação Entre amigos (Chesky 2003) com a cantora brasileira Rosa Passos e o baixista americano Ron Carter. Seu trio de jazz com o baixista Ray Drummond e o baterista Steve Johns viajou pelo Brasil, em 2001. O CD Mood Ingênuo: Pixinguinha Encontra Duke Ellington, com Paulo Moura, foi uma das primeiras pesquisas dos vínculos entre jazz e choro. Essa colaboração com Moura continua, gerando projetos como Gershwin e Jobim, Radamés Gnattali e Thelonious Monk, e Gafieira Dance Brasil, tendo sido este último levado à Itália e a Nova Iorque. Doutorando na Escola de Música de Manhattan. Lançará, em junho de 2004, seu disco Migrations (Planet Arts), dedicado ao trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado.

Professor Ivan Corrêa (BH)

Contrabaixista, violonista, professor, arranjador, produtor e diretor musical. Como professor, trabalhou na Escola Música de Minas, na escola Ad Libtum, na Pro-Music, além de ministrar aulas particulares e um extenso circuito de oficinas, workshops e master classes de contrabaixo, harmonia e improvisação. Já tocou e gravou com nomes como Marco Antônio Araújo, Marcus Vianna e Sagrado Coração da Terra, Edição Brasileira, Toninho Horta, Nivaldo Ornellas, Wagner Tiso, Lô Borges, Flávio Venturini, Milton Nascimento (com quem gravou um DVD), João Bosco, Jane Duboch, Leni Andrade, Dominguinhos, Uakti, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marku Ribas, Marcos Resende, Túlio Mourão, Paulo Jobim, Simone Caymmi, Simone Guimarães, Sivuca, Naná Vasconcelos, Rudi Berger, William Garreth, Pena Branca e Xavantinho, Paulinho da Viola, Raul de Souza, Jonathan Crayford, Nelson Faria, Chico César, entre outros.

Público-alvo: instrumentistas em geral, com performance de nível médio e avançado, leitura de música e de cifra e domínio teórico e prático das escalas dos acordes
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 60
Período: 26 a 30 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: instrumento próprio, caderno de música e material para anotação
Preço: R$ 50,00

VIOLÃO BRASILEIRO

Desvendar alguns dos segredos do violão brasileiro, focalizando dois aspectos principais: - as técnicas que constituem o alicerce dos principais arranjos e arranjadores brasileiros (com aulas expositivas, análises de peças populares consagradas e oficinas de criação de arranjos); - as possibilidades interpretativas do repertório desse universo (com aulas em forma de master classes, sempre com alunos sendo atendidos individualmente). Pode-se dizer que a música popular de nosso país é a que mais deu espaço para o violão, e os nossos violonistas não desdenharam a oportunidade, criando um universo musical singular para o instrumento. O Brasil é único nesse sentido. Não há outro país onde o violão popular tenha-se desenvolvido tanto. Nomes como Baden Powell, Egberto Gismonti, Dilermando Reis, Garoto, João Pernambuco, Paulo Bellinatti, Juarez Moreira, Guinga, Ulisses Rocha, Paulinho Nogueira, Toquinho, etc. falam por si mesmos.

Professor Fábio Adour (UFMG)

Professor efetivo da Escola de Música da UFMG desde 1999 (disciplinas: Violão, Violão Complementar, Camerata de Violões, Improvisação, Fraseologia), iniciou sua carreira universitária em 1997, como professor substituto de História da Música na UFRJ. Também lecionou Violão Popular no Conservatório Brasileiro de Música (RJ), além de ministrar aulas particulares desde 1987. Sua formação acadêmica inclui o Bacharelado em Instrumento: Violão, concluído em 1994 (UNI-RIO) e o Mestrado em Música: Violão, concluído em 1999, onde defendeu a dissertação Sobre a composição para violão. Atualmente, cursa o Doutorado na Faculdade de Educação da UFMG, onde propõe tese sobre o ensino de Harmonia via Música Popular, com utilização do sistema de cifras. Como solista, desenvolve intensa atividade com música erudita, tendo-se apresentado nas principais salas das grandes capitais e obtendo boas colocações em concursos, como o 1º lugar no Concurso Nacional Souza Lima (São Paulo, 1993) e a Menção Especial no Concurso e Festival Internacional Agustín Barrios (Assunção – Paraguai, 1994). Já atuou em inúmeras formações de câmera e em diversos grupos de música popular. Evidenciam-se suas participações na Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música e no Quinteto Tim Rescala, ambos com CDs de destaque no cenário musical brasileiro. Também toca contrabaixo elétrico e atua como regente da Camerata de Violões e da Big Band, ambos grupos da Escola de Música da UFMG. Além de várias outras participações em CDs, é freqüentemente contratado como músico de estúdio e grava regularmente para Rádio e Televisão. É arranjador (tanto de música popular como de música erudita) e compositor, tendo várias de suas obras executadas nos principais festivais de Música Brasileira Contemporânea. Seu universo musical ainda se complementa com alguns trabalhos mais esporádicos: é copista particular e já transcreveu música popular para a Editora Vitale.

Público-alvo: violonistas com performance de nível médio e avançado, leitura de música e de cifra e domínio teórico e prático das escalas dos acordes
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 26 a 30 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: caderno de música e material para anotação
Preço: R$ 50,00

 

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