Órgãos

Instâncias da Reitoria mantêm estreita relação com os estudantes de Graduação da UFMG: a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a Ouvidoria UFMG, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Diretoria de Ação Cultural (DAC). A Universidade conta, ainda, com três outras Pró-reitorias Acadêmicas, cuja atuação poderá interessar ao aluno de graduação: a Pró-reitoria de Pesquisa, a Pró-reitoria de Extensão e a Pró-reitoria de Pós-graduação. A seguir, apresentamos um breve resumo das funções desses órgãos.

 

Pró-reitoria de Graduação

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é o órgão responsável pela coordenação das políticas e dos procedimentos relativos ao ensino de Graduação. É, também, uma instância de recursos contra decisões das Congregações de Unidades Acadêmicas em matérias afeitas à Graduação. Incorpora setores referentes a procedimentos que envolvem ensino, mobilidade estudantil, estágios e bolsas acadêmicas. Suas principais autoridades são o Pró-reitor de Graduação e o Pró-reitor Adjunto de Graduação.

A Prograd mantém programas de bolsas especificamente destinados aos alunos de graduação. Um desses programas, o Pronoturno, implantado em 2006, beneficia exclusivamente alunos dos cursos noturnos da UFMG. Se você é aluno de curso noturno, procure informar-se sobre o Pronoturno. Os demais programas de bolsas da Prograd são destinados a estudantes tanto do turno diurno quanto do noturno. São eles: Programa de Monitoria da Graduação (PMG), Programa de Monitoria do Ensino Básico e Profissional (PMEBP), Programa Acadêmico de Promoção da Inclusão e Acessibilidade (PAPIA), Imersão à docência, Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de Graduação (PIQEG) e Programa de Educação Tutorial (PET), de responsabilidade direta do Ministério da Educação (MEC) e que só contempla alguns cursos. Há ainda o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde), vinculado a cursos da área de saúde.

A Prograd realiza também parcerias institucionais para execução de estágios, captando e divulgando oportunidades nesse campo, e promove alternativas de intercâmbio estudantil com instituições nacionais.
Prograd
info@prograd.ufmg.br

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi criada em novembro de 2014, com aprovação, por unanimidade, pelo Conselho Universitário. É da responsabilidade dessa Pró-reitoria elaborar, coordenar e avaliar ações que integram a política da UFMG em prol do seu corpo discente. São três as áreas de atuação: a execução de um programa de ações afirmativas, o apoio ao desenvolvimento de projetos acadêmicos propostos por estudantes e a expansão do programa de assistência estudantil, praticado pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP).
PRAE
info@prae.ufmg.br

Diretoria de Relações Internacionais

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) é a instância articuladora das relações acadêmico-científicas internacionais para captação, implementação e acompanhamento de projetos e convênios interuniversitários.

A DRI gerencia convênios com inúmeras universidades de diferentes países e recepciona centenas de estudantes estrangeiros, coordena o Programa de Intercâmbio de Estudantes da UFMG no exterior e um grande número de missões de universidades estrangeiras. A UFMG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, integra importantes consórcios de cooperação acadêmico-científica com países da Ásia, África, América Latina, América do Norte, Austrália e Europa, com o objetivo de desenvolver a colaboração recíproca em ensino, pesquisa e extensão.
DRI
info@cointer.ufmg.br

Ouvidoria da UFMG

A Ouvidoria da UFMG é um órgão mediador com o papel institucional de zelar pelo direito do cidadão à informação e à manifestação. Suas ações têm o objetivo de aprimorar os serviços prestados, ampliar os canais de participação social na avaliação institucional, incentivar o exercício dos direitos dos cidadãos e contribuir para a formulação de políticas públicas. A Ouvidoria UFMG se orienta pelos princípios da administração pública, presentes na Constituição Federal de 1988. Recebe e encaminha sugestões, reclamações, denúncias e elogios provenientes da comunidade interna e da população em geral.
Ouvidoria
Avenida Antônio Carlos, 6627
Campus Pampulha – Reitoria – 2º Andar anexo
CEP:31270901 Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 3409-6466
E-mail: ouvidoria@ufmg.br

Coordenadoria de Assuntos Comunitários

A função da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) é prestar o atendimento à comunidade universitária (discentes ou servidores docentes e técnico-administrativos em educação), valendo-se de escuta qualificada, intervenção social, apoio técnico e logístico, entre outras ações que promovam a facilitação do acesso a bens e serviços oferecidos pela UFMG, conforme demandas de cada um desses segmentos, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, culturais, políticas e sociais.
CAC
info@cac.ufmg.br
coord@reitoria.ufmg.br
Tel.: (31) 3499-4191 / 3499-4193

Departamento de Registro e Controle Acadêmico

Órgão auxiliar da Reitoria, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) é responsável pelo registro das informações acadêmicas de todo o corpo discente de graduação e de pós-graduação na UFMG, juntamente com os Colegiados de Cursos e as Seções de Ensino das Unidades Acadêmicas. Localizado na Unidade Administrativa III, no campus Pampulha, mantém atendimento ao público no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
DRCA
E-mail: info@drca.ufmg.br
Tel: +5531 3409-4162

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) é responsável pela proposição, organização e coordenação de ações que assegurem as condições de acessibilidade necessárias ao ingresso, permanência, participação e autonomia de pessoas com deficiência no âmbito da instituição.
NAI
nai@ufmg.br
Tel.: (31) 3409-3927
CAD 1, Sala 213, campus Pampulha
Av. Antônio Carlos 6627
CEP 31270-901 – Belo Horizonte – MG

Diretoria de Ação Cultural

Órgão da administração central que realiza a política de cultura estabelecida pela UFMG, a Diretoria de Ação Cultural (DAC) executa o plano de gestão elaborado pelos organismos culturais e articula equipamentos, programas e projetos com finalidades culturais no âmbito da Universidade.
DAC
info@dac.ufmg.br

Pró-reitoria de Pesquisa

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) tem como função assessorar a Administração Central da Universidade em assuntos relativos à pesquisa científica e tecnológica, bem como estimular e fomentar a atividade de pesquisa na Universidade, buscando sempre a qualidade e a relevância, para que a Instituição possa cumprir bem o papel de geradora de conhecimentos e de formadora de recursos humanos.

As bolsas oferecidas pela Pró-reitoria de Pesquisa a alunos de Graduação são, entre outras: Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica/PROBIC-FAPEMIG, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC-CNPq, Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)/CNPq, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação de Tecnologia Industrial Básica (BI-TIB/FAPEMIG/INMETRO), Programa de Iniciação ao empreendedorismo e Inovação (CTIT/SEBRAE) e o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária.
PRPq
info@prpq.ufmg.br

Pró-reitoria de Extensão

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) é o órgão responsável pela Extensão da UFMG, articulando-a, como estabelece a Constituição Federal de 1988, ao Ensino e à Pesquisa. A Extensão Universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, desenvolvendo-se sob a forma de programas e projetos de intervenção social, eventos acadêmico-científicos e culturais diversos, cursos destinados a segmentos sociais específicos e prestações de serviços variadas.

A Proex oferece bolsas de Extensão que visam contribuir para a formação acadêmica dos alunos da UFMG, estimulando seu espírito crítico, contribuindo para sua aproximação com a realidade das profissões que escolherem, qualificando o conhecimento que adquirem nas salas de aula e laboratórios, possibilitando-lhes uma atuação transformadora da realidade brasileira em prol do desenvolvimento social e econômico.
Proex
gab@proex.ufmg.br

Pró-Reitoria de Pós-graduação

Órgão responsável pela coordenação das políticas e das normas para o funcionamento dos programas de pós-graduação da UFMG, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPg) tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados para pesquisa, ensino e atuação profissional.

Presente em diversos campos de conhecimento, a pós-graduação na UFMG vem alcançando, sucessivamente, patamares sempre mais elevados, classificando-se entre as melhores do país.
PRPg
info@prpg.ufmg.br