Auxílio Financeiro ao Estudante- 2016

Oficio 064 PRAE-1

A UFMG, por meio da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis, incentiva financeiramente a participação de estudantes de graduação (regularmente matriculados na UFMG) em eventos de ensino, pesquisa ou extensão de acordo com os seguintes critérios.

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Conforme decisão da Pro- Reitoria de Assuntos Estudantis, o auxílio para eventos NACIONAIS E INTERNACIONAIS, será calculado pelo valor de passagem (IDA e VOLTA), acrescido de R$ 200,00 (duzentos reais) como ajuda de custo para alimentação e hospedagem, sendo o total do Auxílio limitado a R$ 1.600,00 (Um mil e seiscentos reais).

Para eventos nacionais será considerado passagem de ônibus convencional.

Os recursos serão repassados à unidade acadêmica do aluno, que irá lhe repassar o auxílio no valor calculado, conforme as seguintes condições:

Esses recursos serão concedidos até o limite da verba, por ordem de solicitação à PRAE pelos Setores Financeiros das Unidades Acadêmicas, respeitando os prazos abaixo:

• Os pagamentos serão realizados de acordo com a disponibilidade orçamentaria.
  • Informamos também que em 31 de Julho os saldos das Unidades Acadêmicas, porventura não gastos, serão recolhidos em fundo único à PRAE para o Auxílio a Unidades que necessitarem, em eventos de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, até o limite orçamentário, evitando assim a sobra de recursos em algumas unidades e a falta em outras.

A ajuda é concedida a um único aluno por trabalho a ser apresentado e o mesmo estudante poderá requerê-la somente uma vez por ano. Da mesma forma, o estudante que apenas participará do evento também só poderá requerer auxílio uma vez por ano, sendo não cumulativos.

O trabalho já apresentado não poderá ser reapresentado em outro evento para fins de auxílio financeiro.

No retorno do evento, o estudante deverá prestar contas à sua Unidade, comprovando que apresentou o trabalho.

Ficará a cargo do estudante a escolha do meio de transporte que utilizará.

PASSOS PARA SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO:

1) Preenchimento do REQUERIMENTO DO(A) ESTUDANTE, conforme Modelo, devidamente assinado pelo(a) professor(a) orientador(a) do(a) aluno(a) e pelo(a) Diretor(a) ou Vice-Diretor(a) da Unidade (não serão aceitos requerimentos sem o correto e total preenchimento);

2) Anexar a este REQUERIMENTO:

1. a) RESUMO DO TRABALHO a ser apresentado;
  2. b) CARTA DE ACEITE do Evento Acadêmico impressa do site do Congresso ou e-mail do Congresso informando que o trabalho foi aceito.

3) Para os eventos internacionais, o aluno deverá anexar também na documentação o comprovante do valor da passagem para o exterior.

4) O aluno deverá entregar todos os documentos no Setor Financeiro de sua Unidade que fará a análise de toda documentação e solicitará o recurso junto à PRAE;

5) Assim que a Unidade receber o recurso da PRAE, fará o deposito do Auxílio Financeiro na conta bancária do aluno.

ATENÇÃO:

APÓS SUA PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO, O ALUNO ENTREGARÁ, NO SETOR FINANCEIRO DE SUA UNIDADE, O CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO.

COMPETE AO ALUNO ENTREGAR, EM SUA UNIDADE, O CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO.

O AUXÍLIO FINANCEIRO QUE NÃO FOR USADO EM ATÉ 60 DIAS PELO ALUNO SERÁ RECOLHIDO PELA PRAE.

Não serão concedidos recursos para:

• reuniões de comissão executiva nacional ou reuniões preparatórias de encontro nacional;
  • taxas de inscrições em congressos, seminários e cursos;
  • viagens de estudo;
  • calouradas;

SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

O auxílio financeiro acontecerá da seguinte forma:

Individual (dividido por regiões):

• Região Norte: Limite de R$400,00
  • Região Nordeste: Limite de R$400,00
  • Região Sul: Limite de R$400,00
  • Região Sudeste: Limite de R$300,00
  • Região Sudeste- até 300 Km de Belo Horizonte: R$250,00

Não haverá auxílio internacional para participação em eventos sem apresentação de trabalho.

• Os pagamentos serão realizados de acordo com a disponibilidade orçamentaria.

PASSOS PARA SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO:

2) Projeto do evento.

3) O aluno deverá entregar todos os documentos na PRAE- Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis, que fica no segundo andar do prédio da Reitoria, que fará a análise de toda a documentação.

4) Assim que a Unidade receber o recurso da PRAE, fará o deposito do Auxílio Financeiro na conta bancária do aluno.

ATENÇÃO:

APÓS SUA PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO, O ALUNO ENTREGARÁ, NO SETOR FINANCEIRO DE SUA UNIDADE, O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DO CONGRESSO OU EVENTO.

COMPETE AO ALUNO ENTREGAR, EM SUA UNIDADE, O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

Não serão concedidos recursos para:

• taxas de inscrições em congressos, seminários e cursos;
  • viagens de estudo;