Agricultura urbana
Posted on 24. nov, 2010 by admin in Concurso de video UFMG 2010
DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Data e local: Belo Horizonte, Segunda-feira, 2010.
Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br
Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)
Renato Pedrosa (TV UFMG/UFMG)
Julius (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)
Realizadores do vídeo:
Roteiro, Fotografia e Direção: Eduardo Rocha e Filipe Chaves
Edição: Sérgio Vilaça
Entrevistados: Dorvalino Quaresma Marciano (Seu Durval); José Timóteo Severiano (Seu Timóteo); Nadir Rodrigues Queiroz (Dona Dirinha); Aparecida Ana de Arruda Vieira (Tantinha) e Fernando Luiz Vieira.
Música: “Iaiá”, cantiga popular interpretada pelo Grupo Meninas de Sinhá. Agradecimentos: ESCOLA DE BELAS ARTES/UFMG; GRUPO AROEIRA – ICB/UFMG; ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA VILA DO CAFEZAL; FEIRA TERRA VIVA; GRUPO SEMEAR; GRUPO MENINAS DE SINHÁ
Tema(s): agricultura urbana, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, economia solidária
Segundo lugar no concurso de vídeos da UFMG 2010.
Idioma(s): português
Duração: 5 minutos
SINOPSE
Este vídeo documentário mostra iniciativas de boas práticas de saúde e o manejo para produção de alimentos em áreas urbanas, o que vem sendo chamado de Agricultura Urbana (AU). É um fenômeno manifesto da cidade, praticado por grupos que buscam, entre outras coisas: a produção de alimentos; reutilização de resíduos e rejeitos domésticos; utilização racional de espaços; segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local. Além de contribuírem para a preservação da biodiversidade e a melhoria do ambiente. O vídeo foca em duas experiências na cidade de Belo Horizonte. Uma praticada por moradores da Vila Santana do Cafezal; e outra, pelo Grupo Semear, representados pelo casal Fernando e Tantinha, moradores do Bairro Alto Vera – Cruz.