DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 08 de novembro de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): CTIT, Inovação, Proteção intelectual, Tecnologia, Pesquisa, Ciência, Patentes.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 25’02″

Sumário:
00’09” CTIT – Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica
00’48” Principais Programas da CTIT
02’06” Estruturas e profissionais do CTIT
02’52” CTIT e seus pesquisadores
03’59” Propriedade Intelectual e Propriedade Privada
05’22” Apresentação de projetos
06’51” Patentes na UFMG
08’27” Impactos para a UFMG
10’57” Trâmites Formais
11’59” O que é uma patente?
14’02” Proteção em outras áreas
15’43” Ciência
16’25’’ Carreira científica
17’53’’ Pesquisa em Física
19’13’’ Inovação na ciência
21’00’’ Pesquisadores brasileiros no cenário Internacional
22’57’’ Importância da Publicação Científica

Sinopse:

O que é a CTIT e quais são suas funções. Plano de trabalho da CTIT. Descentralização. Estímulo à inovação. A equipe atual. Proteção intelectual. Lei das Patentes (1996). Transferência de tecnologia. Liderança da CTIT no registro de patentes. O papel econômico da inovação. Reinvestimentos em ciência. Convênio com a Fiocruz. O que é Patente e qual a sua função. O que é Ciência. Colaboração na produção científica. Internacionalização. Requisitos necessários para um cientista. Evolução da Ciência. Revoluções científicas. Pesquisa e sociedade. Recompensas pela pesquisa.

Perfil do entrevistado:

Ado Jorio de Vasconcelos é Professor Adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo obtido o grau de Doutor em Física na mesma instituição, em 1999. Trabalhou durante dois ano como Post-Doctoral Fellow no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, Estados Unidos da América, e como pesquisador visitante em várias outras instituições estrangeiras, como o Institut Laue Langevin, Grenoble, França e a Tohoku University, Sendai, Japão. Foi contemplado com o PROFIX, programa de financiamento à pesquisa criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para incentivar a fixação no Brasil de pesquisadores com projeção internacional. É autor de 70 artigos científicos originais, destes 11 Physical Review Letters. Escreveu também 14 artigos de revisão e 6 capítulos de livro. Seus trabalhos científicos possuem mais de 1600 citações, com fator H de 23. Trabalha atualmente com propriedades físicas de nanomateriais, tendo como foco a Espectroscopia Raman e os Nanotubos de Carbono.

Diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0034894070455412

Ado Jório é Professor Adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo obtido o grau de Doutor em Física na mesma instituição, em 1999. Trabalhou durante dois ano como Post-Doctoral Fellow no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, Estados Unidos da América, e como pesquisador visitante em várias outras instituições estrangeiras, como o Institut Laue Langevin, Grenoble, França e a Tohoku University, Sendai, Japão. Foi contemplado com o PROFIX, programa de financiamento à pesquisa criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para incentivar a fixação no Brasil de pesquisadores com projeção internacional. É autor de 70 artigos científicos originais, destes 11 Physical Review Letters. Escreveu também 14 artigos de revisão e 6 capítulos de livro. Seus trabalhos científicos possuem mais de 1600 citações, com fator H de 23. Trabalha atualmente com propriedades físicas de nanomateriais, tendo como foco a Espectroscopia Raman e os Nanotubos de Carbono.

, , , , , ,

Embed