DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 14 de outubro de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Dengue. Pesquisa. Monitoramento inteligente do mosquito vetor da dengue.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 24’03″

Sumário:
00’05’’ O que é Dengue?
00’54’’ Conhecimento sobre a Dengue
04’16’’ Ações de combate à Dengue
08’00 Armadilha para o mosquito vetor da Dengue
13’23’’ Monitoramento inteligente da Dengue
18’04’’ Indicadores entomológicos
19’39’’ Parceria UFMG – Empresa
21’51’’ Comitê assessor do Programa Nacional de Controle da Dengue
22’44’’ Prêmio Internacional

Sinopse:
O que é dengue. Informações sobre a doença. Tecnologia ultrapassada utilizada pelo poder público no combate da dengue, com desperdício de recursos humanos e financeiros. Pesquisas sobre a dengue. Armadilha para capturar fêmeas do mosquito vetor. Monitoramento inteligente da dengue. Parcerias UFMG/empresa. Indicadores de dengue. Prêmio internacional de pesquisa.

Perfil do entrevistado:

Álvaro Eduardo Eiras possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Entomologia (Ecologia Química) – University of Southampton (1991) e pós-doutorado pela Universidade de Viçosa (1993). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Membro do Comitê Assessor e Avaliador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) durante 2003-2008. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia de Parasitos e Vetores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de armadilhas e monitoramento de Aedes aegypti, comportamento de insetos, semioquímicos, dengue e febre amarela, feromônio. Em Novembro de 2006 recebeu a premiação internacional “Tech Award Museum”, Tecnologia em Beneficio à Humanidade, Vale do Silício, CA, USA.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2761389246297718

, ,