DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 08 de novembro de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Dataplamt. Planta medicinal. Farmácia.  Biodiversidade. Patrimônio genético.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 18’52″

Sumário:
00’05’’ Banco de dados e amostras de plantas medicinais e tóxicas
02’26’’ Equipe
04’17’’ Divulgação
07’28’’ Proteção do patrimônio genético
11’11’’ Percurso individual para o desenvolvimento do projeto
16’31’’ Planta útil

Sinopse:

Banco de dados e amostras de plantas medicinais e tóxicas. Equipe do Museu de História Natural. Divulgação e popularização da Ciência. Proteção do patrimônio genético. Percurso pessoal na academia. Planta útil.

Perfil do entrevistado:

Maria das Graças Lins Brandão. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1981) e doutorado em Ciências (Química) pela mesma Universidade (1991). Atualmente é pesquisadora do CNPq, professora associada do Depto. de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia e coordenadora/ curadora do DATAPLAMT – Banco de Dados e Amostras de Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas, sediado no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG (credenciado como fiel depositário junto ao CGEN/MMA). É membro titular do Conselho Diretor do MHNJB-UFMG, da Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais da Farmacopéia Brasileira (ANVISA) e do Grupo de Trabalho de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Tem experiência na área de Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, farmacognosia de plantas medicinais de Minas Gerais, desenvolvimento e controle de qualidade de fitoterápicos e história natural das plantas úteis do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas de recuperação de dados e imagens de plantas úteis nativas do Brasil para estudos em biotecnologia, conservação e aplicação em atividades de divulgação científica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8771440875012178

, , , , ,