DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 14 de outubro de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Dengue. Pesquisa. INCT Dengue da UFMG. Comunicação científica.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 21’51″

Sumário:
00’05’’ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue
01’45’’ Interação com o setor produtivo
02’40’’ Formação da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue
03’51’’ Principais projetos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue
07’14’’ Interação com outros Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Dengue
09’41’’ Estrutura humana do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Dengue
11’16’’ Comunicação Científica
13’28’’ Desdobramentos dos projetos
14’19’’ Continuidade dos Projetos
15’56’’ Estrutura humana do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em Dengue
18’42’’ Planos para o futuro
20’06’’ Ciência

Sinopse: INCT Dengue. Interação da pesquisa com empresas e outras instituições. Conhecimento e setor produtivo. Continuidade da pesquisa. Política pública de fortalecimento de grupos de pesquisa. A dengue na internet e redes sociais. Ciência no Brasil. Projeto “Dengue na minha rua”. Comunicação científica. Ciência.

Perfil do entrevistado:

Mauro Martins Teixeira é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1990) e doutorado em Imunofarmacologia pela University of London (1994). É professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador 1A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Merito Científico e Tecnológico. Membro do corpo editorial das revistas “British Journal of Pharmacology”, “Pharmacology & Therapeutics (Oxford)” e “Medical Microbiology and Immunology”. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia dos Mediadores do Processo Inflamatório, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, quimiocinas e recrutamento celular. Coordenador do INCT em dengue.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1316412551645220

, ,