
Entrevista com Nívio Ziviani
Posted on 24. nov, 2010 by admin in Entrevistas UFMGtube
DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Data e local: Belo Horizonte, Segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br
Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)
Renato Pedrosa (TV UFMG/UFMG)
Julius (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)
Tema(s): Ciência, carreira científica, processo de criação, relação Universidade-empresas
Idioma(s): português
Apresentação
Nesta série de entrevistas pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG, refletem sobre a trajetória acadêmica, processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e a constituição uma carreira científica.
Tempo: 37’55”
Sumário:
00’05’’ Ciência
01’03’’ Formação acadêmica
02’36’’ Grupos de Pesquisa
04’30’’ Pesquisa na Ciência da Computação
07’57’’ Trajetória Pessoal
12’12’’ Percepção Pública
15’32’’ Parceria Universidade – empresa
28’32’’ Reconhecimento acadêmico
32’14’’ Produção Científica
34’55’’ Jovem Pesquisador
Perfil do entrevistado
Nivio Ziviani é Ph. D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá. É Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde coordena o Laboratório para Tratamento da Informação (LATIN). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Comendador. É co-fundador da Miner Technology Group, vendida para o Grupo Folha / UOL em junho de 1999, e da Akwan Information Technologies, vendida para a Google Inc. em julho de 2005. É autor do livro Projeto de Algoritmos e co-autor de mais de cem artigos técnicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, compressão de textos e áreas relacionas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3527197809276361
ademar
02. dez, 2010
Aqui vc tem acesso a conteudo realmente importante, dá de dez a zero nos Youtube da vida, merece salvar nos favoritos.
Gibson
13. jan, 2011
Muito boa essa iniciativa da UFMGTube. Só precisa de, com o tempo ajustar melhor o conteúdo ao púbico (e não ter como parâmetro apenas a politicagem e as preferências – amadoras no respeito às boas práticas de comunicação – dos seus dirigentes, professores e pesquisadores): a) evitar videos longos demais (melhor aproveitamento teriam vários curtos com a mesma pessoa); b) na edição, usar cortes e planos diferentes (no mínimo duas câmeras, para dar dinâmica ao video); c) não usar cromaqui indiscriminadamente (em conteúdos mais sérios, a dinâmica e interferência no fundo só deve acontecer quando acrescenta algo ao vídeo. De resto, dispersa o interlocutor e dá um ar “infantil” e amador à produção); d) edição e recortes profissionais ajudam bastante (ficou PÉSSIMO esse recorte e portanto a área de junção entre o objeto – professor – com o fundo verde / cromaqui). Espero ter ajudado, pois elogio com entusiasmo essa iniciativa do UFMG Tube. (Mas, para reforçar a imagem de universidade de qualidade o produto tem de passar também uma boa qualidade, mesmo que mínima…) PARABÉNS! E MÃOS A OBRA!
Gibson
13. jan, 2011
MODERAÇÃO NOS COMENTÁRIOS??!!! Vou confessar que me orgulho de ser uma “cria” da UFMG (Coltec, graduação, extensões e até como ex-funcionário), mas às vezes morro de vergonha desse tipo de escolha retrógrada. Se o conteúdo é de qualidade e o ambiente (interface) é sério, o próprio público segue essa linha e “boicota” comentários inadequados. No século 21, quem deve escolher o que sai publicado é o próprio público e não um “filtro” que normalmente é tendencioso e favorece interesses políticos em detrimento à qualidade, atualidade ou adequação. Essa entrevista (em texto) no link a seguir mostra bem as discrepâncias entre a vontade, o ideal e a prática nas universidades brasileiras: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/nicolelis-diz-que-sofreu-sabotagem-nos-bastidores.html
Eu acho que esse UFMGTube é a saída para essa mudança começar de maneira legítima: pela sociedade e não pelas múmias políticas que se revezam no comando da academia. Grande abraço ao CEDECOM pela iniciativa! =D
Márcio
20. jul, 2011
interessante!
Isabella
11. nov, 2011
Podemos criar uma opção para disponibilizar as entrevistas em modo full screen? Usuários estão sentindo falta. Saudações