DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 19 de maio de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Renato Pedrosa (TV UFMG/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Ciência, Pesquisa, INCT, Patentes.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 19’21’’

Sumário:
00’05’’ Ciência
00’40’’ Carreira acadêmica
01’26’’ Desenvolvimento científico na UFMG
02’30’’ Processo de criação em ciência
03’05’’ Pesquisa na área de Veterinária
03’33’’ Opinião Pública
04’37’’ UFMG e a iniciativa privada
06’37’’ Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)
08’53’’ Produção científica na UFMG
11’26’’ Acesso livre e proteção intelectual: desafios
12’27’’ Iniciação científica
14’37’’ Metas
17’11’’ Percurso acadêmico
18’04’’ Momentos decisivos

Sinopse:

O que é ciência, a carreira acadêmica, a trans-disciplinaridade da pesquisa, a infra-estrutura de pesquisa na UFMG, processo criativo em Ciência, o papel da opinião pública na produção de pesquisas, interação entre a universidade e as empresas privadas, INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), produção científica na UFMG, geração de patentes, proteção da propriedade intelectual, iniciação científica, publicação científica, barreira linguística para a indexação internacional, trajetória pessoal como pesquisador na UFMG.

Perfil do entrevistado:

Renato de Lima Santos é graduado em medicina veterinária, com mestrado em medicina veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais; PhD em patologia veterinária pela Texas A&M University, pós-doutorado na University of California Davis, onde atuou como Visiting Associate Professor , e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Botucatu). Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris. Autor de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de patologia veterinária, fisiopatologia da reprodução e patologia/patogênese de doenças infecciosas, incluindo periódicos renomados como Nature Medicine. Co-autor do livro “Patologia da Reprodução dos Animais Domésticos” (Editora Guanabara Koogan) e editor do livro “Patologia Veterinária” (Editora Roca). Consultor ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais, incluindo Veterinary Microbiology, Veterinary Pathology e Infection and Immunity, entre outros. Professor de patologia veterinária e orientador de mestrado e doutorado pela Escola de Veterinária da UFMG. Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation. Ocupa atualmente os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e de Presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV).

Atualmente é o Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG, na gestão do Reitor Clélio Campolina Diniz.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2925730638533987

, , ,