DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, sexta-feira, 05 de agosto de 2011.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Maria Teresa Moreira e Silva (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Matemática. Olimpíadas de Matemática.  Assistência estudantil. FUMP.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG e outras instituições de ensino, refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 18’30″

Sumário:
00’05’’ Olimpíada Brasileira de Matemática
02’08’’ Desenvolvimento de Pesquisas
04’16’’ Educação matemática para o pesquisador e o cidadão
05’15’’ Posição de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática
06’37’’ Perfil do pesquisador de Matemática
07’31’’ Pesquisa na área de Matemática
09’08’’ Cronograma das Olimpíadas
10’51’’ Equipe de coordenadores
11:22’’ FUMP
12:16’’ Papel da FUMP no processo de formação acadêmica
13’44’’ Adaptações feitas diante da ausência relativa de recursos
15’07’’ Porcentagem de alunos assistidos pela FUMP
15’38’’ FUMP e o ensino à distância
16’40’’ Canais de comunicação entre a FUMP e a comunidade acadêmica

Sinopse:
Olimpíadas de Matemática.  Desenvolvimento de pesquisas. Educação matemática para o pesquisador e o cidadão. Posição de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática. Perfil do pesquisador de Matemática. Pesquisa na área de Matemática. Cronograma das Olimpíadas. Coordenadores das Olimpíadas Mineira e Brasileira. O que é a FUMP. Projetos desenvolvidos pela fundação. Papel da FUMP no processo de formação acadêmica. Adaptações feitas diante da ausência relativa de recursos. Porcentagem de alunos assistidos pela FUMP.  FUMP e o ensino à distância. Canais de comunicação entre a FUMP e a comunidade acadêmica.

Perfil do entrevistado:
Seme Gebara Neto, presidente da Fundação Mendes Pimentel, possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Matemática e Diretor para assuntos Estudantis da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Hiperbólica Complexa, principalmente poliedros fundamentais de Ford para grupos discretos de isometrias. Atua freqüentemente com extensão universitária, com destaque para a área de formação de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1484876717092998

, , ,