DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, Segunda-feira, 08 de agosto de 2010.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:

Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)

Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)

Renato Pedrosa (TV UFMG/UFMG)

Julius (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Ciência, carreira científica, processo de criação, assistência estudantil.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 10’29”

Sumário:
00’01’’ Ciência
01’34’’ Carreira Científica
02’45’’ Pesquisa e o campo de atuação (nutrição e alimentos)
03’50’’ Processos de criação
04’51’’ Trajetória pessoal
06’37’’ Percepção pública
08’16’’ Assistência estudantil

Perfil do entrevistado

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Controle de Medicamentos e Análises de Alimentos (1966); especialização em Nutrição pela Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (1970); mestrado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (1971); doutorado em Nutrition and Food Science pelo Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, USA (1975) e pós-doutorado pela University of Notre Dame, Indiana, USA (1985). Atualmente é aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais e atua como convidado para atividades de ensino e pesquisa no Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG. É Professor Emérito conforme título outorgado pela UFMG (2010). Tem experiência na área de Bioquímica Nutricional e Metabolismo atuando principalmente nos temas: alimentos funcionais, ação de peptídeos tóxicos de origem animal e nutrição experimental (crescimento e desenvolvimento, deficiência nutricional protéico-energética.). Foi Presidente da FUMP – Fundação Mendes Pimentel.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0246179532238387

, , ,