Comunidade universitária aprende extensão na prática

Professores e técnicos da UFMG participam de oficinas com foco na concepção e operacionalização das atividades de extensão

A primeira oficina, no dia 13/09, tratou do tema ‘Tenho uma ideia, como faço para transformá-la em atividade de extensão?’ | Foto: Proex UFMG

O curso/oficina extensão acadêmica na prática conta com a participação significativa de docentes e técnico-administrativos, sobretudo daqueles que ingressaram na UFMG nos últimos anos.

A formação, didática e propositiva, é composta por quatro oficinas, que foram iniciadas na terça-feira, dia 13 de setembro de 2022, e seguem até de dezembro.

Os quatro encontros discutem temas e aspectos relacionados à extensão universitária e tiram as dúvidas mais frequentes da comunidade acerca de distintos assuntos, como transformação das ideias em projeto ou programa de extensão, estruturação de propostas, integração aos currículos da graduação, editais de fomento, gestão de bolsas, normativas e divulgação científica.

Os cursistas também compartilham suas ideias com os colegas e participam de dinâmicas e discussões em grupo.

Prática qualificada

Com as vagas totalmente preenchidas, a formação conta principalmente com a participação de professores e técnicos recém-admitidos na UFMG de diversas áreas e unidades, como Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Engenharia, Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Hospital das Clínicas (HC).

Professora Fernanda Kelly, da EBA: estruturação e qualificação da ação | Foto: Proex UFMG

“Essa formação me ajudará muito na estruturação de minhas ideias, qualificação da ação, aprovação e apoio nos principais editais”, afirma Fernanda Kelly Silva, que é professora, desde 2020, do curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens Móveis Culturais, da Escola de Belas Artes (EBA).

O curso/oficina Extensão acadêmica na prática é oferecido gratuitamente (as inscrições foram encerradas no dia 22 de julho).

Os demais encontros foram nos dias 11 de outubro, 8 de novembro e 13 de dezembro, todos no CAD-1 (campus Pampulha). Atividades on-line foram propostas por meio da plataforma Moodle.

Com carga horária total certificada de 32h, a formação é fruto de parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e Recursos Humanos (ProRH). Ela está prevista no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022 voltado para os docentes e servidores técnico-administrativos em educação.

Outras informações podem ser obtidas nesta apresentação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da ProRH, e-mail dage@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.