Extensionistas aprendem como divulgar saberes e conhecimentos produzidos na UFMG

Último encontro do curso/oficina ‘Extensão Acadêmica na Prática’ ressalta a importância da democratização da ciência

Participantes conheceram melhor a divulgação científica da UFMG | Foto: Proex UFMG

Participantes da oficina conheceram melhor a divulgação científica no âmbito da UFMG | Foto: Proex UFMG

Tão importante quanto produzir ciência é fazer com que esse conhecimento e seus potenciais impactos e benefícios sociais sejam do conhecimento da população. Mas como fazer isso?

O questionamento motivou discussões e reflexões de oficina do curso ‘Extensão Acadêmica na Prática’, que aconteceu na terça-feira, dia 13 de dezembro, na UFMG, com o tema O que eu faço é divulgação científica?

Foi o último encontro da formação. Docentes, técnicos e coordenadores de extensão conheceram as resoluções da UFMG nesse campo, a política de divulgação científica da Universidade lançada em 2021, conceitos e escopo de atuação da divulgação científica, interface com a comunicação institucional desenvolvida na Universidade, entre outros assuntos.

Os participantes também esclareceram dúvidas com a Diretoria de Divulgação Científica (DDC/Proex) e discutiram formas de divulgar os resultados, saberes e conhecimentos gerados no âmbito dos seus programas e projetos de extensão.

Divulgação científica na prática

Michelle destacou a importância da oficina para sua atuação como divulgadora da ciência de alimentos | Foto: Proex UFMG

A técnico-administrativa da Faculdade de Farmácia da UFMG Michelle Cançado Araujo Barros, que é farmacêutica do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed), falou da importância da oficina para sua atuação como extensionista na ciência de alimentos. “Achei a proposta muito pertinente no sentido de esclarecer sobre o que fazemos no dia a dia é, de fato, divulgação científica”, afirmou Michelle.

A diretora de Divulgação Científica (DDC/Proex), Viviane Alves, explicou que a divulgação da ciência produzida pela Universidade ganhou projeção, principalmente, nos últimos anos, devido à pandemia de covid-19 e à demanda da população por informações confiáveis sobre o novo coronavírus.

No entanto, a diretora ressalvou que a área não está restrita à popularização de conhecimentos da área de ciências, mas abrange todas as áreas do conhecimento.

“Ela atua na democratização do conhecimento, em todas as áreas, para um público não especializado. Precisamos pensar como fazer isso, se é por meio das plataformas virtuais, redes sociais, websites, blogs, feiras, eventos, mídia tradicional. Há muitas ações importantes na UFMG, e a sociedade precisa saber mais sobre o impacto dessas ações e o nosso papel social como universidade pública”, disse Viviane.

Oficinas

O curso/oficina Extensão Acadêmica contou com a realização de outras três oficinas, que foram realizadas, em 2022, nos dias 13 de setembro11 de outubro, 8 de novembro, sempre das 14h às 18h, no CAD1 (sala 104), no campus Pampulha da UFMG.

O foco são os docentes e técnicos que ingressaram na Universidade nos últimos anos.

A formação atende a uma demanda da comunidade por qualificação em relação aos processos, normas, políticas e demais aspectos relacionados à extensão na UFMG.

O curso teve carga horária total certificada de 32h e foi oferecido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH). Ele está previsto no Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022 voltado para os docentes e servidores técnico-administrativos em educação.

Outras informações podem ser obtidas nesta apresentação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da ProRH, e-mail dage@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-3215.