Formação em Extensão Universitária (FEU) é tema do curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática

Participantes tiraram dúvidas sobre a FEU e as mudanças nos Projetos Pedagógicos de Curso (PCC’s)

Oficina 3 "Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?" / Foto: Giulia Di Napoli

Oficina 3: “Do que se trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?” | Foto: Giulia Di Napoli/Proex

Na terça-feira, 13 de junho, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) ofereceu a terceira oficina do curso Extensão Acadêmica na Prática.

Com presença da maioria dos participantes previamente inscritos, a oficina ocorreu em área aberta da Estação Ecológica da UFMG, no campus Pampulha.

No encontro, com o tema “Do que trata a formação em extensão na graduação e como posso contribuir?”, a comunidade acadêmica discutiu o andamento do processo de integralização da extensão nos currículos da graduação, denominada, na UFMG, de Formação em Extensão Universitária (FEU).

Os docentes e técnico-administrativos compartilharam experiências e tiraram diversas dúvidas sobre procedimentos relacionados à implementação da FEU e à modificação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PCC’s) em função de nova norma (resolução 10/2019).

A mudança estabelece que os currículos de todos os cursos de graduação da Universidade deverão ser integralizado com, no mínimo, 10% de atividades de extensão. A nova norma passou a valer para os discentes que ingressaram na UFMG a partir do primeiro semestre de 2023.

Participação da comissão da FEU

Na oficina, os membros da Comissão Responsável pelo Acompanhamento da Implementação da FEU contribuíram para elucidar a temática.

Gleide Fernandes de Avelar, docente do departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG), que faz parte da comissão, destacou que a nova norma veio para tornar a extensão ainda mais parceira da graduação. “Uma disciplina da graduação que conste uma atividade de extensão associada a ela”, exemplificou a professora.

Gleide Fernandes de Avelar, docente do departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas, membro da Comissão Responsável pela implementação da FEU / Foto: Giulia Di Napoli

Professora Gleide, do ICB, membro da Comissão Responsável pela implementação da FEU na UFMG / Foto: Giulia Di Napoli/Proex

Ela acrescentou que, “dentro do contexto da disciplina, o estudante terá contato com as atividades teóricas e o conteúdo propriamente dito. Mas o produto que ele entregará ao final e a aplicação prática das atividades propostas poderão caracterizar a dimensão da extensão”.

Tira-dúvidas

Para auxiliar os colegiados de graduação na reforma dos projetos pedagógicos, a comissão criou um manual com perguntas e respostas sobre a Formação em Extensão Universitária (FEU).

Além disso, a Comissão atende aos colegiados e aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) para esclarecer dúvidas. O agendamento do atendimento pode ser solicitado por meio deste formulário.

Próxima oficina

curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática é uma atividade gratuita destinada a docentes e técnico-administrativos da Universidade. Os quatro encontros são realizados no primeiro semestre de 2023, na segunda terça-feira de cada mês, das 14h às 18h, na Estação Ecológica.

primeira oficina ocorreu no dia 11 de abril e teve como tema: O que eu faço ou pretendo fazer é Divulgação Científica? A segunda oficina teve a temática “Tenho uma ideia, como faço para transforma-la em atividade de extensão?” e aconteceu no dia 16 de maio.

A quarta e última oficina está prevista para 11 de julho. O tema será:  Como submeter a minha atividade de extensão aos editais de fomento da Proex? Como é o processo de avaliação da extensão na UFMG? O formulário de inscrição estará aberto de 20 e 30 de junho.

O curso/oficina Extensão Acadêmica na Prática é oferecido em parceria com a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH/UFMG).

O objetivo é fortalecer a dimensão acadêmica da extensão e capacitar servidores em relação aos conceitos e normativas da extensão na Universidade.

As demais informações estão nesta apresentação.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex