As indicações de estudantes para o evento Docência: Sucessos do Ofício 2024, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) podem ser submetidas até 31 de julho. O objetivo é valorizar as práticas docentes exitosas no ensino de graduação da UFMG. As submissões devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico.
A indicação é feita por meio de um relato sobre um professor que tenha contribuído significativamente para a formação acadêmico-profissional e pessoal durante a graduação na UFMG. O texto deve ser escrito por, pelo menos, três estudantes que compartilhem a mesma percepção sobre o envolvimento do docente em seu sucesso acadêmico. Cada grupo de estudantes deve submeter apenas um texto, no qual indicarão um docente a ser homenageado. A comissão composta de servidores e estudantes da UFMG selecionará até oito relatos, com base nos elementos que constam no formulário de inscrição.
A cerimônia de homenagem aos docentes cujos relatos foram selecionados ocorrerá no no âmbito da Semana do Conhecimento da UFMG. O local do evento ainda será definido.
“O Docência: Sucessos do Ofício é uma ação coordenada pela Prograd que integra dois eixos importantes do ensino de graduação: a valorização da docência e o protagonismo estudantil. Convidamos, assim, nossos estudantes de graduação a compartilhar relatos de experiências marcantes durante seu processo formativo, na expectativa de que tais relatos inspirem o aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores da UFMG”, demarca Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
Docência: Sucessos do Ofício foi a denominação dada inicialmente aos eventos de abertura dos Percursos formativos em docência do ensino superior do GIZ, com palestras de professores que fazem ou fizeram parte da história da Universidade e que foram convidados a discorrer sobre suas práticas docentes. Com início em 2010, a ação já passou por várias atualizações e, desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino.
Foto: Divulgação