A avaliação das instituições de educação superior é parte integrante do conjunto de procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei 10 861 de 14 de abril de 2004.
Fazem parte desse sistema, além da avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e o exame nacional de avaliação dos estudantes – ENADE. Esses processos avaliativos possibilitam a oportunidade de subsidiar a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior, a melhoria da qualidade e da relevância das instituições de ensino superior.
Na UFMG, é a Diretoria de Avaliação Institucional – DAI ,ligada ao gabinete da Reitoria, que coordena e promove os processos de autoavaliação institucional e dos cursos, sendo responsável pela interlocução com o MEC no que concerne às informações sobre a Universidade.
A Prograd também avalia os cursos de graduação por meio de estudos realizados pelo Setor de Estatística. O objetivo é ajudar a compreender e traçar caminhos para a área da Graduação na UFMG. São produzidos relatórios por curso, que analisam o processo de entrada e saída dos discentes, e, também, relatórios mais gerais com dados sobre o perfil do estudante da UFMG.