O Setor de Bolsas é o responsável pela coordenação dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd. O gerenciamento é feito por meio do Sistema de Fomento, onde são cadastradas informações como os editais de seleção, os nomes dos coordenadores, tutores e bolsistas e as avaliações feitas por todos os envolvidos.
A Câmara de Graduação aprovou em 24/09/2020 os programas acadêmicos vinculados à Prograd; veja documento aqui. Abaixo, temos uma descrição resumida de cada um dos Programas e, aqui, os links para formulários utilizados para a gestão dos programas e as diretrizes para elaboração dos projetos de ensino-aprendizagem aprovadas pela Câmara de Graduação em 28 de janeiro de 2021.
Busca promover a iniciação à docência de estudantes de graduação, sob a orientação do corpo docente, por meio da vinculação do estudante às atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação, do tipo disciplina, ofertadas pelos departamentos acadêmicos. Engloba as modalidades: Licenciaturas, Formação Transversal, Ensino Técnico e Ações de Apoio ao Ensino de Graduação.
Possibilita a estudantes dos cursos noturnos e que demonstrem potencial para ter destacado desempenho acadêmico, dedicarem-se prioritariamente aos estudos. O planejamento das atividades prevê um conjunto de atividades nas áreas do ensino, extensão e pesquisa e outras não vinculadas diretamente aos cursos do estudante, tais como a leitura e a discussão de obras literárias, a frequência a atividades artísticas (cinema, teatro e outras), a prática de esportes e o exercício de atividades de assistência social.
Neste programa, os estudantes colaboram na oferta de processos formativos comprometidos com a melhoria do ensino de graduação direcionados à docência do ensino na universidade e em ações como: colaboração em assessorias pedagógicas, percursos formativos para alunos da graduação e na sistematização da Revista Docência do Ensino Superior e Congresso de Inovação e Metodologias.
O PID-CP tem como objetivo geral propiciar a formação de profissionais que possam atuar no ambiente escolar, tendo em vista a sua experiência de imersão em uma escola de ensino fundamental – Centro Pedagógico –, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da escola e com a vivência de tempos e espaços que promovam a reflexão coletiva sobre essas atividades. No PID-CP, os estudantes de graduação da UFMG experimentam a articulação entre as aprendizagens dos seus cursos de graduação e os desafios cotidianos da escola.
Visa promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG por meio da utilização de estratégias pedagógicas e ou ações para a redução da retenção, da evasão, do tempo de integralização e aumento do rendimento médio na graduação.