Revalidação de Diplomas

Sobre as inscrições

As inscrições para apresentar pedidos de revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior estão abertas e serão efetuadas exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, em fluxo contínuo, até o limite da capacidade de atendimento de cada curso. As orientações completas para o processo podem ser verificadas no Edital Nº 1701/2022/PROGRAD-GAB-UFMG.

Edital

Acesse aqui o Edital Nº 1701/2022/PROGRAD-GAB-UFMG em versão PDF, atualizado em 07 de outubro de 2022 em atendimento ao previsto no art. 4º da Resolução CNE/CES Nº 01, de 22 de julho de 2022.

Suporte para inscrição

A UFMG não oferecerá suporte para a inscrição na Plataforma Carolina Bori. O requerente deverá entrar em contato diretamente com o Ministério da Educação (gestor da Plataforma) caso encontre qualquer dificuldade, pelo fale conosco do MEC: https://atendimento-mecsp.metasix.solutions ou pelo telefone: 0800-616161.

Medicina

A revalidação para o curso de Medicina será processada, exclusivamente, por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  Dessa forma, as regras estabelecidas no Edital de Revalidação vigente  não são, em nenhuma hipótese, extensivas à revalidação de Medicina.

Os inscritos na fila de espera da Plataforma Carolina Bori para a revalidação de Medicina serão tratados conforme as regras estabelecidas pelo Edital anterior (Edital Prograd 01/2020).

Revalida 

Os candidatos aprovados na edição de 2023 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) que escolheram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como universidade revalidadora devem seguir as instruções da Portaria Nº 8910, de 2 de outubro de 2023.

Histórico de processos de revalidação processados pela UFMG

A tabela anexa apresenta a relação das instituições estrangeiras cujos egressos encaminharam à UFMG solicitações de revalidação de diploma do curso de graduação, pelos ritos ordinário ou simplificado, no período compreendido entre 2016 e 2022, bem como as respectivas decisões da UFMG acerca dos pedidos.

Relação de Diplomas Estrangeiros de Medicina registrados pela UFMG mediante aprovação no Revalida

Lista de diplomas registrados para o curso de medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, oriundos de aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Retirada de documentos

O requerente que necessitar retirar documento presencialmente deverá realizar agendamento prévio por e-mail, no contato abaixo.

Contato (Revalidação de Diplomas de Graduação):

E-mail: revalidacao@prograd.ufmg.br

Atenção:

O processo de reconhecimento de diplomas de PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Para informações sobre o mesmo consulte a página: <www.ufmg.br/prpg>.