Apresentação

O processo de criação das Formações Transversais na UFMG teve início no ano de 2014, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) instituiu a Resolução CEPE No 19/2014 para o funcionamento dessas estruturas formativas. Assim, com a iniciativa de grupos de docentes de diferentes áreas e Unidades Acadêmicas da UFMG, ao longo dos anos, foram gradativamente constituídas as seguintes Formações Transversais:

  • FT em Saberes Tradicionais (2015/01),
  • FT em Divulgação Científica (2016/01),
  • FT em Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira (2016/01),
  • FT em Culturas em Movimento e Processos Criativos (2016/02),
  • FT em Direitos Humanos (2017/01),
  • FT em Empreendedorismo e Inovação (2017/02),
  • FT em Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI (2017/02),
  • FT em Acessibilidade e Inclusão (2018/01).
  • FT em Estudos Internacionais (2019/02).

Cada Formação Transversal é composta por um conjunto de Atividades Acadêmicas Curriculares (em disciplinas e em outros formatos), que formam uma estrutura curricular concernente a uma temática específica.

Os estudantes de graduação podem iniciar seus estudos nas atividades das Formações Transversais a qualquer momento do curso, respeitados os prazos de conclusão da graduação previstos nas Normas Gerais da Graduação. As atividades cursadas ficam registradas no histórico escolar dos alunos e, ao atingirem a carga-horária de 300 horas cursadas em uma Formação Transversal, os estudantes de graduação poderão requisitar um certificado, que é concedido pela Pró-Reitoria de Graduação.

O percurso realizado em uma das Formações Transversais pode ser utilizado, pelos estudantes de graduação, para integralizar a carga-horária do núcleo complementar prevista nos cursos de graduação (incluindo a Formação Complementar Aberta, das versões curriculares aprovadas antes da vigência das atuais Normas), formalizando junto aos seus respectivos Colegiados. Além disso, as disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos do núcleo geral (ou Formação Livre, conforme a nomenclatura anterior).

As Atividades Acadêmicas Curriculares das Formações Transversais podem ser cursadas também por estudantes de pós-graduação da Universidade, ficando essas registradas no histórico acadêmico. Além disso, muitas das atividades permitem a matrícula da comunidade externa, ou seja, podem ser cursadas por pessoas que não possuem vínculo com a UFMG, por meio de matrícula isolada.

Pensando no processo de consolidação da institucionalização das Formações Transversais na Universidade, no ano de 2018 a Pró-Reitoria de Graduação constituiu o Comitê Gestor, composto pelos Pró-Reitores de Graduação em exercício e por professores de diferentes Unidades Acadêmicas da UFMG, para a proposição de políticas e de decisões coletivas relativas à gestão desses percursos formativos. Nesse mesmo ano, de 2018, foi criada a Secretaria das Formações Transversais, que passou a realizar a operacionalização dos processos de oferta, de matrícula, do fluxo documental, das solicitações de certificação, entre outros processos. No ano de 2020, o Comitê Gestor chegou ao fim e, por meio da Resolução Complementar CEPE Nº 01/2020, foi instituído o Colegiado Especial das Formações Transversais (CEFT). Esse órgão, diretamente subordinado à Câmara de Graduação, passou a funcionar em 2021 a partir da eleição dos primeiros membros, trazendo para a gestão das Formações Transversais uma dinâmica de gestão colegiada, representativa – com professores das grandes áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências da Vida e Humanidades) – e em conexão com as demandas institucionais e da sociedade.

Além do Colegiado Especial, cada uma das Formações Transversais conta com uma Comissão Coordenadora, que assume processos como: liderar a proposição dos projetos e estruturas curriculares das Formações; atuar junto aos professores para a organização das ofertas; planejar a oferta das Atividades Acadêmicas Curriculares para cada período letivo; entre outras atribuições.

Para se conhecer em detalhes cada uma das estruturas formativas, é possível acessar o Catálogo das Formações Transversais, na aba ‘Matrícula’. No documento está disponível uma sucinta apresentação de cada uma das Formações Transversais, as suas Atividades Acadêmicas Curriculares, as ementas e as normas específicas de cada uma das Formações para a integralização e certificação.