Prorrogadas as inscrições para Programa de Iniciação à Docência

Foram prorrogadas, até o dia 28 de outubro de 2022, as inscrições para seleção de estudantes de 16 cursos de Licenciatura da UFMG e docentes da Educação Básica das redes públicas municipal, estadual e federal cadastradas para participarem do Programa Institucional de Iniciação à Docência UFMG (PIBID UFMG), conforme Edital nº 23/2022 da CAPES.

O PIBID é um Programa vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, na UFMG, visa proporcionar aos licenciandos formação teórico-prática para a iniciação à docência em diálogo com o cotidiano de escolas públicas e com o contexto em que estão inseridas, oportunizando práticas docentes diversas que visam à superação de desafios identificados nos processos de formação humana de crianças, jovens, adultos/as e idosos/as na educação básica.

O Programa oferece bolsas de iniciação à docência, no valor de R$400,00, para estudantes de licenciatura que tenham cursado até 60% da carga horária do curso. Os selecionados irão desenvolver atividade formativa em escolas públicas com dedicação mensal mínima de 30 horas. No Programa, o acompanhamento dos (as) estudantes é realizado a partir da supervisão de docentes da educação básica, para quem também são oferecidas bolsas no valor de R$765,00, e da coordenação de docentes da Universidade.

Conforme o Projeto Institucional do PIBID UFMG, é esperado, por meio das ações do Programa: fortalecer o trabalho coletivo; dialogar com as demandas das Redes de Ensino visando fortalecer mutuamente processos de gestão e formação docente, assim como contribuir para ampliar e consolidar os processos formativos de educadores/as na UFMG, na perspectiva de estreitamento dos vínculos com as Redes de Educação Básica; ampliar e fortalecer a participação de representantes das Redes Públicas de Ensino nos processos de discussão e gestão da UFMG, no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas de formação de educadores; contribuir para o desenvolvimento profissional do/a professor/a supervisor/a, ampliando suas perspectivas formativas, na expectativa de que tais docentes sejam compreendidos como co-formadores/as de futuros/as docentes e que tenham condições de se constituírem como protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; além de contribuir para valorização do magistério na educação básica na rede pública.

A UFMG participa do Programa desde sua origem, há mais de dez anos.

Para mais informações, consulte, em Pibid 2022, os Editais.

Veja os documentos da prorrogação:

Foto: Lucas Braga/UFMG