24/10/2024
Apresentação de um dos projetos na Semana da Graduação – Foto: Carol Carvalho
“Participar do programa de monitoria representa um grande crescimento profissional e pessoal porque sou uma pessoa muito tímida e, através da monitoria consigo desenvolver essa habilidade de comunicação. E, na interação com os alunos você aprende muito também”, contou Érica Lorenza, que cursa Medicina Veterinária e participou da apresentação Monitoria de graduação do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva: fortalecimento da docência coletiva, da qualidade e da inovação do ensino-aprendizagem-avaliação.
Érica falou da experiência na monitoria – Foto: Carol Carvalho
Milena Resende, que cursa Odontologia, contou que estar no programa de monitoria, é uma oportunidade muito válida durante a graduação para planejar o futuro, caso ela continue na iniciação à docência. E, também, é uma forma de sair da posição de estudante para “interagir mais com os professores, com a equipe docente e, também propor estratégias para ajudar os alunos durante a graduação”. Ela apresentou o projeto Estratégias de mediação pedagógica para ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino-aprendizagem do Programa de Monitoria de Graduação, do departamento de Odontologia Social e Preventiva.
Atuação ajuda a planejar futuro contou Milena – Foto: Carol Carvalho
As estudantes participaram da apresentação dos projetos dos Programas de Bolsa da Graduação que aconteceu ontem, 23 de outubro, durante o período da manhã e tarde, no CAD 3. Dos 157 projetos submetidos, foram selecionados 36 para apresentarem na Semana da Graduação. Também aconteceram encontros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), do PET MEC e do PET Saúde. O evento, parte da Semana do Conhecimento, é uma oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido nos projetos.
Semana
A Semana da Graduação oportuniza o compartilhamento dos resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito dos programas institucionais e governamentais de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), voltados ao aprimoramento do ensino de graduação na UFMG.
“A partir da aprovação das Diretrizes para Projetos de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFMG, pela Câmara de Graduação, em janeiro de 2021, os editais dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd vêm sendo aprimorados, a fim de contribuir com a incorporação de metodologias inovadoras no ensino de graduação e com a implantação de ações que favoreçam à permanência qualificada dos estudantes. Como consequência, também observamos uma crescente qualificação nos trabalhos apresentados no âmbito da Semana de Graduação, em sintonia com a política da Prograd de valorização do ensino enquanto dimensão acadêmica de produção de conhecimento”, pontua Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
Bruno no encontro do PET MEC – Foto: Carol Carvalho
Segundo Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, as novidades desse anos foram que os programas de bolsas governamentais: PET-MEC, Pet-Saúde e os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) deixaram de ser espaços de apresentação e seleção de projetos para fazerem encontros onde discutiram os projetos que estão sendo feitos, melhorias e até mesmo identidade desse programa dentro da Universidade. E, além disso, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Prograd fez a abertura de todas as salas temáticas mostrando as ações que eles realizam e espaços de participação oportunizados pelo Giz, voltadas tanto para docentes como para discentes.
Fabiane falou das novidades – Foto: Carol Carvalho
Avaliação
Os resumos e vídeo dos projetos inscritos para a Semana foram avaliados por bancas virtuais compostas por três professores. Os selecionados nessa primeira etapa se apresentam nas salas temáticas durante a Semana da Graduação e, novamente, passam por avaliação, desta vez, presencial e, também, por uma banca com outros três professores. “O formato foi feito de maneira que todas as 21 Unidades da UFMG fossem contempladas para apresentação presencial”, conta Fabiane.
Esse ano, essa avaliação aconteceu com os Programas de Monitoria da Graduação (PMG), de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), de Imersão Docente (PID) e de Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG). Seis deles serão escolhidos como Destaque Acadêmico. A premiação será na Cerimônia de Encerramento da Semana do Conhecimento, no dia 25 de outubro, a partir de 14 horas, no Auditório da Reitoria.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058/6453.