4º Edição da Formação em projetos de ensino-aprendizagem abre vagas para docentes da graduação

Até o dia 6 de agosto, estarão abertas as inscrições  para a “Formação em projetos de ensino-aprendizagem”. A ação formativa é realizada pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) em parceria com a Diretoria de Mobilidade, Estágio e Bolsas, ambas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) .

“A Formação em projetos de ensino-aprendizagem foi estruturada a partir da Política para Projetos de Ensino-Aprendizagem na Graduação aprovada pela Câmara de Graduação em 2021 e constitui uma valiosa ação do LabDocências para valorização da docência”, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Serão disponibilizadas 25 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Podem participar docentes interessados em desenvolver projetos de ensino-aprendizagem e, também, coordenadores e orientadores de projetos realizados no âmbito dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd.  O curso tem como objetivo desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem em uma carga horária de 60 horas.

Oferecida na modalidade semi presencial, a formação conta com atividades assíncronas, organizadas no Moodle, e encontros presenciais semanais, que serão realizados no Campus Pampulha, sempre às sextas-feiras, de 25 de agosto a 24 de novembro, das 14 às 17 horas.

“A formação é especialmente necessária para os coordenadores do Programa de Monitoria da Graduação (PMG)  que, neste ano, abrirá edital e receberá novos projetos para alocação de bolsas de graduação relativas ao ensino. Uma das expectativas que temos é que os professores possam construir durante o curso um projeto de ensino-aprendizagem que esteja alinhado à política institucional”, conta Bréscia Nonato, diretora de Inovação e Metodologias de Ensino da Prograd.

As inscrições são on-line, por meio desse formulário.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: giz@prograd.ufmg.br