Aberto prazo para submissão de trabalhos para o Congresso de Inovação e Metodologias

A sexta edição do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) receberá propostas de trabalho, até 18 de abril de 2022, nas seguintes categorias: Artigo completo, Resumo Expandido, Recursos Educacionais, Labdocências, Portfólio e Outros. As normas para submissão podem ser consultadas neste link. O evento acontecerá virtualmente, de 21 a 25 de novembro, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e tratará do tema “O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na Educação Superior e Tecnológica”.

O objetivo do Congresso será debater sobre o desenvolvimento de novas ideias, propostas, conteúdos e práticas pedagógicas que deem suporte para professores e gestores das instituições de ensino superior socializarem a multiplicidade de ideias, culturas e desafios relacionados à docência no ensino superior, visando possibilitar discernimentos científicos e críticos sobre a educação no contexto pós pandemia. Propõe-se, principalmente, a reflexão das escolhas didático-pedagógicas a serem referendadas no processo de ensino-aprendizagem, com vista a uma mediação comprometida com uma formação crítica, contextualizada com a realidade social dos estudantes nos cursos de graduação.

O CIM é um evento bianual que começou a ser realizado pelo GIZ/PROGRAD/UFMG em 2015. Em 2019, passou a ser interinstitucional com discussões e atividades propostas vindas da construção colaborativa e compartilhada de seis instituições de ensino superior: UFMG, Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal de Catalão, a Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Instituto Federal do Norte de Minas.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento e e-mail: vicimsecretaria@ufvjm.edu.br

Foto: Site do GIZ