Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP realizam seminário na UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai sediar no dia 04 de abril de 2025 o I Seminário de Integração das Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP. O evento será no auditório da Reitoria da UFMG, das 9h às 17h.

O evento é aberto à participação de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes, professores da educação básica e demais interessados no tema. Para participar é necessário se inscrever pelo formulário eletrônico. Haverá emissão de certificados de participação.

O evento é promovido pela Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, em parceria com a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), a Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE-UFRJ) e o Complexo de Formação de Professores da UFRJ.

O seminário tem o objetivo de aproximar e articular os trabalhos de investigação e pesquisa sobre a educação básica e formação de professores no âmbito das Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados das três universidades.

A mesa de abertura do evento será às 9 horas. Na sequência será realizada, às 10 horas, a mesa-redonda Parcerias entre universidades e escolas na formação de professores da educação básica. O objetivo é aprofundar teoricamente as discussões sobre a colaboração entre universidades e escolas na formação de professores da educação básica, ressaltando a importância do trabalho coordenado entre diversos agentes institucionais e profissionais que atuam em várias esferas da educação.

A mesa-redonda contará com duas conferências ministradas pelos professores António Nóvoa, titular da Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG, e Bernardete Gatti, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA/USP. Após as conferências, haverá um debate coordenado pela professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de graduação da UFMG, e por Elton Martins Pimenta Silvério, professor da Escola Estadual Madre Carmelita, ambos membros da Comissão Gestora da Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG.

Na parte da tarde, será realizada a roda de conversa Parcerias entre universidades e escolas na formação de professores da educação básica cujo objetivo é aprofundar, de forma mais livre, os debates iniciados da mesa-redonda realizada na parte da manhã. Participam da roda de conversa, além dos membros integrantes da mesa-redonda, Giseli Barreto da Cruz, coordenadora da Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores do CEBAE-UFRJ e do Complexo de Formação de Professores da UFRJ e Luís Carlos de Menezes, coordenador pedagógico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA/USP.

As Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP têm se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos sobre educação básica e formação de professores, com uma abordagem teórica e prática. As ações visam impactar diretamente alunos, professores, gestores escolares e políticas públicas educacionais, promovendo um trabalho coletivo. Esse esforço envolve as universidades por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão e cursos de licenciatura, bem como conselhos e secretarias estaduais e municipais de educação, escolas, gestores escolares, professores e demais membros da comunidade escolar.

(Assessoria de Comunicação – IEAT/UFMG)