Colegiados de cursos de Licenciatura e Comfic discutem propostas para formação de professores para Educação Básica

Na manhã de quinta, 21, os representantes dos colegiados dos cursos de graduação deLicenciatura e membros da  Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Educação Básica da UFMG (Comfic) se reuniram na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira e a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Batista Pinto Flores. 

Atualmente, a UFMG conta com 18 cursos de Licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Dança,  Educação Física, Filosofia, Física, Formação Intercultural para Educadores Indígenas, Geografia, História, Letras, Letras-Libras, Educação no Campo, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Teatro. 

Na reunião, foram reportadas as principais ações realizadas pela Comfic nos últimos anos e apresentadas as perspectivas para os próximos meses. Além disso, foi discutida a proposta de criação de um Núcleo Docente Estruturante para cada curso de Licenciatura, objetivando institucionalizar um espaço para reflexão sobre a formação de professores para educação básica e cumprir a legislação vigente.  

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é uma instância de caráter consultivo, vinculado aos colegiados dos cursos, que visa a proposição e avaliação de ações que contribuam para consolidação do perfil profissional do egresso dos cursos de graduação. A criação de um NDE específico para os cursos de Licenciatura busca garantir um espaço formal, dentro das Unidades Acadêmicas, para discussão e proposição de cursos de formação inicial de professores com identidade própria e que dialoguem com os diversos contextos de atuação profissional docente.