COMFIC realizará seminário de práticas docentes nas licenciaturas

Nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2024 acontecerá o IV Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG. O evento,  organizado pela Comissão para Discussão e Elaboração de Políticas das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), traz, esse ano, a temática “Formação e Prática Docente na Articulação Universidade – Escola”. A programação contará com palestras, mesas redondas, oficinas e rodas de conversa.

“O evento busca fomentar o debate e reflexões sobre questões que são centrais em nossos cursos de licenciatura, como os estágios supervisionados, as diretrizes curriculares nacionais, e a articulação com as redes Municipal e Estadual de Educação. Neste ano, também vamos promover o debate sobre e com professores(as) iniciantes. Além disso, também teremos um espaço no evento para realização dos seminários de encerramento dos projetos institucionais Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Residência Pedagógica (PRP)”, destaca a  Profa. Roberta Corrêa, presidente da Comfic.

O evento é destinado a estudantes dos cursos de licenciaturas da UFMG e de outras instituições de ensino superior, professoras(es) da Universidade e da Educação Básica e demais profissionais da Educação, além de público interessado na temática do evento.

Inscrições para ofertar oficinas
As inscrições para ofertar oficinas no Seminário estão abertas até 15 de março, nesse link. Podem submeter propostas, docentes e/ou técnicos da UFMG, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH) ou da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As oficinas teórico-práticas devem ter 2 horas de duração e podem ser ofertadas no dia 11 de abril, de 19h30 às 21h30, ou no dia 12 de abril, de 9h às 11h.

Os locais onde as oficinas serão realizadas, e os materiais e equipamentos necessários, serão de responsabilidade do ofertante, exceto para quem for da SMED/BH e/ou SEE/MG. Os locais deverão ser informados no ato da submissão.

“Em 2023, a terceira edição do seminário recebeu 550 inscrições de participantes e 280 inscrições para 23 oficinas. Nossa expectativa é ampliar o alcance deste evento, fortalecendo a articulação da Universidade com as redes de educação básica numa perspectiva colaborativa e horizontal. Para tal, destacamos a relevância da organização conjunta de oficinas por professores da educação básica e do magistério superior“, acrescenta o pró-reitor de graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira.

Dúvidas e esclarecimentos, podem ser solucionados pelo endereço: comfic@gabinete.ufmg.br

Foto: Jussara Fernandino

(atualizada em 12/03/24, às 08:40)