Compreender a deficiência será tema de Aula Inaugural

Nessa quarta, 27 de abril, às 14 horas, acontece a Aula Inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, virtual, transmitida pelo canal do YouTube da Formação. O evento terá como convidado o professor inglês Tom Shakespeare, grande referência na área, que apresentará o tema “Compreendendo a Deficiência”. A conferência, gratuita e aberta ao público, terá tradução para o Português e será acessível em Libras.

Tom Shakespeare é sociólogo e bioeticista inglês, atuou como técnico da equipe de Deficiência e Reabilitação da Organização Mundial da Saúde em Genebra por cinco anos, tendo contribuído para a produção do Relatório Mundial sobre Deficiência de 2011. Palestrou nas Nações Unidas e deu a volta ao mundo ajudando a lançar o Relatório Mundial sobre a Deficiência e a promover a inclusão e o acesso à saúde. É autor de obras consideradas de muita relevância sobre a política da deficiência, entre outros temas. No evento, ele irá abordar, particularmente, as diversas percepções sobre a deficiência.

“Poder ampliar o diálogo com pesquisadores de referência na área de Acessibilidade e Inclusão é bastante relevante para a formação dos nossos estudantes. Atividades como esta, em que é possível conhecermos diferentes pontos de vista, criticidade, representatividade em relação às pessoas com deficiência, certamente será uma grande oportunidade para ampliarmos a nossa visão em um movimento anticapacitista e de democratização dos mais diversos espaços sociais para as minorias sociais”, explica a professora Terezinha Rocha, coordenadora da Formação.

Serão fornecidos certificados para as pessoas que participarem ao vivo. Não é necessária inscrição prévia para a participação, o registro será feito por um link que será disponibilizado no chat do canal no YouTube durante o evento.

Sobre a Formação

A Formação, atualmente, conta com a participação de mais de 40 professores de diferentes Unidades da UFMG e recebe, a cada ano, mais de 500 matrículas de estudantes da UFMG, além das realizadas pela comunidade externa. A Formação oferta, por semestre, cerca de 12 disciplinas, as quais contam com docentes de 11 departamentos de diferentes unidades da UFMG. Nas disciplinas são abordados temas como educação, direito, saúde, cultura, artes, representações na mídia, entre outros temas.

A partir deste semestre, como novidade, a Formação permitirá aos alunos a integralização de 1 crédito (15 horas) pela participação de eventos relacionados à temática da Acessibilidade e Inclusão de pessoas com deficiência. Essa iniciativa, é uma forma de incentivar os estudantes a conhecerem perspectivas diversas e a se engajarem em discussões que envolvam uma sociedade cada vez mais democrática e acessível.

Para mais informações, acesse o Instagram e Facebook da Formação.