Evento discutirá currículo e percursos formativos na formação de professores para a educação básica

Na próxima quinta, 27 de abril, às 19 horas, acontecerá a abertura do I Ciclo de Debates COMFIC/UFMG. O evento discutirá o tema “Formação docente: currículos e percursos formativos – Qual perfil de professores/as a UFMG se propõe a formar?” e será on-line pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC/UFMG). A discussão é realizada, dentre outros aspectos, pelo contexto do recente anúncio, pelo MEC, de  criação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado para a discussão sobre a formação inicial de professores no país.

“Esse é um momento oportuno, não somente para estudantes e professores dos cursos de Licenciatura da UFMG, mas para toda a Universidade, em parceria com os docentes da Educação Básica, construírem proposições para a formação de professores em consonância com a realidade educacional do nosso país”, avalia o Pró-reitor de Graduação,  Bruno Otávio Soares Teixeira.

O ciclo de debates contará com a presença de Bernadete Gatti, professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP). Reconhecida pesquisadora sobre a temática da formação de professores e professoras da Educação Básica, coordenou importante estudo sobre a formação docente no Brasil

A organização do evento é da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), instância  que visa fazer pontes entre ações da universidade e da educação básica em prol de uma política de formação docente comprometida com o direito à educação.

“Acreditamos que uma discussão desta natureza, instigada pelas reflexões a serem trazidas pela Profa. Bernadete Gatti, tem o potencial de nos ajudar a pensar, enquanto UFMG, sobre nosso percurso relativo à formação de docentes para a Educação Básica – tal como já fizemos em outros eventos neste ano, a exemplo da Semana Ser Professor/a, realizada pela Faculdade de Educação. Por outro lado, a atividade também pode sinalizar alguns caminhos para transformações, no sentido de pensar qual professora e qual professor, de fato, a UFMG deseja e precisa formar”, explica a professora Álida Alves Leal, presidente da Comfic.

A atividade tem como objetivo levantar discussões sobre questões relacionadas a: identificação de possíveis perfis formativos de professores, diferentes tipos de currículos e de percursos formativos de docentes, principais características e diferenças entre professores formados em diferentes currículos e percursos formativos, desafios enfrentados na formação docente, além de tendências e perspectivas na formação inicial de professores. O público poderá participar por meio da interação on-line via chat.

Para esse o primeiro semestre, ainda está previsto um evento no dia 25 de maio, que tratará dos estágios supervisionados nas Licenciaturas da UFMG.

Mais informações sobre o trabalho da Comfic, podem ser encontrados no site da iniciativa.

Foto: Proex/UFMG