Formação Transversal em Estudos Internacionais terá aula inaugural no dia 11 de maio

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG promove, no dia 11 de maio, às 14h (Brasília), a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) deste 1º semestre de 2023, com a palestra intitulada “Why do Brazilian Studies matter? Decolonizing knowledge in practice”, ministrada pelo Dr. Vinicius Mariano de Carvalho – Vice-Dean (International) King´s College London.

Dr Vinicius Mariano de Carvalho: PhD pela Universidade de Passau, Alemanha; graduação e mestrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil. Ingressou na King’s em 2014 e antes foi Associate Professor for Brazilian Studies na Aarhus University (2008-2014), Dinamarca, onde também foi Diretor do Latin American Center (2012-2014). Foi Tenente do Exército Brasileiro (2007-2008), servindo no Corpo Técnico Militar. Na King’s, é vice-reitor (internacional) da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas e, entre 2020 e 2022, foi diretor do King’s Brazil Institute. No Departamento de Estudos de Guerra, ele é o organizador do MA em Comunicações Estratégicas e ministra módulos da UG sobre questões da América Latina. Além de coordenador do Programa de Cadeira Acadêmica da Circle U. Desempenha um papel ativo contribuindo para o campo dos estudos brasileiros, fundando e editando a Brasiliana – Journal for Brazilian Studies e como editor da Anthem Brazilian Studies Series. Criou em 2022 o Observatório da Democracia na América Latina (KODLA).  É pesquisador associado do Centro de Estudos Estratégicos da Marinha do Brasil.

Transmissão pelo canal da DRI/UFMG no YouTube.

Haverá emissão de certificados – Somente para os participantes que realizarem a inscrição no link gerado durante o evento ao vivo.

A UFMG lançou no segundo semestre de 2019, a Formação Transversal em Estudos Internacionais. São disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos.

(Texto: Site da Diretoria de Relações Internacionais – DRI)