Direito à educação inclusiva é tema de aula inaugural

Na próxima quinta, 28, às 17 horas, acontecerá a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. No evento, que será on-line, Carlos Roberto Jamil Cury, professor Emérito da UFMG e professor da PUC Minas tratará do tema “Educação Inclusiva como Direito”. A transmissão será pelo canal do YouTube da Formação.

Nos últimos meses, o debate sobre o direito à educação inclusiva tem ganhado diversos espaços sociais, inclusive na mídia. A publicação de um decreto presidencial, em setembro de 2020,  alterando as diretrizes que garantem a educação inclusiva foi um dos motivos para o acirramento dessa discussão. Considerando a relevância social dessa discussão, o objetivo da Aula Inaugural é fomentar uma discussão sobre a educação inclusiva, na perspectiva do direito e dos fundamentos sociais e filosóficos.

“Considero fundamental debatermos a democratização dos espaços escolares para todos os estudantes, com ou sem deficiência, e independente de quaisquer características físicas, culturais, religiosas ou sociais.  Essas são algumas das bases que tem fundamentado a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão da UFMG e temos acolhido professores e estudantes da Universidade e, também, da comunidade externa na busca de ampliar cada vez mais os nossos diálogos”, explica a Profa.Terezinha Cristina da Costa Rocha, coordenadora da Formação.

O evento, acessível em Libras, é gratuito e aberto ao público. Serão fornecidos certificados para todos os participantes que participarem ao vivo, não é necessária inscrição prévia, o registro será feito pelo canal próprio YouTube no momento do evento.

Sobre a Formação

A Formação, atualmente, conta com a participação de mais de mais de 40 professores de diferentes Unidades da UFMG. No último ano, teve mais de 500 matrículas. Mesmo em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), continua com as suas atividades e está ofertando 12 disciplinas, com docentes de nove departamentos de diferentes unidades da UFMG. Nas disciplinas, são abordados temas como educação, saúde, música, comunicação alternativa, representações na mídia, entre outros.

A novidade da Formação, implementada no final do ano passado, é uma série de seminários transmitidas pelo YouTube, chamada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão, que soma atividade de ensino e extensão e é aberta para todos. Para saber mais sobre esse projeto, clique neste link.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram e no Facebook da Formação.