Divulgado o resultado final do Programa de Laboratórios da Graduação

Nesta sexta, 23 de julho, foi disponibilizado o resultado final da Chamada Interna 01/2021 do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2021). Foram submetidas 29 propostas, por 16 unidades acadêmicas, das quais dez foram contempladas. O julgamento foi conduzido pela Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.

O Programa é uma das ações da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e tem o objetivo de apoiar a estruturação de laboratórios para o ensino de graduação, visando estimular e consolidar ações inovadoras que contribuam significativamente para a qualidade e para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFMG.

“O Paleg 2021 integra uma série de ações voltadas para o fortalecimento de projetos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por docentes da UFMG. Assim como na primeira edição do Programa, além do apoio financeiro, está previsto apoio pedagógico às propostas contempladas”, explica a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

Ela também acha importante ressaltar que diversas das propostas submetidas buscaram atender os dois novos objetivos do Programa: contribuir para a ampliação da oferta de atividades acadêmicas curriculares que façam uso de tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC) e estimular a integração entre cursos, docentes de diferentes áreas do conhecimento e, de forma semelhante, entre estudantes.

O limite orçamentário máximo para cada proposta é de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e é necessário ter a contrapartida das Unidade (s) ou Órgão(s) envolvidos, sob a forma de apoio operacional e de infraestrutura. Os principais itens financiáveis incluem compra, manutenção e instalação de equipamentos.

Mais informações na Chamada e pelo e-mail gab@prograd.ufmg.br

Mapeamento

Nos meses de fevereiro e março, foi realizada uma consulta aos Diretores de Unidades e chefes de Departamentos Acadêmicos para conhecer a atual infraestrutura laboratorial da Universidade. O objetivo do levantamento, o primeiro realizado com essa finalidade, foi fornecer subsídios à Câmara de Graduação para as diversas ações de fomento implementadas pela Prograd.

Para o mapeamento, foram considerados apenas os laboratórios de ensino de graduação, ou seja, os espaços sob responsabilidade dos Departamentos Acadêmicos ou Unidades Acadêmicas onde são ministradas aulas práticas de disciplinas dos cursos de graduação ou são realizados projetos de ensino, sob orientação de professores orientadores, para integralização de créditos.

O levantamento teve retorno de 74 dos 96 Departamentos existentes. Os principais dados encontrados foram que há 330 laboratórios de ensino da graduação na UFMG, onde são ofertadas 814 atividades acadêmicas curriculares.  Destes, dividindo por área  do conhecimento,  51% são de Ciências da Vida, 27% de  Humanidades e 23% de Ciências da Natureza. E, das 20 Unidades Acadêmicas da UFMG, as cinco que informaram maior número de laboratórios, totalizando 60% do total de 330, foram: Escola de Engenharia, Instituto de Ciências Agrárias, Escola de Belas Artes, Instituto de Ciências Biológicas e Faculdade de Farmácia.