18 de março de 2025
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG torna público o resultado preliminar da Chamada Interna do Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (Pdeg), referente ao Edital Nº 2475/2024. A partir da disponibilidade orçamentária foram aprovadas 111 bolsas, abrangendo as modalidades de graduação de ampla concorrência e ações afirmativas, bem como complementações de bolsas de mestrado e doutorado. No total, foram contempladas 34 propostas submetidas pelos Colegiados de Cursos de Graduação e Colegiados Especiais. Na edição anterior do Pdeg foram concedidas 101 bolsas para 30 projetos.
“Durante o período de avaliação, os membros do Comitê 21, organizados em duplas de trabalho, analisaram cada proposta com base em um barema estruturado. Para assegurar um alinhamento adequado no processo avaliativo, o comitê realizou duas reuniões, nas quais foram discutidos os parâmetros prioritários para a análise dos projetos inscritos no PDEG. Além disso, foi reforçada a importância de manter o foco nos objetivos centrais do edital, garantindo coerência e transparência na seleção dos projetos”, explica Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd.
Criado em 2020, o Pdeg tem como objetivo promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG, por meio da implementação de estratégias pedagógicas e ações para a redução da retenção, da evasão e do tempo de integralização. Ao contrário do Programa de Monitoria de Graduação (PMG) que fomenta projetos de ensino-aprendizagem no âmbito de disciplinas específicas ofertadas pelos Departamentos Acadêmicos, o Pdeg tem foco na gestão do ensino de graduação.
“Nesta quarta edição, foram recomendadas propostas cujos objetivos foram definidos para permitir que Colegiados e setores equivalentes tenham a participação de estudantes na elaboração e implantação de ações relacionadas à Formação em Extensão Universitária (FEU), à construção de convergências curriculares com outros cursos de graduação, e ao planejamento de estratégias pedagógicas destinadas à implementação do regime acadêmico especial para permanência (Raep), visando a permanência dos estudantes de graduação de forma contextualizada em cada curso”, explica o Pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
Os projetos foram avaliados pelo Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21). Coube à Câmara de Graduação o julgamento e aprovação do resultado.
O prazo para interposição de recursos do resultado preliminar é de 10 dias a contar da data de divulgação deste comunicado.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.
Foto: Foca Lisboa/UFMG