Divulgado resultado preliminar da chamada para o Programa de Monitoria de Graduação no biênio 2026-2027 

Programa promove qualidade e inovação no ensino de graduação – Foto: Raíssa César

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizou  o resultado preliminar da Chamada para o Programa de Monitoria da Graduação (PMG). Foram solicitadas 1081 bolsas de graduação e 225 complementações de bolsas de pós-graduação. Destas, foram aprovadas, de acordo com a previsão orçamentária, 700 bolsas de graduação (incluindo ampla concorrência e ações afirmativas) e 120 complementações de bolsas de pós-graduação.

A seleção recebeu propostas submetidas pelos Departamentos e pelo Colegiado Especial das Formações Transversais. No caso da Escola de Ciência da Informação (ECI), a Faculdade de Letras (Fale) e o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), tendo em vista a sua estrutura organizacional, os projetos foram submetidos pela Congregação da Unidade Acadêmica. O programa reafirma o compromisso da UFMG com a qualidade e a inovação do ensino de graduação na UFMG. Criado em 1959, o PMG foi avaliado e passou por uma reestruturação que resultou em novas diretrizes que passaram a valer a partir da seleção dos projetos para 2020-2021. Essa é a quarta chamada do Programa atualizado e engloba o biênio 2026-2027. 

O programa visa promover a iniciação à docência de estudantes de graduação e pós-graduação; desenvolver estratégias para diminuir a retenção no ensino da graduação; promover a qualidade e inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação da graduação por meio de introdução de metodologias e tecnologias na mediação didática e aprimoramento do material didático; estimular o desenvolvimento de equipe didática constituída por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação no sentido de fortalecer o planejamento coletivo e a otimização dos participantes dos projetos no manejo das demandas locais do ensino, além de possibilitar a integração de estudantes de pós-graduação nos projetos do PMG e introduzir e aprimorar a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade no processo formativo.

Segundo o pró-reitor de Graduação, essa chamada “ampliou oportunidades para estudantes de graduação, mestrado e doutorado e docentes trabalharem em equipe didáticas, fortalecendo a formação acadêmica para a docência e promovendo práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas”.

O programa passa por aprimoramentos propostos pelo Comitê 21, por meio da avaliação das edições anteriores, de acordo com Fabiane Ferreira, diretora de Programas Acadêmicos para Desenvolvimento do Ensino (Diretoria Pense). Essa Diretoria é responsável pelo gerenciamento dos programas de bolsas acadêmicas da Prograd. “Os parâmetros mais claros para a elaboração dos projetos permitem uma avaliação mais isonômica e transparente, ao mesmo tempo em que respeitam as particularidades de cada proposta”, conta.

O julgamento das propostas foi realizado pela Câmara de Graduação com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação, instituído pela Resolução CG Nº 6, de 25 de setembro de 2020.

Esclarecimentos e informações sobre a Chamada e o procedimento de inscrição podem ser obtidos pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 / 6453 / 6449 / 3850