Divulgado resultado preliminar da seleção para Programa de Monitoria da Graduação para o biênio 2024-2025

102 propostas foram aprovadas, serão concedidas 677 bolsas de graduação e 80 complementações de bolsas de pós-graduação

Saiu o resultado preliminar da Chamada PMG 2024-2025, que orientou a seleção de projetos para o Programa de Monitoria da Graduação (PMG). Foram aprovadas 102 propostas, e serão concedidas 677 bolsas de graduação – 427 na modalidade Ampla Concorrência e 250 na modalidade Ações Afirmativas – e 80 complementações de bolsas de pós-graduação, para estudantes de mestrado ou doutorado.

O PMG  busca promover a iniciação à docência de estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da criação de equipes didáticas. Essas equipes são a união dos docentes orientadores e os bolsistas em torno de um projeto de ensino com objetivos contextualizados que vão desde desenvolver estratégias para diminuir a retenção no ensino de graduação à promover a qualidade e inovação do processo de ensino-aprendizagem na graduação. A finalidade maior é induzir a cultura de docência coletiva em prol da melhoria do ensino de graduação.

Criado ainda em 1959, o PMG foi avaliado e passou por uma reestruturação que resultou em  novas regras que passaram a valer a partir da seleção dos projetos para 2020-2021. Essa é a terceira chamada do Programa atualizado e engloba o biênio 2024-2025. A estrutura do projeto a ser submetido precisou observar Diretrizes para Projetos de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação na UFMG, aprovadas pela Câmara de Graduação em 28 de janeiro de 2021.

“O PMG tem importância ímpar para os cursos de graduação e é uma oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal para os estudantes”, afirma a diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas, Fabiane Ferreira. “Temos refletido sobre o processo de distribuição das bolsas acadêmicas no que diz respeito às suas normas e operacionalização, buscando um caminho para garantir as ações afirmativas e, ao mesmo tempo, favorecer o aprimoramento contínuo dos projetos.”

O julgamento das propostas foi realizado com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21), instituído pela Resolução CG Nº 6, de 25 de setembro de 2020. É admitido recurso contra o resultado da Chamada, por meio do preenchimento do formulário de “Interposição de Recurso” disponível no Sistema de Fomento da Prograd, no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar da divulgação do resultado preliminar.

“Apesar das limitações orçamentárias, foram envidados esforços para viabilizar pequeno aumento no total de bolsas distribuídas, em relação à chamada anterior, incluindo, como novidade, a possibilidade de complementação de bolsas de pós-graduação”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. “Além disso, o Comitê Assessor destacou a importância de, em comparação às edições anteriores da Chamada PMG, ampliar o número de bolsas concedidas para projetos premiados na Semana do Conhecimento ou que contaram com número expressivo de voluntários nos dois últimos anos, assim como reduzir o número de bolsas de projetos que não foram devidamente estruturados de acordo com as Diretrizes para Projetos de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Graduação na UFMG“, ele complementa.

Mais informações podem ser encontradas na Chamadas ou poderão ser esclarecidas pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.